Questões de Direito Administrativo da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Determinado servidor público pratica ato ilícito administrativo que vem ao conhecimento do seu chefe imediato. Este, para não ser responsabilizado por negligência, aplica de imediato a pena de suspensão por 05 (cinco) dias. Inconformado com a aplicação daquela penalidade sem atendimento dos requisitos legais, deverá o servidor alegar em seu favor que fora descumprido o princípio da

  • A.

    legalidade e da impessoalidade.

  • B.

    moralidade e da publicidade.

  • C.

    impessoalidade e da motivação.

  • D.

    legalidade e da moralidade.

  • E.

    ampla defesa e do contraditório.

Dentre os instrumentos da Política Urbana utilizados pela Administração Pública inclui-se o Tombamento, sendo correto afirmar que

  • A.

    o Tombamento é o instrumento utilizado pela Administração Pública em situação excepcional de emergência, em prejuízo da propriedade particular, para favorecer empresas concessionárias de serviços públicos.

  • B.

    o Tombamento é o instrumento utilizado pela Administração Pública para ocupar temporariamente o imóvel, caso ocorra perigo iminente, assegurado ao proprietário indenização ulterior.

  • C.

    o Tombamento é uma restrição parcial da propriedade que não implica necessariamente em indenização.

  • D.

    não compete ao proprietário fazer as obras de conservação necessárias à preservação do bem, mesmo se tiver recursos econômicos disponíveis, porque este dever é legalmente atribuído ao poder público, já que a coletividade aufere do bem uma utilidade pública singular, em prol do interesse público.

  • E.

    as obras de origem estrangeira que pertençam às representações diplomáticas ou consulares acreditadas no Brasil podem ser objeto de tombamento.

Na desapropriação por utilidade ou necessidade pública, a declaração de urgência para fins de imissão provisória de posse

  • A. autoriza o Poder Público a requerer a imissão provisória de posse no prazo de 90 (noventa) dias e não pode ser renovada, nem interrompido este prazo.
  • B.

    autoriza o Poder Público a requerer a imissão provisória de posse no prazo improrrogável de 120 (cento e vinte) dias.

  • C.

    autoriza o Poder Público a providenciar a imissão provisória de posse dentro de 45 (quarenta e cinco) dias, mas este prazo pode ser interrompido ou renovado, se houver motivo razoável para isto.

  • D.

    autoriza o Poder Público a providenciar a imissão provisória de posse dentro do prazo que for mais conveniente para o interesse público.

  • E.

    autoriza o Poder Público a providenciar a imissão provisória de posse dentro do prazo que for mais conveniente para o interesse público.

De acordo com o Art. 55º da Lei Federal 8.666, não é uma cláusula necessária em todo contrato as que estabeleçam:

  • A.

    o objeto e seus elementos característicos.

  • B.

    o regime de execução ou a forma de fornecimento.

  • C.

    o preço e as condições de pagamento, os critérios, data-base e periodicidade do reajustamento de preços, os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento.

  • D.

    cópia de todos os documentos exibidos quando da habilitação.

  • E.

    os prazos de início de etapas de execução, de conclusão, de entrega, de observação e de recebimento definitivo, conforme o caso.

Complete o item II abaixo com a alternativa correta. De acordo com o Art. 57º da Lei Federal 8.666 e a Lei Federal 9.648, a duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

I - .........

II - a prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a

  • A.

    vinte e quatro meses.

  • B.

    trinta meses.

  • C.

    quarenta meses.

  • D.

    quarenta e oito meses.

  • E.

    sessenta meses.

No que tange à "disponibilidade" do servidor público, é correto afirmar que

  • A.

    desde que o servidor público haja sido nomeado por concurso para o cargo que ocupa, se o seu cargo vier a ser extinto ter-se-á configurado o suficiente para que faça jus à disponibilidade remunerada.

  • B.

    a disponibilidade é um direito que a Constituição Federal confere ao servidor público estável, caso seu cargo venha a ser extinto ou declarado desnecessário ou, ainda, quando, em virtude de reintegração de outrem, seja desalojado do cargo que ocupava sem ter um cargo de origem para regressar a ele.

  • C.

    os proventos do servidor colocado em disponibilidade não são proporcionais, nos termos de dispositivo constitucional expresso.

  • D.

    a disponibilidade é um direito que se aplica aos ocupantes de cargos ou empregos públicos.

  • E.

    a disponibilidade do servidor público é considerada uma forma inespecífica de aposentadoria, e em certos casos, um gênero de penalidade, mas sempre com remuneração integral.

De conformidade com a Lei Federal n. 8666/93, é dispensável a licitação

  • A.

    para a aquisição de materiais que só podem ser fornecidos por produtor exclusivo.

  • B.

    para a contratação de perícias, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.

  • C.

    nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

  • D.

    para a contratação de profissional de qualquer setor artístico.

  • E.

    para a contratação de associação de portadores de deficiência psíquica, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade.

Com relação aos servidores públicos, leia as afirmações seguintes:

I. O servidor público que, à data da publicação da Emenda Constitucional nº 41/2003, já tivesse implementado as condições para a sua aposentadoria voluntária, com base na legislação vigente e que venha a optar por permanecer em atividade, faz jus a abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria compulsória, desde que conte com, no mínimo, vinte e cinco anos de contribuição, se mulher, ou trinta anos de contribuição, se homem.

II. A contribuição do Município de São Paulo, inclusive de suas autarquias e de suas fundações, para o custeio do regime próprio de que trata o art. 40 da Constituição Federal, será o dobro da contribuição do servidor ativo, devendo o produto da arrecadação ser contabilizado em conta específica.

III. O servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até a data de publicação da EC nº 41/2003 (31/12/2003), poderá aposentar-se com proventos integrais, que corresponderão à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei, desde que preencha cumulativamente as seguintes condições: a) 60 anos de idade, se homem e 55 anos de idade, se mulher; b) 35 anos de contribuição, se homem e 30 anos de contribuição, se mulher; c) 20 anos de efetivo exercício no serviço público; d) 10 anos na carreira e cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria.

IV. A contribuição social dos servidores públicos titulares de cargos efetivos, regidos pela Lei nº 8.989, de 29 de outubro de 1979, e alterações, para a manutenção do regime próprio de previdência social do Município de São Paulo, incluídas suas autarquias e fundações, será de 11% (onze por cento

  • A.

    todas as afirmações estão incorretas.

  • B.

    todas as afirmações estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmações I, II e V estão corretas.

  • D.

    apenas as afirmações I, III e V estão incorretas.

  • E.

    apenas as afirmações II, III e IV estão incorretas.

O funcionário público que apenas exige para si vantagem indevida, em razão da função pública, sem que sua exigência, por circunstâncias alheias à sua vontade, seja satisfeita, pratica

  • A.

    ato indiferente ao direito penal.

  • B.

    peculato na forma tentada.

  • C.

    corrupção passiva.

  • D.

    concussão.

  • E.

    tráfico de influência.

De acordo com o Art. 6º da Lei Federal 8.666, considerase:

  • A.

    Serviço - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

  • B.

    Obra - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnicoprofissionais.

  • C.

    Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.

  • D.

    Seguro-Garantia - toda transferência de domínio de bens a terceiros.

  • E.

    Alienação - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

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