Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos termos da legislação federal vigente, não há exigência expressa de motivação dos atos administrativos que
dispensem licitação.
suspendam outros atos administrativos.
decorram de reexame de ofício.
exonerem servidor ocupante de cargo em comissão.
revoguem outros atos administrativos.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Segundo Meirelles (1985), administrar é gerir interesses segundo a lei, a moral e a finalidade dos bens entregues à guarda e à conservação alheias. Se os bens e interesses geridos são individuais, realiza-se a administração privada; se são coletivos, realiza-se a administração pública. Neste contexto, assinale a opção que não apresenta um dos princípios que norteiam a Administração Pública.
Legalidade: presa aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidade do ato.
Impessoalidade: qualquer atividade de gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos, sem determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza.
Finalidade: impõe-se à administração pública a prática de atos voltados para o interesse público.
Habilidade: por parte daqueles encarregados das operações, para dirigir e coordenar estas operações a fim de que sejam cumpridos os planos.
Igualdade: todos os cidadãos são iguais perante a lei e, portanto, perante a administração pública.
No que se refere ao controle dos atos administrativos, é correto afirmar que possuem efeitos retroativos:
a revogação, a anulação e a convalidação de tais atos.
apenas a anulação e a convalidação de tais atos.
a revogação e a anulação de tais atos, apenas.
apenas a anulação de tais atos.
apenas a revogação e a convalidação de tais atos.
As concessões de serviço público, conforme previstas na Lei n. 8.987, de 1995, deverão ser precedidas de:
licitação, ou sua dispensa em alguma das hipóteses previstas em lei, ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade.
licitação ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade (na hipótese de inviabilidade de competição), não se admitindo a dispensa de certame.
licitação, em qualquer uma das modalidades existentes na legislação pátria, não se admitindo contratação mediante dispensa do certame ou reconhecimento formal de sua inexigibilidade.
licitação, apenas na modalidade concorrência.
licitação, apenas nas modalidades concorrência ou pregão.
A doutrina pátria costuma classificar a prestação de serviços públicos entre concentrados e desconcentrados, centralizados e descentralizados. Tendo em conta tal classificação, é correto afirmar que o serviço público realizado por órgão com competência específica para tanto, integrante da estrutura de uma entidade que compõe a administração indireta titular de tal serviço, configura uma prestação de serviços
descentralizada por colaboração.
concentrada descentralizada.
desconcentrada centralizada.
concentrada centralizada.
desconcentrada descentralizada.
Não constitui cláusula exorbitante dos contratos administrativos, legalmente prevista, a que estabeleça a seguinte possibilidade:
de aplicação de sanções pela Administração contratante.
de alteração unilateral de cláusulas contratuais.
de rescisão unilateral do contrato.
de ocupação provisória de móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato.
de prorrogação unilateral dos contratos de serviços contínuos.
Uma das características dos bens públicos é a sua imprescritibilidade, o que significa dizer que tais bens não podem
ser alienados.
ser usucapidos.
ser penhorados.
ter destinação para uso particular.
ser objeto de ações por cobranças de dívidas.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A teoria do risco administrativo costuma ser associada pela doutrina pátria à seguinte teoria de responsabilidade civil do Estado:
teoria da irresponsabilidade do Estado.
teoria da culpa anônima.
teoria da culpa administrativa.
teoria da responsabilidade subjetiva.
teoria da responsabilidade objetiva.
Nos termos do Código de Ética Profi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, o conceito de servidor público, para fins de apuração do comprometimento ético, é
restritivo, abrangendo apenas os que, por força de lei, prestem serviços de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer órgão do poder estatal.
restritivo, abrangendo apenas os que, por força de lei ou contrato, prestem serviços de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer órgão do poder estatal.
relativamente restritivo, abrangendo apenas os que, por força de lei, contrato ou outro ato jurídico, prestem serviços de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer órgão do poder estatal.
bastante amplo, abrangendo até mesmo os que, por força de qualquer ato jurídico, prestem serviços de natureza excepcional, mesmo que não remunerados para tanto e ligados apenas indiretamente a um órgão do poder estatal.
amplo, abrangendo também os que, por força de qualquer ato jurídico, prestem até mesmo serviços de natureza temporária ou excepcional, desde que com retribuição financeira e ligados diretamente a algum órgão do poder estatal.
Sobre o tema do conflito de interesses no serviço público, assinale a opção correta.
A participação de autoridades públicas em conselhos fiscais e de administração em empresas privadas é absolutamente vedada.
O trabalho meramente voluntário em organizações do terceiro setor, sem finalidade lucrativa, não é apto a suscitar conflitos de interesses com a Administração.
Suscita conflito de interesses o exercício de atividade que possa transmitir à opinião pública dúvida sobre a integridade da autoridade.
A caracterização do conflito de interesses depende da obtenção de algum ganho pela autoridade pública.
A ausência de integral dedicação aos cargos caracteriza conflito de interesses apenas quando tratar-se de cargos de provimento efetivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...