Questões de Direito Administrativo da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Nos termos da legislação federal vigente, não há exigência expressa de motivação dos atos administrativos que

  • A.

    dispensem licitação.

  • B.

    suspendam outros atos administrativos.

  • C.

    decorram de reexame de ofício.

  • D.

    exonerem servidor ocupante de cargo em comissão.

  • E.

    revoguem outros atos administrativos.

Segundo Meirelles (1985), administrar é gerir interesses segundo a lei, a moral e a finalidade dos bens entregues à guarda e à conservação alheias. Se os bens e interesses geridos são individuais, realiza-se a administração privada; se são coletivos, realiza-se a administração pública. Neste contexto, assinale a opção que não apresenta um dos princípios que norteiam a Administração Pública.

  • A.

    Legalidade: presa aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidade do ato.

  • B.

    Impessoalidade: qualquer atividade de gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos, sem determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza.

  • C.

    Finalidade: impõe-se à administração pública a prática de atos voltados para o interesse público.

  • D.

    Habilidade: por parte daqueles encarregados das operações, para dirigir e coordenar estas operações a fim de que sejam cumpridos os planos.

  • E.

    Igualdade: todos os cidadãos são iguais perante a lei e, portanto, perante a administração pública.

No que se refere ao controle dos atos administrativos, é correto afirmar que possuem efeitos retroativos:

  • A.

    a revogação, a anulação e a convalidação de tais atos.

  • B.

    apenas a anulação e a convalidação de tais atos.

  • C.

    a revogação e a anulação de tais atos, apenas.

  • D.

    apenas a anulação de tais atos.

  • E.

    apenas a revogação e a convalidação de tais atos.

As concessões de serviço público, conforme previstas na Lei n. 8.987, de 1995, deverão ser precedidas de:

  • A.

    licitação, ou sua dispensa em alguma das hipóteses previstas em lei, ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade.

  • B.

    licitação ou o reconhecimento formal de sua inexigibilidade (na hipótese de inviabilidade de competição), não se admitindo a dispensa de certame.

  • C.

    licitação, em qualquer uma das modalidades existentes na legislação pátria, não se admitindo contratação mediante dispensa do certame ou reconhecimento formal de sua inexigibilidade.

  • D.

    licitação, apenas na modalidade concorrência.

  • E.

    licitação, apenas nas modalidades concorrência ou pregão.

A doutrina pátria costuma classificar a prestação de serviços públicos entre concentrados e desconcentrados, centralizados e descentralizados. Tendo em conta tal classificação, é correto afirmar que o serviço público realizado por órgão com competência específica para tanto, integrante da estrutura de uma entidade que compõe a administração indireta titular de tal serviço, configura uma prestação de serviços

  • A.

    descentralizada por colaboração.

  • B.

    concentrada descentralizada.

  • C.

    desconcentrada centralizada.

  • D.

    concentrada centralizada.

  • E.

    desconcentrada descentralizada.

Não constitui cláusula exorbitante dos contratos administrativos, legalmente prevista, a que estabeleça a seguinte possibilidade:

  • A.

    de aplicação de sanções pela Administração contratante.

  • B.

    de alteração unilateral de cláusulas contratuais.

  • C.

    de rescisão unilateral do contrato.

  • D.

    de ocupação provisória de móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato.

  • E.

    de prorrogação unilateral dos contratos de serviços contínuos.

Uma das características dos bens públicos é a sua imprescritibilidade, o que significa dizer que tais bens não podem

  • A.

    ser alienados.

  • B.

    ser usucapidos.

  • C.

    ser penhorados.

  • D.

    ter destinação para uso particular.

  • E.

    ser objeto de ações por cobranças de dívidas.

A teoria do risco administrativo costuma ser associada pela doutrina pátria à seguinte teoria de responsabilidade civil do Estado:

  • A.

    teoria da irresponsabilidade do Estado.

  • B.

    teoria da culpa anônima.

  • C.

    teoria da culpa administrativa.

  • D.

    teoria da responsabilidade subjetiva.

  • E.

    teoria da responsabilidade objetiva.

Nos termos do Código de Ética Profi ssional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, o conceito de servidor público, para fins de apuração do comprometimento ético, é

  • A.

    restritivo, abrangendo apenas os que, por força de lei, prestem serviços de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer órgão do poder estatal.

  • B.

    restritivo, abrangendo apenas os que, por força de lei ou contrato, prestem serviços de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer órgão do poder estatal.

  • C.

    relativamente restritivo, abrangendo apenas os que, por força de lei, contrato ou outro ato jurídico, prestem serviços de natureza permanente, ligados diretamente a qualquer órgão do poder estatal.

  • D.

    bastante amplo, abrangendo até mesmo os que, por força de qualquer ato jurídico, prestem serviços de natureza excepcional, mesmo que não remunerados para tanto e ligados apenas indiretamente a um órgão do poder estatal.

  • E.

    amplo, abrangendo também os que, por força de qualquer ato jurídico, prestem até mesmo serviços de natureza temporária ou excepcional, desde que com retribuição financeira e ligados diretamente a algum órgão do poder estatal.

Sobre o tema do conflito de interesses no serviço público, assinale a opção correta.

  • A.

    A participação de autoridades públicas em conselhos fiscais e de administração em empresas privadas é absolutamente vedada.

  • B.

    O trabalho meramente voluntário em organizações do terceiro setor, sem finalidade lucrativa, não é apto a suscitar conflitos de interesses com a Administração.

  • C.

    Suscita conflito de interesses o exercício de atividade que possa transmitir à opinião pública dúvida sobre a integridade da autoridade.

  • D.

    A caracterização do conflito de interesses depende da obtenção de algum ganho pela autoridade pública.

  • E.

    A ausência de integral dedicação aos cargos caracteriza conflito de interesses apenas quando tratar-se de cargos de provimento efetivo.

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