Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos servidores regidos pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, pode-se afirmar que:
I. a ação disciplinar, em caso de abandono de cargo, prescreve em dois anos.
II. o termo inicial do prazo prescricional da ação disciplinar é a data do cometimento da falta funcional.
III. os prazos de prescrição previstos na lei penal aplicam-se às infrações disciplinares capituladas também como crimes.
IV. a instauração de processo disciplinar interrompe a prescrição.
V. durante o curso do processo disciplinar, o prazo prescricional fica suspenso, recomeçando a correr, pelo tempo restante, a partir do dia em que a comissão de inquérito apresentar o seu relatório final.
Estão corretas
as afirmativas I, II, III, IV e V.
apenas as afirmativas II, III e V.
apenas as afirmativas III e IV
apenas as afirmativas II, III e IV.
apenas as afirmativas II, IV e V.
Sindicância e processo administrativo disciplinar são, tecnicamente, instrumentos distintos, sendo certo que:
I. da sindicância não pode resultar aplicação de penalidade de suspensão por mais de trinta dias.
II. a sindicância pode ser iniciada com ou sem sindicado enquanto o processo administrativo disciplinar exige a identifi cação do servidor cuja responsabilidade se pretende apurar.
III. da sindicância pode resultar a instauração de processo disciplinar.
IV. o prazo para conclusão da sindicância é de trinta dias, prorrogável por igual período, enquanto o prazo para conclusão do processo disciplinar é de sessenta dias, também prorrogável por igual período.
V. a sindicância não exige a constituição de comissão sindicante enquanto o processo administrativo disciplinar exige, para sua validade, a constituição de comissão de inquérito.
Estão corretas
apenas as afirmativas I, III, IV e V.
as afirmativas I, II, III, IV e V.
apenas as afirmativas II, III e IV.
apenas as afirmativas I, II, III e IV.
apenas as afirmativas III e IV.
Não integra o rol de requisitos básicos para investidura em cargo público:
comprovação de ausência de condenação penal.
nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.
aptidão física e mental.
gozo dos direitos políticos.
idade mínima de dezoito anos.
Pelo sistema constitucional brasileiro, a categoria das agências reguladoras apresentam competência de natureza:
legislativa e administrativa.
exclusivamente administrativa.
exclusivamente legislativa.
administrativa e jurisdicional.
legislativa, administrativa e jurisdicional.
A licença a favor do servidor público para o exercício de atividade política será
não-remunerada, até o limite de três meses.
remunerada, até o limite de três meses, entre o registro de sua candidatura e o décimo dia seguinte ao da eleição.
remunerada, desde a escolha em convenção partidária, até o décimo dia seguinte ao da eleição.
não-remunerada, entre o dia da escolha em convenção partidária até o décimo dia seguinte ao da eleição.
remunerada, até o limite de quatro meses, entre a escolha em convenção partidária e a data da eleição.
Os ocupantes de cargos em comissão, na Administração Pública Federal, sem nela deterem outro vínculo funcional efetivo, são
regidos pelo regime da CLT (legislação trabalhista).
submetidos ao regime jurídico disciplinar, previstos na Lei n. 8.112/90, que estabeleceu o regime jurídico único dos servidores civis federais.
filiados obrigatórios do Plano de Seguridade Social do Servidor, estabelecido na Lei n. 8.112/90.
destinatários dos mesmos direitos e das vantagens, que a Lei n. 8.112/90 assegura aos servidores titulares de cargos efetivos, inclusive aposentadoria.
destinatários dos direitos e vantagens assegurados na Lei n. 8.112/90, aos servidores efetivos, inclusive os relativos e licenças.
O retorno à atividade, do servidor público civil da União, regido pela Lei n. 8.112/90, para o cargo em que tenha sido colocado em disponibilidade dar-se-á mediante
aproveitamento.
readmissão.
reintegração.
reversão.
recondução.
Se o servidor público civil, regido pelo regime da Lei n. 8.112/90, receber penalidade administrativa de advertência e de suspensão, sem vir a cometer nova infração disciplinar, elas terão seus registros cancelados, após o decurso de
3 anos, em ambos os casos.
5 anos, em ambos os casos.
2 e 3 anos, respectivamente
3 e 5 anos, respectivamente.
5 e 10 anos, respectivamente.
Como regra geral, o chamado regime jurídico único, implantado pela Lei n. 8.112/90 (ressalvados os órgãos e/ou entidades excluídos de sua incidência, por expressa disposição legal), rege os direitos e as vantagens, bem como o processo disciplinar, dos servidores públicos civis
da União, inclusive os magistrados e membros do Ministério Público.
da União, suas autarquias e empresas públicas.
de algumas autarquias federais.
da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
federais, estaduais, municipais e autárquicos.
A doutrina sempre considerou muito complexa a figura das fundações no âmbito da Administração Pública brasileira. Em verdade, foi constante, ao longo dos anos, a evolução dessa espécie organizacional.
No atual estágio, assinale o conceito correto a respeito das diversas categorias dessa entidade.
A fundação pública de direito público tem natureza autárquica e integra a Administração Pública Direta.
A fundação de apoio às instituições federais de ensino superior tem natureza de direito privado e integra a Administração Pública Indireta.
A fundação pública de direito privado vincula-se ao regime jurídico-administrativo e integra a Administração Pública Indireta.
A fundação previdenciária tem personalidade jurídica de direito público e vincula-se ao regime jurídicoadministrativo.
A fundação pública de direito privado equipara-se, em sua natureza jurídica, à sociedade de economia mista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...