Questões de Direito Administrativo da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Caio, servidor público federal efetivo e regularmente investido na função pública, motorista da Presidência da República, ao dirigir carro oficial em serviço, dorme ao volante e atropela uma pessoa que atravessava, prudentemente, em uma faixa de pedestres em Brasília, ferindo-a. Considerando essa situação hipotética e os preceitos, a doutrina e a jurisprudência da responsabilidade civil do Estado, assinale a única opção correta.

  • A. Na hipótese, há aplicação da teoria do risco integral.
  • B. A teoria aplicada ao caso para a responsabilização do Estado é a subjetiva.
  • C.

    No âmbito de ação indenizatória pertinente e após o seu trânsito em julgado, Caio nunca poderá ser responsabilizado, regressivamente, caso receba menos de dois salários mínimos.

  • D.

    Caso Caio estivesse transportando material radioativo, indevidamente acondicionado, que se propagasse no ar em face do acidente, o Estado só poderia ser responsabilizado pelo dano oriundo do atropelamento.

  • E.

    Na teoria do risco administrativo, há hipóteses em que, mesmo com a responsabilização objetiva, o Estado não será passível de responsabilização.

Indique a opção incorreta.

  • A.

    As parcerias entre o governo e a iniciativa privada devem-se à incapacidade de investimento do setor público em infra-estrutura.

  • B.

    A participação da sociedade nas decisões de governo visa a atender o princípio de impessoalidade do serviço público.

  • C.

    Parcerias entre sociedade civil e governo possibilitam maior controle social direto.

  • D.

    O maior envolvimento da sociedade nas questões de governo deve-se ao processo de democratização em curso.

  • E.

    A maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil está no cerne da reforma do aparelho do Estado.

Aos servidores públicos civis da União, regidos pelo regime jurídico da Lei n. 8.112/90, são assegurados alguns direitos sociais, instituídos a favor dos trabalhadores em geral, inclusive o de

  • A.

    seguro desemprego.

  • B.

    aviso prévio.

  • C.

    fundo de garantia.

  • D.

    participação nos lucros.

  • E.

    licença paternidade.

Tício, servidor público federal, já tendo cumprido o período de estágio confirmatório, afasta-se do exercício de suas funções para exercer mandato eletivo em âmbito estadual, retornando a sua instituição de origem após quatro anos.

Caio, também servidor público federal e contemporâneo de Tício na instituição, é cedido para a Casa Civil da Presidência da República e lá permanece durante todo o tempo em que Tício esteve afastado. Também Caio retorna a sua instituição de origem após quatro anos de exercício na Casa Civil da Presidência da República.

A respeito do desenvolvimento do servidor na respectiva carreira e considerando o caso concreto acima narrado, bem como o que disciplina a Lei n. 8.112/90, assinale a opção verdadeira.

  • a.

    Admitindo-se que Caio e Tício ingressaram conjuntamente no serviço público federal e na instituição em que trabalham, ambos contabilizarão igual tempo de serviço para fins de promoção por merecimento.

  • b.

    O período em que Tício exerceu mandato eletivo estadual não será contabilizado como de efetivo exercício para fins de promoção por antigüidade.

  • c.

    O período em que Caio esteve cedido para a Casa Civil da Presidência da República não será contabilizado como de efetivo exercício para fins de promoção por merecimento.

  • d.

    O período em que Tício exerceu mandato eletivo estadual será considerado como de efetivo exercício, exceto para a promoção por merecimento.

  • e.

    Tendo em vista que nem Caio, nem Tício estiveram no exercício das funções de seu cargo durante o período de quatro anos, este interregno será descontado de seus tempos de serviço para todos os fins.

Não é correto afirmar que:

  • A.

    a autorização de uso é ato administrativo bilateral, vinculante, concedido a título precário, para que o particular utilize bem público com exclusividade.

  • B.

    a permissão de uso é ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual se faculta a utilização de bem público, para fins de interesse público.

  • C.

    a autorização faculta o uso privativo do bem público no interesse privado do interessado, enquanto a permissão implica a utilização privativa do bem público para fins de interesse coletivo.

  • D.

    a concessão de uso é o contrato administrativo pelo qual o Poder Público outorga a terceiro a utilização privativa de um bem de seu domínio, para que a exerça segundo a sua destinação.

  • E.

    a concessão de uso de bem público deve ser precedida de licitação.

Assinale a opção que contenha os elementos do ato administrativo passíveis de reavaliação quanto à conveniência e oportunidade no caso de revogação.

  • A.

    Competência/finalidade

  • B.

    Motivo/objeto

  • C.

    Forma/motivo

  • D.

    Objeto/finalidade

  • E.

    Competência/forma

Os princípios da Administração Pública estão presentes em todos os institutos do Direito Administrativo. Assinale, no rol abaixo, aquele princípio que melhor se vincula à proteção do administrado no âmbito de um processo administrativo, quando se refere à interpretação da norma jurídica.

  • A. legalidade
  • B. proporcionalidade
  • C. moralidade
  • D. ampla defesa
  • E. segurança jurídica

O seguinte instituto não se inclui entre os decorrentes das prerrogativas do regime jurídico-administrativo:

  • A. presunção de veracidade do ato administrativo.
  • B. autotutela da Administração Pública.
  • C. faculdade de rescisão unilateral dos contratos administrativos.
  • D. auto-executoriedade do ato de polícia administrativa.
  • E. equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos.

No âmbito do contrato de parceria público-privada, está prevista a criação de uma sociedade de propósito específico. Sobre ela, assinale a afirmativa incorreta.

  • A. A sociedade de propósito específico poderá assumir a forma de companhia aberta, com valores mobiliários negociados no mercado.
  • B. A Administração Pública poderá ser titular da maioria do capital votante da sociedade de propósito específico.
  • C. A sociedade de propósito específico deverá obedecer a padrões de governança corporativa.
  • D. A transferência do controle da sociedade de propósito específico estará condicionada à autorização expressa da Administração.
  • E. A sociedade de propósito específico deverá ser constituída antes da celebração do contrato de parceria público- privada.

No âmbito do contrato administrativo, assinale a afirmativa incorreta quanto às obrigações do contratado.

  • A. Manter preposto, aceito pela Administração, no local da obra ou serviço, para representá-lo na execução do contrato.
  • B. Reparar, corrigir, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verifiquem vícios resultantes da sua execução.
  • C. Responder por danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução contratual.
  • D. Responder pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, resultantes da execução do contrato, sem responsabilidade subsidiária do Poder Público.
  • E. Executar fielmente o contrato, conforme as cláusulas avençadas.
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