Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O que, conceitualmente, é comum entre a concessão, a permissão e a autorização, sob o aspecto jurídico- administrativo, é o fato de terem
a forma de contrato administrativo bilateral e oneroso.
o prazo fixo e peremptório.
por objeto um serviço público.
predominante dose de precariedade.
pressuposto de interesse público.
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Julgada procedente a revisão do processo disciplinar, será declarada sem efeito a penalidade aplicada,
sem prejuízo dos efeitos gerados até a data da respectiva decisão, acarretando a reintegração daquele servidor destituído do cargo em comissão.
restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relação à destituição do cargo em comissão, que será convertida em exoneração.
acarretando o restabelecimento dos direitos do servidor, exceto os de natureza pecuniária, sendo que a destituição do cargo em comissão deverá ser revertida.
restaurando-se todos os direitos do servidor, seja ele ocupante de cargo de provimento efetivo ou em comissão, exceto o de contagem de tempo de serviço do período não trabalhado, quando for o caso.
com o consequente reconhecimento de todos os direitos do servidoe, salvo o tempo de serviço, seja ocupante de cargo de provimento efetivo ou em comissão.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Entre os princípios básicos da Administração Pública, conquanto todos devam ser observados em conjunto, o que se aplica, particular e apropriadamente, à exigência de o administrador, ao realizar uma obra pública, autorizada por lei, mediante procedimento licitatório, na modalidade de menor preço global, no exercício do seu poder discricionário, ao escolher determinados fatores, dever orientar-se para o de melhor atendimento do interesse público, seria o da
eficiência
impessoalidade
legalidade
moralidade
publicidade
Os atos administrativos, como exige a Lei nº 9.784/99, que regula o processo no âmbito da Administração Pública Federal, devem ser motivados, com a indicação dos fatos e fundamentos jurídicos, exceto quando
agravem encargos ou sanções.
decidam processo de concurso.
declarem inexigibilidade de licitação.
decorram de reexame de ofício.
apliquem jurisprudência pertinente.
Não obstante as proibições legalmente impostas aos servidores públicos, observa-se que
é ainda defeso o desempenho de atribuições estranhas ao cargo ocupado, mesmo em situações transitórias.
a prática do comércio realizada por eles, na condição de acionista, também é ilegal.
é considerada legítima a participação destes na administração de sociedade civil.
é permitido a estes o exercício do comércio na qualidade de acionista.
as atuações como procuradores junto às repartições públicas, quando se tratar de benefícios assistênciais, também é vedada, em qualquer hipótese.
A respeito dos institutos relacionados com o provimento de cargos públicos, observe as situações:
I. A investidura em cargo público de provimento efetivo.
II. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade.
III. O deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
Essas hipóteses estão direta e imediatamente relacionadas, respectivamente, com a
readmissão de ofício, a reintegração e a readaptação.
promoção, a reversão de ofício e a transferência.
posse, o aproveitamento e a remoção.
nomeação, a recondução e o aproveitamento.
reversão a pedido, a readmissão e a transferência.
A respeito dos institutos relacionados com o provimento de cargos públicos, observe as situações:
I. A investudura em cargo público de provimento efetivo.
II. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade.
III. O deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
Essas hipóteses estão direta e indiretamente relacionadas, respectivamente, com a
readmissão de ofício, a reintegração e a readaptação.
promoção, a reversão de ofício e a transferência.
posse, o aproveitamento e a remoção.
nomeação, a recondução e o aproveitamento.
reversão a pedido, a readmissão e a transferência.
A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente. No caso do cônjuge que também detenha a condição de servidor, se vier a ter exercício na mesma sede,
terá o direito de receber essa ajuda de custo, desde que tenha cumprido o prazo do estágio probatório.
deverá ocorrer o segundo pagamento, desde que sejam casados há pelo menos cinco anos, da data do primeiro pagamento.
o pagamento será efetuado no valor de cinqüenta por cento daquele correspondente ao primeiro pagamento.
o segundo pagamento será devido, desde que ocorra após o decurso do prazo de doze meses da primeira mudança.
será vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo.
A vacância de cargo público decorrente de readaptação ocorre quando o servidor
tem a sua readmissão ao cargo de origem, por ato de ofício, sem direito à indenização, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, em decorrência da reintegração de outro servidor, após afastamento por incapacidade física, no cargo ocupado pelo primeiro.
aposentado por invalidez, decorrente da sua incapacidade constatada mediante laudo de junta médica, retorna à atividade mediante ato da Administração Pública, por terem cessados os motivos da inatividade.
é investido em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.
é aproveitado em outro cargo, mediante ato unilateral da Administração, sem prejuízo da remuneração até então recebida, em razão da readmissão de outro servidor que se encontrava física ou mentalmente incapacitado.
passa para a condição de disponibilidade por motivo de saúde física ou mental, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, ocasionada pela extinção do cargo ou a declaração de sua desnecessidade.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Quanto aos poderes administrativos, assinale a afirmativa falsa.
A esfera discricionária nos regulamentos de organização é maior do que aquela nos regulamentos normativos.
O poder disciplinar pode alcançar particulares, desde que vinculados ao Poder Público mediante contratos.
No âmbito do poder hierárquico, insere-se a faculdade de revogar-se atos de órgãos inferiores, considerados inconvenientes, de ofício ou por provocação.
A regra quanto à avocação de competências determina a sua possibilidade, desde que a competência a ser avocada não seja privativa do órgão subordinado.
O poder de polícia administrativa pode se dar em diversas gradações, finalizando, em todas as situações, com a auto-executoriedade, pela qual o administrado é materialmente compelido a cumprir a determinação administrativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...