Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Contempla, respectivamente, característica e aperfeiçoamento possível da Lei nº 8.666/93:
Pregão ou pregão eletrônico são uma mesma modalidade licitatória. Há discrepância econômica entre grandes e pequenas empresas na lei das licitações.
Concurso e leilão são modalidades de licitação. A lei da licitação discrimina esforços e procedimentos necessários às compras apenas do Poder Executivo.
Concorrência e tomada de preços são modalidades previstas para valores elevados. Não há discrepância entre portes de empresas na lei das licitações.
As alternativas de julgamento de uma licitação são menor preço, melhor técnica, ou um misto destas. Há tratamento igualitário entre grandes e pequenas empresas pela Lei.
Pregão ou pregão eletrônico são uma mesma modalidade licitatória. A lei da licitação discrimina esforços e procedimentos necessários às compras apenas do poder executivo.
Na literalidade da Lei nº 8.112, de 1990, é forma de provimento de cargo público
a ascensão.
a transferência.
o concurso interno.
a readaptação.
a contratação direta.
As modalidades de aposentadoria no serviço público são:
inatividade remunerada, formal e direito de afastamento.
formal, por inatividade e voluntária.
por invalidez, formal e inatividade remunerada.
por invalidez, compulsória e voluntária.
compulsória, inatividade remunerada e direito de afastamento.
Claudio, servidor público municipal, foi demitido do serviço público. Dois anos após a aplicação da aludida pena, esta foi invalidada por sentença judicial transitada em julgado. Nesses dois anos, Roberto, também servidor público municipal, ocupou o cargo antes ocupado por Claudio. Nesse caso, após a invalidação da demissão, Claudio e Roberto serão, respectivamente,
aproveitado no cargo e reintegrado ao cargo de origem.
aproveitado no cargo e reconduzido ao cargo de origem, com direito à indenização.
reintegrado ao cargo e posto em disponibilidade, mesmo que o cargo de Roberto não tenha sido extinto.
reintegrado ao cargo e reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização.
reconduzido ao cargo e aproveitado em outro, mesmo que o cargo de origem de Roberto esteja vago.
No que concerne ao processo administrativo disciplinar, é INCORRETO afirmar que
tem início com despacho de autoridade competente, determinando a instauração, ou seja, age ex officio, assim que tiver ciência de alguma irregularidade.
se desenvolve nas seguintes fases: instauração, instrução, defesa, relatório e decisão.
a fase de instrução rege-se pelo princípio do contraditório, não vigorando a oficialidade nesse momento, isto é, não é possível à comissão processante tomar a iniciativa de levantar provas.
não havendo elementos suficientes para instaurar o processo, a autoridade competente determinará previamente a realização de sindicância.
determinada a instauração e já autuado o processo, é este encaminhado à comissão processante, que o instaura, por meio de portaria.
A ideia de que a Administração tem que tratar todos os administrados sem discriminações, traduz o princípio da
legalidade.
indisponibilidade.
impessoalidade.
publicidade.
unicidade.
O Município de Recife e a empresa Construir S/A, após o encerramento de procedimento licitatório, celebraram contrato administrativo para a construção de uma escola pública. No entanto, houve a rescisão do mencionado contrato, sem culpa da empresa contratada, em razão da supressão, por parte da Administração, de obras, acarretando modificação do valor inicial do contrato além de 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato. Na hipótese, a empresa Construir S/A será ressarcida dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a:
pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão, apenas.
devolução de garantia e pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão, apenas.
devolução de garantia, pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão e pagamento do custo da desmobilização.
pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão e pagamento do custo da desmobilização, apenas.
devolução de garantia, apenas.
Por previsão expressa, observa-se que, no procedimento licitatório, NÃO constitui, dentre outros, anexo do edital, para que dele faça parte integrante:
a minuta do contrato a ser firmado entre a Administração e o licitante vencedor.
o ato de autorização para a abertura da licitação, bem como os comprovantes de retirada do instrumento convocatório e o prazo de início e término do certame.
o conjunto de especificações complementares, além das normas de execução pertinentes à licitação.
o orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários.
O leilão proceder-se-á na forma da legislação pertinente, observando-se, entre outros aspectos, que
os bens arrematados deverão ser pagos, imediatamente após a realização do leilão, à vista ou no percentual estabelecido no edital, não inferior a 5% (cinco por cento), e o restante nas condições e prazos estipulados no edital de convocação.
deverá ser cometido a leiloeiro oficial, ou não, mas vedada a designação de servidor pela Administração.
todo bem a ser leiloado dispensa a avaliação prévia, sendo esta facultativa, objetivando a fixação do preço máximo de arrematação.
o edital do leilão não exige ampla divulgação no município em que será realizado, bastando uma simples comunicação aos interessados.
o pagamento da parcela à vista, nos leilões internacionais, poderá ser realizado em até 03 (três) dias úteis, prorrogáveis por mais 02 (dois) dias.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Administração Pública, ao tomar conhecimento de infrações, cometidas por estudantes de uma escola pública, utiliza-se de um de seus poderes administrativos, qual seja, o poder disciplinar. Nesse caso, a Administração Pública
poderia utilizar-se de tal poder contra os estudantes da escola pública.
não poderia utilizar-se de tal poder, porém, pode impor sanções aos estudantes, com fundamento no poder de polícia do Estado.
poderia utilizar-se de tal poder, no entanto, ele está limitado à fase de averiguação, não cabendo à Administração, nessa hipótese, punir.
não poderia utilizar-se de tal poder, vez que ele somente é aplicável aos servidores públicos.
poderia utilizar-se de tal poder, que, nessa hipótese, será discricionário, ou seja, pode a Administração escolher entre punir e não punir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...