Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O contrato administrativo, na administração pública brasileira

  • A.

    não pode ser alterado em razão de acréscimos e supressões nas obras, serviços ou compras contratadas.

  • B.

    pode ser estabelecido por prazo indeterminado.

  • C.

    não pode ser prorrogado por meio de aditivos.

  • D.

    pode ser alterado unilateralmente sem a anuência do contratante.

  • E.

    não pode findar sem anuência do particular.

O atraso injustificado na execução do contrato administrativo sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Referida multa

  • A.

    pode ser descontada de pagamentos eventualmente devidos pela Administração Pública ao contratado.

  • B.

    não corresponde à sanção administrativa prevista na Lei no 8.666/1993.

  • C.

    impede que a Administração Pública aplique outras sanções previstas na Lei no 8.666/1993.

  • D.

    não pode ser superior ao valor da garantia prestada pelo contratado.

  • E.

    não pode, em qualquer caso, ser cobrada judicialmente.

No que diz respeito aos requisitos dos atos administrativos,

  • A.

    a competência, no âmbito federal, é, em regra, indelegável.

  • B.

    o desvio de finalidade ocorre apenas se não for observado o fim público.

  • C.

    o motivo, se inexistente, enseja a anulação do ato administrativo.

  • D.

    se houver vício no objeto e este for plúrimo, ainda assim não será possível aproveitá-lo em quaisquer de suas partes mesmo que nem todas tenham sido atingidas pelo vício.

  • E.

    a inobservância da forma não enseja a invalidade do ato.

É nulo o contrato verbal com a Administração, salvo, no caso de pequenas compras de pronto pagamento, com valor não superior a

  • A.

    2.000 reais.

  • B.

    4.000 reais.

  • C.

    5.000 reais.

  • D.

    6.000 reais.

  • E.

    8.000 reais.

A licitação na modalidade de pregão pode ser adotada

  • A.

    sempre que a autoridade competente não puder justificar a necessidade de contratação por outra modalidade.

  • B.

    sempre que a autoridade não for obrigada a divulgar com antecedência de 45 dias o edital de convocação de interessados.

  • C.

    para a aquisição de bens e serviços cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

  • D.

    exclusivamente para a aquisição de bens e serviços necessários ao atendimento dos órgãos que integram o Sistema Único de Saúde.

  • E.

    para a aquisição de bens e serviços cujos preços usuais no mercado não ultrapassem aqueles especificados para a modalidade de tomada de preços.

Um dos princípios concernentes aos serviços públicos denomina-se princípio da atualidade, que, em síntese, significa

  • A.

    igualdade entre os usuários dos serviços contratados.

  • B.

    modernidade das técnicas, melhoria e expansão do serviço.

  • C.

    razoabilidade no valor atualizado das tarifas exigidas.

  • D.

    continuidade na prestação do serviço público.

  • E.

    bom tratamento para com o público usuário do serviço contratado.

De acordo com a Lei no 8.666/1993, a declaração de nulidade do contrato administrativo

  • A.

    não desconstitui qualquer efeito jurídico já produzido, tendo em vista que estes já são considerados atos jurídicos perfeitos.

  • B.

    opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, mas não desconstitui os já produzidos nos 180 dias anteriores.

  • C.

    não opera retroativamente, uma vez que os efeitos jurídicos ordinários já foram produzidos.

  • D.

    opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.

  • E.

    opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir até o limite de 24 meses, mas não desconstitui os já produzidos.

Podem ser revogados os atos administrativos

  • A.

    que já exauriram seus efeitos.

  • B.

    enunciativos, também denominados “meros atos administrativos”, como certidões e atestados.

  • C.

    vinculados.

  • D.

    que geram direitos adquiridos.

  • E.

    editados em conformidade com a lei.

O contrato administrativo, na administração pública brasileira

  • A.

    não pode ser alterado em razão de acréscimos e supressões nas obras, serviços ou compras contratadas.

  • B.

    pode ser estabelecido por prazo indeterminado.

  • C.

    não pode ser prorrogado por meio de aditivos.

  • D.

    pode ser alterado unilateralmente sem a anuência do contratante.

  • E.

    não pode findar sem anuência do particular.

O atraso injustificado na execução do contrato administrativo sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Referida multa

  • A.

    pode ser descontada de pagamentos eventualmente devidos pela Administração Pública ao contratado.

  • B.

    não corresponde à sanção administrativa prevista na Lei no 8.666/1993.

  • C.

    impede que a Administração Pública aplique outras sanções previstas na Lei no 8.666/1993.

  • D.

    não pode ser superior ao valor da garantia prestada pelo contratado.

  • E.

    não pode, em qualquer caso, ser cobrada judicialmente.

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