Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O pregão, previsto na Lei nº 10.520/2002,

  • A.

    não poderá ser adotado para a aquisição de bens e serviços comuns.

  • B.

    corresponde à modalidade de licitação em que a disputa não poderá ser feita por meio de propostas e lances em sessão pública.

  • C.

    poderá ser realizado por meio da utilização de recursos de tecnologia de informação, nos termos de regulamentação específica.

  • D.

    corresponde à modalidade de licitação destinada apenas à União Federal.

  • E.

    trata de modalidade licitatória em que não são aplicáveis, subsidiariamente, as normas da Lei no 8.666/1993, dada a especificidade da disciplina legal que lhe é aplicável.

Considere as seguintes assertivas a respeito das alterações

de contratos regulados pela Lei no 8.666/1993:

I. Os contratos regidos pela mencionada lei poderão

ser alterados, com as devidas justificativas, unilateralmente

pela Administração, quando houver modificação

do projeto ou das especificações, para melhor

adequação técnica aos seus objetivos.

II. Em regra, o contratado fica obrigado a aceitar, nas

mesmas condições contratuais, os acréscimos ou

supressões que se fizerem nas obras, serviços ou

compras, até 25% do valor inicial atualizado do contrato.

III. Em havendo alteração unilateral do contrato que

aumente os encargos do contratado, a Administração

deverá restabelecer, por aditamento, o equilíbrio

econômico-financeiro inicial.

IV. Se no contrato não tiverem sido contemplados

preços unitários para obras ou serviços, esses serão

fixados de acordo com a tabela de preços prevista

na lei em apreço, vedada a fixação mediante

acordo entre as partes.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e IV.

O ato administrativo distingue-se dos atos de direito privado por, dentre outras razões, ser dotado de alguns atributos específicos, tais como

  • A. autodeterminação, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito à competência é o único vício passível de ser questionado quando se trata deste atributo.
  • B. autoexecutoriedade, que autoriza a execução de algumas medidas coercitivas legalmente previstas diretamente pela Administração.
  • C. presunção de legalidade, que permite a inversão do ônus da prova, de modo a caber ao particular a prova dos fatos que aduz como verdadeiros.
  • D. imperatividade, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito à competência é o único vício passível de ser questionado quando se trata deste atributo.
  • E. presunção de veracidade, que enseja a presunção de conformidade do ato com a lei, afastando a possibilidade de dilação probatória sobre a questão fática.

Considerando o posicionamento doutrinário que admite nulidade absoluta ou relativa dos atos administrativos eivados de vícios, é correto afirmar:

  • A. A desobediência à forma prescrita em lei e o vício de incompetência sempre ensejam a nulidade absoluta do ato praticado.
  • B. A nulidade relativa depende de provocação da parte interessada para ser reconhecida pela Administração Pública ou pelo Judiciário.
  • C. O vício relativo ao objeto impede a convalidação se inalterada a situação fático-jurídica, pois não é possível a repetição do mesmo ato sem que se incida no mesmo vício.
  • D. O desvio de poder enseja vício em relação ao motivo, mas pode ser convalidado caso seja possível o atingimento de outra finalidade pública.
  • E. A incompetência, seja quanto ao sujeito ou quanto à matéria objeto do ato administrativo, é sempre passível de convalidação, ainda que demande a edição de um novo ato.

O poder de polícia

  • A.

    possui, como meio de atuação, apenas medidas de caráter repressivo.

  • B.

    delegado é limitado aos termos da delegação e se caracteriza por atos de execução.

  • C.

    é sempre discricionário.

  • D.

    não é inerente a toda Administração, não estando presente, por exemplo, na esfera administrativa dos Municípios.

  • E.

    não tem como um de seus limites a necessidade de observância aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

A Administração desapropriou um terreno particular para construção de uma escola, porém, por insuficiência de recursos orçamentários, desistiu da construção. Nessa situação, poderá

  • A. dar ao terreno destinação diversa daquela que originou a desapropriação, mediante o instituto da retrocessão.
  • B. dar ao terreno destinação diversa daquela que originou a desapropriação, mediante o instituto da retrocessão.
  • C. exigir do expropriado a restituição do valor da indenização, mediante a devolução a este do terreno desapropriado, expurgando-se os juros compensatórios.
  • D. alienar o terreno por meio de procedimento licitatório, oferecendo-o, previamente, ao expropriado, sob pena de caracterizar tredestinação.
  • E. alienar o terreno, exclusivamente ao expropriado, por valor estabelecido em avaliação atualizada.

Em relação aos poderes da Administração Pública, é correto afirmar que o poder

  • A. normativo é decorrência do poder vinculado da Administração, na medida em que só admite a prática de atos expressamente previstos em lei.
  • B. normativo é reflexo do poder discricionário nos casos em que é dado à Administração Pública o poder de substituir a lei em determinada matéria.
  • C. disciplinar é decorrente do poder de polícia administrativo, na medida em que admite a aplicação de sanções a todos os particulares.
  • D. disciplinar, no que diz respeito aos servidores públicos, é decorrente do poder hierárquico, na medida em que se traduz no poder da Administração de apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos sujeitos à sua disciplina.
  • E. regulamentar, quando decorrente do poder hierárquico, é discricionário, porque não encontra estabelecidos em lei as hipóteses taxativas de sua incidência.

NÃO constitui característica do poder hierárquico:

  • A.

    delegar atribuições que não lhe sejam privativas.

  • B.

    dar ordens aos subordinados, que implica o dever de obediência, para estes últimos, salvo para as ordens manifestamente ilegais.

  • C.

    controlar a atividade dos órgãos inferiores, tendo o poder de anular e de revogar atos administrativos.

  • D.

    avocar atribuições, desde que estas não sejam da competência exclusiva do órgão subordinado.

  • E.

    editar atos normativos que poderão ser de efeitos internos e externos.

A respeito do regime jurídico aplicável aos contratos administrativos regidos pela Lei Federal no 8.666/93, é correto afirmar:

  • A. Não são passíveis de rescisão pelo contratado, diversamente do que ocorre nos contratos de concessão.
  • B. Permitem a subcontratação de parcela das obras, serviços ou fornecimento, até o limite admitido, em cada caso, pela Administração, conforme previsto no Edital e no contrato.
  • C. Não comportam alteração, quantitativa ou qualitativa, em face da vinculação ao Edital.
  • D. Comportam alteração unilateral, pela Administração, para acréscimos ou supressões em seu objeto, até o limite de 50% do montante contratado.
  • E. Não podem prever, dado o seu caráter personalíssimo, a cessão, transferência ou subcontratação, total ou parcial, de seu objeto.

A desapropriação realizada pelos entes públicos legalmente habilitados a fazê-lo possui traço característico, qual seja

  • A. pertinência temática com as competências materiais que lhes são constitucional e legalmente atribuídas.
  • B. possibilidade de expropriação de quaisquer bens públicos inservíveis.
  • C. necessidade de observância do direito de reversão dos expropriados caso não seja dado ao bem desapropriado nenhuma finalidade pública.
  • D. obrigatoriedade da eleição da via judicial sempre que o pagamento da indenização ultrapasse um exercício fiscal.
  • E. obrigatoriedade de celebração de escritura pública para as desapropriações em que os expropriados concordam com o preço.
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