Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos contratos de parcerias público-privadas disciplinados pela Lei Federal no 11.079/2004, é correto afirmar:

  • A. É imprescindível ao Poder Público comprovar a prévia reserva de recursos financeiros em montante suficiente para cobrir as despesas decorrentes do contrato.
  • B. É obrigatório ao Poder Público o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, inclusive para a abertura da licitação.
  • C. Cabe ao Poder Público assumir integralmente os riscos nos contratos em que haja financiamento por parte do parceiro privado.
  • D. É facultativa para o licitante vencedor do certame a constituição de uma sociedade de propósitos específicos, exceto se se tratar de consórcio, quando é expressamente dispensada essa exigência.
  • E. Não há garantia da manutenção do equilíbrio financeiro tal como na Lei de Concessões, visto que não há tal previsão expressa na Lei no 11.079/2004.

A Administração Pública realizou licitação para venda de ativos mobiliários à vista. Venceu o licitante que apresentou proposta de maior valor. Em razão de oscilações no mercado financeiro, o licitante apresentou, posteriormente, requerimento para parcelamento do valor ofertado. A Administração Pública deverá

  • A. indeferir o pedido, com base no princípio da publicidade.
  • B. deferir o pedido, com fundamento no princípio da legalidade, já que não há vedação expressa.
  • C. indeferir o pedido, com base no princípio da vinculação ao instrumento convocatório.
  • D. deferir o pedido, em razão do princípio da manutenção do equilíbrio econômico-financeiro.
  • E. deferir o pedido, com base no princípio do julgamento objetivo das propostas, desde que as parcelas sejam atualizadas monetariamente.

O poder de polícia expressa-se, em sentido amplo, por meio de

  • A. medidas repressivas, não compreendendo medidas preventivas.
  • B. medidas gerais preventivas de limitação de direitos, podendo ser discricionárias quando não previstas em lei.
  • C. atos administrativos concretos limitadores do exercício de direitos e atividades individuais em caráter geral e abstrato.
  • D. atos administrativos normativos gerais e atos administrativos de aplicação da lei ao caso concreto.
  • E. medidas preventivas abstratas, tais como vistorias e licenças.

Os contratos regidos pela Lei nº 8.666/1993 poderão ser alterados, entre outros motivos,

  • A.

    para adequar a remuneração do contratante à taxa de juros média do mercado.

  • B.

    sempre que a inflação superar os índices anuais superiores a 12 pontos percentuais.

  • C.

    quando necessária a modificação do valor contratual − e por acordo das partes − em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.

  • D.

    unilateralmente pela Administração, quando conveniente a substituição da garantia de execução.

  • E.

    para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato.

A responsabilização do servidor público pode se dar no âmbito civil, penal e administrativo. Em relação a referida responsabilização, é correto afirmar:

  • A. O ilícito administrativo é dotado da mesma tipicidade do ilícito penal, uma vez que demanda expressa previsão legal da conduta punível para sua caracterização.
  • B. A caracterização do ilícito penal demanda a comprovação da existência de dolo ou culpa, enquanto na esfera civil se admite a responsabilização objetiva do servidor.
  • C. A caracterização do ilícito civil prescinde da comprovação do nexo de causalidade entre a ação ou omissão do servidor e o dano verificado.
  • D. Uma mesma conduta do servidor público pode configurar ilícito administrativo e ilícito penal, mas o processo administrativo disciplinar somente se inicia após a conclusão do processo crime, caso tenha restado comprovada a autoria.
  • E. A caracterização do ilícito administrativo prescinde da comprovação da tipicidade do ilícito penal, porque o fato punível na esfera administrativa pode não constituir crime.

Em relação ao controle do Poder Legislativo sobre os atos da Administração Pública é correto afirmar:

  • A. As normas constitucionais que estabelecem as hipóteses de controle legislativo são enunciativas, permitindo interpretação extensiva quando se tratar de aspectos financeiros.
  • B. Constitui controle do Poder Legislativo a apreciação posterior de determinados atos do Poder Executivo pelo Congresso Nacional.
  • C. O controle do Poder Legislativo tem caráter sempre preventivo, na medida em que após a edição, os atos administrativos admitem, apenas, controle judicial limitado.
  • D. O controle financeiro realizado pelo Poder Legislativo não compreende controle de economicidade, porque se trata de aspecto afeto a competência discricionária do Poder Executivo.
  • E. O controle exercido pelo Tribunal de Contas abrange atuação preventiva e repressiva, dependendo, para a imposição de medidas sancionatórias, de autorização do Poder Legislativo.

No que concerne à lei n. 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    A licitação é exigível somente nas compras realizadas no âmbito do Poder Executivo.

  • B.

    A licitação, em todas as suas etapas, é sempre sigilosa.

  • C.

    O procedimento licitatório previsto na lei caracteriza ato administrativo informal.

  • D.

    A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração.

Uma hipótese expressa na Lei no 8.666/93 de dispensa de licitação é:

  • A. A contratação de profissional de setor artístico, consagrado pela crítica especializada.
  • B. Alienação por investidura ao proprietário de imóvel lindeiro de área remanescente de obra pública, por valor não superior a R$ 150.000,00.
  • C. Quando tiver havido licitação anterior para o mesmo objeto que tenha resultado deserta e desde que o valor do objeto não ultrapasse R$ 150.000,00.
  • D. Aquisição de bens produzidos por empresa privada que tenha vencido a última licitação com o mesmo objeto.
  • E. Venda de um imóvel de uma autarquia estadual para uma autarquia federal.

Ao reingresso, no serviço público, do funcionário em disponibilidade, observado o disposto na Lei Estadual no 10.261/68, dá-se o nome de

  • A. reintegração.
  • B. aproveitamento.
  • C. investidura.
  • D. disponibilidade.
  • E. reinvestidura.

As contratações com o Poder Público estão sujeitas, como regras, ao procedimento de seleção de propostas mais vantajosas para a Administração. Nesse sentido, o principio, tido por instrumental, de realização dos princípios da moralidade administrativa e do tratamento isonômico dos eventuais contratantes com o Poder Público, é classificado como da

  • A. reserva legal.
  • B. impessoalidade.
  • C. publicidade.
  • D. licitação.
  • E. eficiência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...