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Constitui motivo para rescisão do contrato administrativo:
Será possível a acumulação remunerada de cargos públicos quando houver compatibilidade de horários na hipótese de
dois cargos de professor com outro, de natureza científica.
um cargo de professor com outro de qualquer natureza.
dois cargos de analista judiciário de Tribunais distintos.
três cargos de professor.
dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, ambos com profissões regulamentadas.
No que concerne aos princípios das licitações, é correto afirmar:
No que tange ao servidor público,
se for estável, somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
o tempo de contribuição estadual ou municipal não poderá ser contado para o efeito de aposentadoria.
extinto o cargo, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
não é condição para a aquisição da estabilidade, a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização.
NÃO constitui hipótese de inexigibilidade de licitação a
aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por empresa exclusiva.
contratação de serviço técnico de restauração de obras de arte e bens de valor histórico, de natureza singular, com empresa de notória especialização.
contratação de profissional do setor artístico, consagrado pela opinião pública.
contratação de instituição dedicada à recuperação social do preso, de inquestionável reputação éticoprofissional e sem fins lucrativos.
contratação de parecer, de natureza singular, com profissional de notória especialização.
Quanto a reversão, é certo que
João, servidor público federal, estável, retorna a cargo anteriormente ocupado em virtude de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo. Maria, servidora pública federal, aposentada por invalidez, retorna à atividade, tendo em vista que a junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos de sua aposentadoria.
Os exemplos narrados correspondem, respectivamente, às seguintes formas de provimento de cargo público:
readaptação e aproveitamento.
reintegração e recondução.
reversão e readaptação.
recondução e reversão.
aproveitamento e reintegração.
Lupércio é servidor ocupante do cargo em comissão X. A autoridade administrativa competente pretende nomeá-lo para ter exercício interinamente, em outro cargo de confiança, o cargo Y, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa. Está hipótese é
vedada pela Lei nº 8.112/90, exatamente pelo fato de Lupércio ser servidor ocupante de cargo em comissão.
permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio deverá optar pela remuneração de um dos cargos durante o período da interinidade.
permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio receberá obrigatoriamente a remuneração do cargo X.
permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio receberá obrigatoriamente a remuneração do cargo Y.
permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio receberá 50% da remuneração do cargo X e 50% da remuneração do cargo Y.
É inexigível a licitação para
contratação de serviço de gerenciamento de obra, de natureza singular, com empresa de notória especialização.
contratação de instituição brasileira incumbida estatutariamente de pesquisa, com inquestionável reputação ético-profissional e sem fins lucrativos.
aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
aquisição de bens destinados exclusivamente a pesquisa científica e tecnológica com recursos concedidos por instituição de fomento a pesquisa credenciada pelo CNPq para esse fim específico.
aquisição de bens e contratação de serviços para atender aos contingentes militares das Forças Singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificadas pelo Comandante da Força.
Quanto a competência prevista na Lei no 9.784/99, que estabelece o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é INCORRETO afirmar que
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