Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Constitui motivo para rescisão do contrato administrativo:

  • A. a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato.
  • B. o atraso superior a sessenta dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obra já recebida.
  • C. o atraso no início da obra, serviço ou fornecimento, ainda que justificado.
  • D. a supressão, por parte da Administração, de obras, serviços ou compras, acarretando modificação do valor contratual em vinte e cinco por cento do valor inicial atualizado do contrato.
  • E. a ocorrência de caso fortuito ou força maior, regularmente comprovados, mesmo quando não impeditivos da execução contratual.

Será possível a acumulação remunerada de cargos públicos quando houver compatibilidade de horários na hipótese de

  • A.

    dois cargos de professor com outro, de natureza científica.

  • B.

    um cargo de professor com outro de qualquer natureza.

  • C.

    dois cargos de analista judiciário de Tribunais distintos.

  • D.

    três cargos de professor.

  • E.

    dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, ambos com profissões regulamentadas.

No que concerne aos princípios das licitações, é correto afirmar:

  • A. O desrespeito ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório não torna inválido o procedimento licitatório.
  • B. Apenas o licitante lesado tem direito público subjetivo de impugnar judicialmente procedimento licitatório que não observou ditames legais.
  • C. A licitação não será sigilosa, sendo públicos todos os atos de seu procedimento, como por exemplo, o conteúdo das propostas, inclusive quando ainda não abertas.
  • D. É possível a abertura de novo procedimento licitatório, ainda que válida a adjudicação anterior.
  • E. A Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das propostas, sob pena de nulidade.

No que tange ao servidor público,

  • A.

    se for estável, somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

  • B.

    o tempo de contribuição estadual ou municipal não poderá ser contado para o efeito de aposentadoria.

  • C.

    extinto o cargo, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

  • D.

    não é condição para a aquisição da estabilidade, a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

  • E.

    invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização.

NÃO constitui hipótese de inexigibilidade de licitação a

  • A.

    aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por empresa exclusiva.

  • B.

    contratação de serviço técnico de restauração de obras de arte e bens de valor histórico, de natureza singular, com empresa de notória especialização.

  • C.

    contratação de profissional do setor artístico, consagrado pela opinião pública.

  • D.

    contratação de instituição dedicada à recuperação social do preso, de inquestionável reputação éticoprofissional e sem fins lucrativos.

  • E.

    contratação de parecer, de natureza singular, com profissional de notória especialização.

Quanto a reversão, é certo que

  • A. a reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.
  • B. não poderá reverter o aposentado que já tiver completado sessenta e cinco anos de idade.
  • C. é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
  • D. é o retorno à atividade de servidor em disponibilidade e far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
  • E. se fará no interesse da Administração, desde que a aposentadoria ou disponibilidade, não tenha sido voluntária.

João, servidor público federal, estável, retorna a cargo anteriormente ocupado em virtude de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo. Maria, servidora pública federal, aposentada por invalidez, retorna à atividade, tendo em vista que a junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos de sua aposentadoria.

Os exemplos narrados correspondem, respectivamente, às seguintes formas de provimento de cargo público:

  • A.

    readaptação e aproveitamento.

  • B.

    reintegração e recondução.

  • C.

    reversão e readaptação.

  • D.

    recondução e reversão.

  • E.

    aproveitamento e reintegração.

Lupércio é servidor ocupante do cargo em comissão X. A autoridade administrativa competente pretende nomeá-lo para ter exercício interinamente, em outro cargo de confiança, o cargo Y, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa. Está hipótese é

  • A.

    vedada pela Lei nº 8.112/90, exatamente pelo fato de Lupércio ser servidor ocupante de cargo em comissão.

  • B.

    permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio deverá optar pela remuneração de um dos cargos durante o período da interinidade.

  • C.

    permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio receberá obrigatoriamente a remuneração do cargo X.

  • D.

    permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio receberá obrigatoriamente a remuneração do cargo Y.

  • E.

    permitida pela Lei nº 8.112/90, mas Lupércio receberá 50% da remuneração do cargo X e 50% da remuneração do cargo Y.

É inexigível a licitação para

  • A.

    contratação de serviço de gerenciamento de obra, de natureza singular, com empresa de notória especialização.

  • B.

    contratação de instituição brasileira incumbida estatutariamente de pesquisa, com inquestionável reputação ético-profissional e sem fins lucrativos.

  • C.

    aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

  • D.

    aquisição de bens destinados exclusivamente a pesquisa científica e tecnológica com recursos concedidos por instituição de fomento a pesquisa credenciada pelo CNPq para esse fim específico.

  • E.

    aquisição de bens e contratação de serviços para atender aos contingentes militares das Forças Singulares brasileiras empregadas em operações de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificadas pelo Comandante da Força.

Quanto a competência prevista na Lei no 9.784/99, que estabelece o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é INCORRETO afirmar que

  • A. inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.
  • B. o ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.
  • C. o ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.
  • D. as decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.
  • E. a competência é renunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
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