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Considere as afirmativas abaixo.
I. O Poder Judiciário pode anular ou revogar um ato administrativo.
II. Os efeitos da revogação do ato administrativo são ex nunc.
III. A revogação do ato administrativo pressupõe sua validade.
IV. Quando praticada pela Administração, a revogação de um ato administrativo gera efeitos ex tunc.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Segundo expressamente dispõe a Constituição brasileira, a administração pública direta e indireta, para decidir qualquer processo administrativo, deve observar os princípios da
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
legalidade, eficiência, interesse público e motivação.
moralidade, publicidade, igualdade e dignidade da pessoa humana.
proporcionalidade, eficácia, do contraditório e do devido processo legal.
moralidade pública, eficácia, razoabilidade e do interesse social.
No que se refere ao uso e ocupação do solo, considere:
I. O ato que consubstancia a transferência do uso de certo bem de um órgão (Secretaria Municipal das Finanças), para outro (Secretaria Municipal da Educação) da mesma pessoa política, para que o utilize segundo sua natureza e fim, por tempo certo ou indeterminado.
II. O ato pelo qual a Administração Pública Municipal outorga a alguém, que para isso tenha interesse, independentemente de lei autorizadora e a título precário, o uso privativo de um bem que lhe pertence, mediante certas condições.
As hipóteses acima dizem respeito, respectivamente, a
cessão de uso e permissão de uso.
aforamento e concessão de direito real de uso.
permissão de uso e cessão de uso.
concessão de direito real de uso e autorização de uso.
autorização de uso e locação.
A licitação para aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação, em que a disputa é feita por meio de propostas e lances em sessão pública, é denominada
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
No que diz respeito aos poderes administrativos, considere as proprosições abaixo.
I. O poder disciplinar traduz-se na possibilidade de a Administração Pública apurar e punir as infrações funcionais praticadas pelos agentes públicos.
II. O poder de polícia é aquele de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, direitos e atividades dos particulares, em benefício do interesse coletivo.
III. A distribuição e escalonamento das funções dos órgãos públicos, bem como a ordenação e revisão da atuação dos agentes, são características do poder regulamentar.
IV. A faculdade conferida ao administrador de extrapolar os limites legais ou agir em desacordo com o ordenamento jurídico, decorre do poder discricionário.
Está correto o que contém APENAS em
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Se a autoridade competente remove determinado agente público apenas por razões de desavenças pessoais entre eles, alegando, contudo, conveniência da Administração Pública, está caracterizado o
regular procedimento punitivo vinculado
excesso de poder
exercício do poder discricionário
exercício do poder regulamentar
desvio de poder
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A perda dos direitos políticos, dentre outras hipóteses constitucionais, ocorrerá em caso de
sentença judicial que reconhece a incapacidade civil absoluta.
cancelamento da naturalização por sentença judicial transitada em julgado, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.
condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.
reconhecida prática de ato de improbidade administrativa, por meio de decisão judicial.
decisão administrativa que declara a incapacidade civil relativa.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O servidor público responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, sendo certo que a
indenização de prejuízo dolosamente causado a terceiro poderá, em qualquer caso, ensejar na penhora da remuneração do servidor público, não cabendo ação regressiva.
obrigação de reparar o dano não se estende aos sucessores.
responsabilidade civil decorre apenas de ato, omissivo ou comissivo, doloso e que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
responsabilidade administrativa será afastada, caso ocorra absolvição criminal sob o fundamento de negativa da existência do fato.
indenização de prejuízo dolosamente causado ao erário poderá ensejar desconto na folha de pagamento, ainda que o servidor possua bens penhoráveis.
São requisitos para a quebra do sigilo fiscal e bancário dentre outros:
autorização judicial e facultatividade da manutenção do sigilo.
determinação de Comissão Parlamentar de Inquérito e individualização do investigado e o objeto da investigação.
determinação da Receita Federal ou do Banco Central e dispensabilidade dos dados em poder desses órgãos.
autorização judicial exclusiva e integral observância do princípio do contraditório em qualquer fase da investigação.
requisição do Ministérios Público e utilização dos dados obtidos para qualquer investigação.
Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, a respeito das licenças, considere as proposições abaixo.
I. O servidor público poderá licenciar-se por prazo indeterminado e sem remuneração para o fim de acompanhar companheiro que foi deslocado para o exterior.
II. O servidor público ocupante de cargo em comissão terá direito a licença para tratar de interesses particulares pelo prazo de até 3 (três) anos, desde que não esteja em estágio probatório.
III. Ao servidor público que necessita afastar-se das suas funções para cuidar de um filho doente, a licença poderá ser concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo, até 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogada por até 30 (trinta) dias.
IV. Ao servidor público que necessita afastar-se das suas funções para cuidar do cônjuge doente, a licença será concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo, por até 90 (noventa) dias.
V. A qualquer tempo, o servidor público poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
I e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
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