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A presunção de legitimidade ou de veracidade é um dos atributos do ato administrativo. Desta presunção decorrem alguns efeitos, dentre eles a
Em suas atividades, sabe-se que a Administração pública está sujeita a controles interno e externo. Desta forma, é correto afirmar que o controle
Nos termos da Lei nº 8.112/90, as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior
serão obrigatoriamente compensadas, porém não consideradas como efetivo exercício.
serão obrigatoriamente compensadas, sendo assim consideradas como efetivo exercício.
poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.
poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, porém não consideradas como efetivo exercício.
poderão ser compensadas a critério da chefia mediata, não sendo consideradas como efetivo exercício.
Considere a Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal, abaixo transcrita, que cuida do desfazimento do ato administrativo, para responder a questão.
A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. É correto afirmar que o desfazimento do ato administrativo também pode ser feito pelo Poder Judiciário,Um auditor, ao analisar a aquisição de armários para uma biblioteca pública municipal, constatou que não foi realizada licitação para este fim. Esta foi a única compra de armários feita pela administração pública municipal no período e seu valor foi de R$ 7.500,00. Com base na Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores, neste caso,
houve indício de irregularidade, pois a licitação deve ocorrer na modalidade concorrência.
não houve indício de irregularidade, pois a licitação é inexigível.
houve indício de irregularidade, pois a licitação deve ocorrer na modalidade leilão.
houve indício de irregularidade, pois a licitação deve ocorrer na modalidade tomada de preço.
não houve indício de irregularidade, pois a licitação é dispensável.
A respeito dos atos administrativos, é correto afirmar que
o mérito do ato administrativo corresponde ao juízo de conveniência e oportunidade presente nos atos discricionários.
os atos vinculados comportam juízo de conveniência e oportunidade pela Administração, que pode revogá-los a qualquer tempo.
os atos discricionários não são passíveis de revogação pela Administração, salvo por vício de legalidade.
a discricionariedade corresponde ao juízo de conveniência e oportunidade presente nos atos vinculados.
os atos vinculados são passíveis de anulação pela Administração, de acordo com juízo de conveniência e oportunidade.
As autarquias integram a Administração indireta. São pessoas
políticas, com personalidade jurídica própria e têm poder de criar suas próprias normas.
dos fins e atividades é autorizada por lei, autônomas e não sujeitas à tutela da Administração direta.
jurídicas de direito semi-público, porque sujeitas ao regime jurídico de direito público, excepcionada a aplicação da lei de licitações.
políticas, com personalidade jurídica própria, criadas por lei, com autonomia e capacidade de autoadministração, não sujeitas, portanto, ao poder de tutela da Administração.
jurídicas de direito público, criadas por lei, com capacidade de autoadministração, mas sujeitas ao poder de tutela do ente que as criou.
Distinguem-se as autarquias das sociedades de economia mista que exploram atividade econômica, dentre outras características, em função de
não serem dotadas de autonomia e personalidade jurídica própria, embora submetidas ao regime jurídico de direito privado.
seu regime jurídico de direito público, exceto quanto ao processo de execução ao qual se submetem, típico do direito privado.
sua criação ser autorizada por lei, bem como por se submeterem tanto ao regime jurídico público, quanto ao regime jurídico privado.
serem criadas por lei, bem como em função de seu regime jurídico de direito público.
se submeterem a processo especial de execução, que excetua o regime dos precatórios, embora não afaste a prescritibilidade de seus bens.
A obrigatoriedade de licitação norteia as relações da Administração pública, devendo ser promovida para garantia da igualdade de competição entre os vários interessados no objeto que pretende a Administração pública contratar. Essa obrigação legal
Representam condutas do servidor que correspondem, respectivamente, a um DEVER e a uma PROIBIÇÃO expressamente previstos na Lei nº 8.112/90:
representar contra abuso de poder e participar de gerência de sociedade privada comercial.
trabalhar em horário estendido quando o interesse público assim o exigir e exercer mandato junto a repartições públicas.
trabalhar em horário estendido quando o interesse público assim o exigir e manter seu cônjuge sob sua chefia imediata.
atender com presteza e prestar informações ao público em geral e manifestar opinião sobre questão política.
ausentar-se do serviço quando necessário e participar de gerência de sociedade privada comercial quando em licença para tratar de interesses particulares.
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