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Direito Administrativo - Licitação Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinalar a alternativa correta.
A alienação de imóveis da administração direta e indireta depende de autorização legislativa.
As agências reguladoras, por sua condição especial, não estão sujeitas à licitação para obras e serviços de engenharia.
Na concorrência, não é obrigatória a publicação do Edital, mas, sim, a sua divulgação, mediante aviso resumido, com notícia de abertura da licitação, através da imprensa particular e ofi cial.
No caso de empate entre os licitantes, deverá a Comissão determinar o vencedor pela comparação de vantagens oferecidas e não solicitadas no Edital. Persistindo o empate, proceder-se-á ao sorteio.
A Administração deverá realizar nova licitação, na modalidade concorrência, para construir mais trinta metros de uma estrada de 500 metros, cujo projeto inicial se mostrou insufi - ciente.
Direito Administrativo - Licitação Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Para contratação de bens e serviços de informática, a Administração Pública adotará, obrigatoriamente, o tipo de licitação:
convite.
pregão.
maior lance.
menor preço.
técnica e preço.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
A respeito da teoria geral do órgão, pode-se afirmar:
O órgão se confunde com o agente público.
O agente público age como representante da pessoa jurídica, à semelhança do curador dos incapazes.
As pessoas jurídicas expressam sua vontade através de seus próprios órgãos, que atuam por meio de seus agentes, pessoas físicas.
Os órgãos públicos possuem personalidade jurídica de direito público interno.
O agente público age como mandatário da pessoa jurídica.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
São órgãos públicos independentes:
Assembléia Legislativa, Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Procuradoria Geral do Estado.
Ministério da Fazenda, Procuradoria da Fazenda Nacional e Advocacia-Geral da União.
Presidência da República, Congresso Nacional e os Tribunais Regionais Federais.
União, Estados membros, Distrito Federal e Municípios.
União, Estados membros, Distrito Federal, Municípios e Territórios.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinalar a alternativa correta.
A contratação direta implica, por si somente, o reconhecimento da inexigibilidade licitatória.
Convocado a assinar o contrato, a recusa injustifi cada do adjucatário caracteriza o descumprimento total da obrigação, sujeitandoo às penalidades legalmente estabelecidas.
A licitação é dispensável, entre outras hipóteses que constituem numerus clausus, quando for inviável a competição.
São situações características de inexigibilidade, os estados de guerra, grave perturbação da ordem e de emergência ou calamidade pública.
Com a homologação, que sucede à adjudicação de seu objeto ao vencedor, encerra-se o procedimento licitatório.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinalar a alternativa correta.
A duração dos contratos administrativos, em regra, está adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários.
À Administração é permitido alterar unilateralmente o contrato administrativo, desde que seja mantida a intangibilidade da equação econômico-fi nanceira e haja expressa previsão no contrato.
Pode pleitear juridicamente a rescisão do contrato administrativo a empresa que teve ordem escrita de suspensão da execução contratual por noventa dias, aplicável a exceção de contrato não cumprido, prevista no art. 477, do Código Civil.
O contrato administrativo poderá ser fi rmado com prazo indeterminado quando se tratar de serviços continuados.
A escolha da garantia, pela Administração Pública, nas contratações de obras, serviços e compras, deverá recair exclusivamente sobre uma das modalidades enumeradas na Lei.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinalar a alternativa correta.
A duração do contrato de concessão de serviço público não pode ser superior a dez anos, salvo o caso de prorrogação, na forma da lei e previsão contratual.
No caso de empresa individual, o falecimento do seu titular não implica extinção da concessão.
A Administração Pública concedente, por motivo de interesse público e mediante ato de reversão, pode promover a retomada coativa do serviço.
Os concessionários de serviços públicos poderão declarar a utilidade pública, para fi ns de desapropriação, mediante autorização expressa constante do contrato de concessão.
O concessionário não pode paralisar a prestação do serviço público, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, até o trânsito em julgado da decisão judicial proferida na ação judicial de rescisão contratual, especialmente intentada para esse fim.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Sobre licitações e contratos, assinale a alternativa incorreta.
Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.
Para fins de pregão, consideram-se bens e serviços comuns, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.
No pregão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 20% (vinte por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor.
A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinale a alternativa incorreta, no que se refere aos princípios que regem a Administração Pública.
A nomeação de parente para prover cargo público em comissão, de livre nomeação e exoneração, não afronta qualquer princípio administrativo, desde que preenchidos os requisitos legais.
O Tribunal de Contas é um dos órgãos responsáveis pela fiscalização do princípio da economicidade.
A exigência de concurso público de provas ou de provas e títulos para o acesso a cargo e emprego público é decorrência do princípio da impessoalidade.
O contraditório e a ampla defesa são princípios que devem ser observados pela Administração Pública.
A possibilidade de formalização de contrato de gestão e a instituição de organizações sociais e agências executivas consagram o princípio da eficiência.
Direito Administrativo - Serviço Público - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Com relação ao serviço de concessão e permissão da prestação de serviço público, assinale a alternativa incorreta.
Extinta a concessão, haverá a imediata assunção do serviço pelo poder concedente, procedendo-se aos levantamentos, avaliações e liquidações necessárias.
A assunção do serviço autoriza a ocupação das instalações e a utilização, pelo poder concedente, de todos os bens reversíveis.
A reversão no advento do termo contratual não gera direito de indenização à concessionária.
Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo de concessão, por motivo de interesse público.
A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão.
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