Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à responsabilidade civil, penal e administrativa decorrente do exercício do cargo, emprego ou função pública, analise as afirmativas a seguir:
I. O funcionário público, condenado na esfera criminal, poderá ser absolvido na esfera civil e administrativa, prevalecendo a regra da independência entre as instâncias.
II. A absolvição judicial do servidor público repercute na esfera administrativa se negar a existência do fato ou excluí-lo da condição de autor do fato.
III. A Administração Pública pode demitir funcionário público por corrupção passiva antes de transitado em julgado da sentença penal condenatória.
IV. A absolvição do servidor público, em ação penal transitada em julgado, por não provada a autoria, implica a impossibilidade de aplicação de pena disciplinar administrativa, porém permite a ação regressiva civil para ressarcimento de dano ao erário.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Quanto à finalidade, é caracterizado como vício do ato administrativo:
a função de fato.
a inexistência de motivos.
o desvio de poder.
o excesso de poder.
o objeto impossível.
Os atos administrativos, quanto à intervenção da vontade administrativa, podem ser classificados como atos:
simples.
perfeitos.
consumados.
constitutivos.
gerais.
São hipóteses que representam o exercício do controle político do Poder Legislativo sobre a Administração Pública, exceto:
a competência para apuração de irregularidades pelas Comissões Parlamentares de Inquérito.
a competência para o controle de legitimidade das despesas, que, a despeito da sua legalidade, não atendam a ordem de prioridade estabelecida no plano plurianual.
a competência do Congresso para apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.
a competência do Congresso Nacional para sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.
a competência do Senado Federal para processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
Após a devida publicação do aviso contendo o resumo do edital de uma licitação na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço, o administrador público estadual poderá realizar o certame, de acordo com a Lei Federal 8666/93, no prazo de:
8 (oito) dias úteis.
10 (dez) dias.
15 (quinze) dias.
30 (trinta) dias.
60 (sessenta) dias.
É dispensável a licitação:
nos casos de emergência ou de calamidade pública para parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, podendo ser prorrogado uma única vez.
para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, mediante parecer de comissão especialmente designada pela autoridade máxima do órgão.
para locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 350 m2 (trezentos e cinquenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública.
para a contratação de serviços técnicos relativos à treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, com profissionais ou empresas de notória especialização.
para contratação de obra complementar, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.
Os serviços municipais de calçamento se traduzem como:
individuais.
gerais.
administrativos.
industriais.
próprios.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2009
Na hipótese de automóvel que venha a cair em buraco, na via pública, gerando dano ao seu proprietário, o Poder Público deverá ser acionado no prazo de:
1 ano.
2 anos.
3 anos.
4 anos.
5 anos.
Assinale a alternativa que indique o binômio que representa servidores públicos.
Servidores temporários / Servidores estatutários.
Servidores estatutários / Militares.
Agentes políticos / Particulares em colaboração com o Poder Público.
Militares / Agentes políticos.
Particulares em colaboração com o Poder Público / Empregados públicos.
No que tange aos Consórcios Públicos, assinale a afirmativa incorreta.
Podem instituir servidão administrativa, mas não podem deflagrar o processo expropriatório.
Têm aptidão jurídica para firmar convênios, contratos ou acordos de qualquer natureza.
Podem ser contratados pela administração direta e indireta dos entes da federação consorciados, dispensada a licitação.
Têm competência para outorgar concessão, permissão ou autorização de obras ou serviços públicos.
Podem realizar licitação para a celebração de contratos administrativos por órgãos ou entidades dos entes consorciados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...