Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A União, mediante a Lei n.º 8.666/1993, regulamentou a Constituição Federal no que atine a licitações e contratações da administração pública. A respeito desse texto legal, assinale a alternativa correta.
Acerca das modalidades de contratos, aquelas destinadas a construções, reformas ou ampliações, bem como a fabricação de produtos, chamam-se
A Constituição Federal determina que, ressalvados os casos especificados na legislação, obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública. A respeito de licitações, assinale a alternativa correta.
As sociedades de economia mista que explorem atividade econômica, porque sujeitas ao regime próprio das empresas privadas, não se submetem às normas constantes da Lei de Licitações.
Pregão é a modalidade de licitação em que, para julgamento e classificação das propostas, que ocorre antes da habilitação, será adotado o critério de menor preço.
A adjudicação ao vencedor do objeto da licitação obriga a Administração a celebrar imediatamente o respectivo contrato.
Compete à União, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre normas de licitação.
Tomada de preços é a modalidade de licitação na qual poderão participar somente os interessados que obtiverem seu cadastramento prévio.
Segundo a Lei n.º 8.666/1993, é hipótese de utilização da contratação direta a contratação
Ainda com base na Lei n.º 8.666/1993, é(são) requisito(s) essencial(is) dos instrumentos convocatórios
Depois de praticado determinado ato, ficou constatado que a matéria de fato ou de direito em que se fundamentou o ato era juridicamente inadequada ao resultado pretendido. Nessa situação, é correto afirmar que o requisito do ato administrativo atingido foi
o motivo.
o objeto.
a competência.
a forma.
a finalidade.
Os poderes administrativos, antes de se constituírem prerrogativas, consubstanciam verdadeiros deveres administrativos, sendo certo que cabe à administração pública exercê-los corretamente, nos estritos limites da lei. Acerca dos poderes conferidos à administração pública, assinale a alternativa correta.
O ato de uma autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertência a um servidor subordinado, por inobservância de certo dever funcional, está inserido no contexto do exercício regular dos poderes regulamentar e hierárquico.
Se uma autoridade remove um servidor apenas por motivo de desavenças pessoais entre eles, alegando, contudo, conveniência da administração, fica caracterizado o excesso de poder.
A atividade do Estado em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público é traço marcante do poder disciplinar.
O poder regulamentar traduz-se na possibilidade de a administração pública apurar e punir as infrações praticadas pelos agentes públicos.
Na administração pública, uma autoridade pode controlar o mérito e a legalidade dos atos praticados por seus subordinados.
Depois de praticado determinado ato, ficou constatado que a matéria de fato ou de direito em que se fundamentou o ato era juridicamente inadequada ao resultado pretendido. Nessa situação, é correto afirmar que o requisito do ato administrativo atingido foi
o motivo.
o objeto.
a competência.
a forma.
a finalidade.
A respeito de fundação, sociedade de economia mista e empresa pública, assinale a alternativa incorreta.
As empresas públicas são constituídas exclusivamente por capital público.
As sociedades de economia mista e as empresas públicas podem gozar de privilégios fiscais extensivos às do setor privado.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma empresa pública regida predominantemente pelo direito público.
As fundações instituídas pelo poder público, com personalidade jurídica de direito público, têm as mesmas características das empresas públicas.
As sociedades de economia mista devem adotar obrigatoriamente a forma de sociedade anônima; enquanto a empresa pública, qualquer forma societária.
A administração pública é a atividade que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos, bem como é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa. Considerando que a administração pública pode realizar suas atividades direta ou indiretamente, assinale a alternativa incorreta.
A autarquia é pessoa jurídica de direito público.
A empresa pública, que explora atividade econômica, sujeita-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas.
As fundações públicas são dotadas exclusivamente de personalidade jurídica de direito público.
A criação de sociedades de economia mista depende de autorização em lei específica.
A empresa pública, pessoa jurídica de direito privado, será constituída sob qualquer forma jurídica e com capital exclusivamente público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...