Lista completa de Questões de Direito Civil do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta.
São consumíveis os bens móveis cujo uso não importa destruição da própria substância.
São fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
Bens indivisíveis são os que se podem fracionar sem diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se destinam.
Os bens naturalmente divisíveis não podem tornar-se indivisíveis por determinação da lei ou por vontade das partes.
Não são singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais.
Assinale a alternativa correta.
Constituto possessório é a alteração da titularidade na posse.
O sucessor universal não continua de direito a posse do seu antecessor.
O possuidor de má-fé não responde pelos frutos colhidos e percebidos.
O possuidor de boa-fé responde pela perda ou deterioração da coisa, mesmo que não der causa.
O possuidor de má-fé não responde pela perda ou deterioração da coisa, ainda que acidentais.
Assinale a alternativa correta.
Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária. Os bens que formam essa universalidade podem ser objeto de relações jurídicas próprias.
Não constitui universalidade de direito o complexo de relações jurídicas de uma pessoa, dotadas de valor econômico.
Não são pertenças os bens que, constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro.
Os negócios jurídicos que dizem respeito ao bem principal abrangem as pertenças, ainda que o contrário resultar da manifestação de vontade ou das circunstâncias do caso.
Os frutos e produtos ainda não separados do bem principal não podem ser objeto de negócio jurídico.
Assinale a alternativa correta.
Em qualquer hipótese, consideram-se dominicais os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito privado a que se tenha dado estrutura de direito privado.
São bens particulares os dominicais, que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.
São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.
São bens de uso particular os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças.
São bens particulares os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.
Os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências da lei.
Os bens públicos estão sujeitos a usucapião, sendo, portanto, prescritíveis e penhoráveis.
O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito.
O uso comum dos bens públicos pode ser retribuído.
Leia as afirmações sobre responsabilidade civil.
I. Há atos lesivos que não são ilícitos.
II. Não haverá nexo causal se o evento se der por culpa exclusiva da vítima, mas se houver culpa concorrente da vítima, a indenização será devida proporcionalmente em razão da culpa da vítima e do agente.
III. Os fatos inevitáveis eliminam a culpa, fazendo cessar a responsabilidade.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.
Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
Não é de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.
Um dos princípios estabelecidos por lei, que devem ser observados no ato da execução ou conclusão de um contrato, é a boa-fé das partes contratantes. O princípio da boa-fé tem base na(o)
O profissional médico que causar dano a um paciente, no exercício de sua atividade profissional, pagará indenização correspondente a
I - despesas com o funeral e a prestação de alimentos à família no caso de homicídio, independente de culpa; II - despesas com o tratamento até o fim da convalescença por lesão ou ofensa à saúde, quando comprovada a culpa; III - pensão vitalícia no valor do trabalho para o qual se inabilitou, ou diferença deste, quando comprovada a culpa; IV - valor correspondente aos lucros cessantes que o lesado demonstre haver sofrido, quando comprovada a culpa. De acordo com o Código Civil, estão corretas APENASCom relação à Lei de Introdução ao Código Civil e às normas do direito brasileiro, julgue os itens a seguir.
O Código Civil entrosa o conceito de capacidade de direito com o de personalidade, de maneira que o homem, tendo personalidade jurídica, também possui capacidade para ser titular de direitos e obrigações na ordem civil. Assim, os conceitos de capacidade de direito e de personalidade jurídica se equivalem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...