Lista completa de Questões sobre Fatos Jurídicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se a decadência for convencional, nos termos preconizados pelo Código Civil Brasileiro, a parte a quem aproveita pode alegá-la
em qualquer grau de jurisdição, e o juiz poderá suprir a alegação.
em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação.
até o término do prazo para contestação, mas o juiz não pode suprir a alegação.
até o término do prazo para contestação, e o juiz poderá suprir a alegação.
até a data da prolação da sentença de primeiro grau, mas o juiz não pode suprir a alegação.
Considere as seguintes assertivas sobre a Nulidade e Anulabilidade dos atos jurídicos:
I. Se o negócio jurídico nulo contiver os requisitos de outro, subsistirá este quando o fim a que visavam as partes permitir supor que o teriam querido, se houvessem previsto a nulidade. II. Tratando-se de negócio anulável é escusada a confirmação expressa, quando o negócio já foi cumprido em parte pelo devedor, ciente do vício que o inquinava. III. É de cinco anos o prazo de decadência para pleitear- se a anulação do negócio jurídico, contado no caso de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou lesão, do dia em que se realizou o negócio jurídico. Está correto o que se afirma emI, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um Defeito do Negócio Jurídico.
No que concerne à nulidade e anulabilidade dos atos jurídicos, é correto afirmar:
O ato anulável pode ser ratificado pelas partes, salvo direito de terceiro, mas a ratificação não retroage à data da celebração do ato.
A parte poderá reclamar o que, por uma obrigação anulada, pagou a um incapaz, mesmo se não provar que reverteu em proveito dele a importância paga.
A invalidade parcial de um negócio jurídico sempre prejudicará a parte válida.
A invalidade dos atos por incapacidade relativa do agente ou por vício resultante de erro, dolo, coação, simulação ou fraude, não tem efeito antes de julgada por sentença, e poderá ser pronunciada de ofício pelo juiz.
A invalidade da obrigação principal implica o das obrigações acessórias, mas a destas não induz a da obrigação principal.
Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta. Neste caso, para a propositura de ação de anulação do negócio jurídico, deverá ser observado o seguinte prazo:
Tício é Tabelião de um determinado Cartório de Notas e Protestos de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro. Mauro compareceu em um determinado dia para elaboração de uma procuração pública para sua irmã vender um imóvel de sua propriedade situado na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Realizada a escritura Mauro não pagou as custas e emolumentos inerentes ao ato. Neste caso, para cobrança das custas e emolumentos, o Tabelião Tício terá o prazo prescricional de
02 anos.
01 ano.
03 anos.
04 anos.
05 anos.
Sobre a prescrição, é correto afirmar:
Quanto à forma e à prova dos atos jurídicos, é INCORRETO afirmar:
A recusa à perícia médica ordenada pelo juiz poderá suprir a prova que se pretendia obter com o exame.
A prova não supre a ausência do título de crédito, ou do original, nos casos em que a lei ou as circunstâncias condicionarem o exercício do direito à sua exibição.
Os livros e fichas dos empresários e sociedades provam contra as pessoas a que pertencem, e, em seu favor, quando, escriturados sem vício extrínseco ou intrínseco, forem confirmados por outros subsídios.
Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal só se admite nos negócios jurídicos cujo valor não ultrapasse o décuplo do maior salário mínimo vigente no País ao tempo em que foram celebrados.
As presunções, que não as legais, são admitidas nos casos em que a lei exclui a prova testemunhal.
Sobre a prova no Direito Civil, é correto afirmar:
Em relação às normas sobre prescrição, decadência e negócio jurídico, julgue os itens subsequentes.
Negócio jurídico bifronte é o que tanto pode ser gratuito quanto oneroso, cabendo às partes contratantes convencionarem como ele irá ocorrer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...