Lista completa de Questões sobre Pessoas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às pessoas jurídicas, julgue os itens subsequentes.
O prazo decadencial para anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado é de três anos, no caso de defeito do ato constitutivo.
Com relação às pessoas jurídicas, julgue os itens subsequentes.
Os estados e os territórios têm por domicílio as suas respectivas capitais.
Com relação às pessoas jurídicas, julgue os itens subsequentes.
A existência legal das pessoas jurídicas de direito privado se inicia com o exercício da atividade.
Acerca da personalidade e da capacidade das pessoas naturais, assinale a opção correta.
Segundo expressa previsão do Código Civil, os índios são incapazes relativamente a certos atos ou à maneira de exercê-los.
Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, de alguém que, feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.
A incapacidade dos menores de idade cessa pela concessão necessária de ambos os pais, mediante instrumento público, após prévia homologação judicial.
Com exceção dos absolutamente incapazes, toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os excepcionais sem desenvolvimento mental completo e os pródigos.
Assinale a opção correta em relação às pessoas jurídicas.
Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, sendo desnecessária, em qualquer caso, a autorização do poder público; todas as alterações por que passar o ato constitutivo devem ser averbadas no registro.
Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz determinar que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos sócios da pessoa jurídica.
São livres a criação, a organização e a estruturação interna das organizações religiosas, sendo vedado ao poder público negarlhes reconhecimento, que pode, entretanto, negar os atos necessários ao funcionamento regular de suas atividades.
As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis pelos atos dos seus agentes que, nessa qualidade, causem danos a terceiros, ressalvado o direito regressivo contra os causadores do dano, independentemente de ter havido, por parte destes, culpa ou dolo.
Os atos dos administradores, exercidos nos limites dos seus poderes, o que é definido no ato constitutivo, obrigam a pessoa jurídica. Se a pessoa jurídica tiver administração coletiva, as decisões se tomarão pela maioria de votos dos presentes, não podendo o ato constitutivo dispor de modo diverso.
A respeito das associações e das fundações, assinale a opção correta.
Constituída a fundação por qualquer modalidade de negócio jurídico, ao instituidor é facultado transferir-lhe a propriedade sobre os bens dotados, e, se não o fizer, esses bens serão registrados, em nome da fundação, por ato unilateral dos fundadores.
Para que se possa alterar o estatuto da fundação é necessário que a reforma seja deliberada por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação, independentemente de manifestação do Ministério Público (MP).
Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins econômicos, havendo entre os associados direitos e obrigações recíprocos.
A exclusão do associado só é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto da associação.
Para criar uma fundação, entidade de fins exclusivamente religiosos ou culturais, o seu instituidor fará dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destinam, e declarando, obrigatoriamente, a maneira de administrá-los.
Considerando aqueles que são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer, assinale a alternativa CORRETA:
Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.
Os menores de dezesseis anos.
Os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.
Os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
Os ébrios eventuais.
Considere as seguintes assertivas referentes à competência do tutor:
I. Representar o menor, até os dezesseis anos, nos atos da vida civil e assisti-lo, após essa idade, nos atos em que for parte.
II. Receber as rendas e pensões do menor, e as quantias a ele devidas.
III. Fazer as despesas de subsistência e educação, bem como as de administração, conservação e melhoramentos dos bens do menor.
IV. Alienar os bens do menor destinados à venda.
V. Promover-lhe, mediante preço conveniente, o arrendamento de bens de raiz.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Apenas a assertiva I.
Apenas as assertivas IV e V.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas I e III.
Conforme estatui o art. 73 do CC, o domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, será o lugar:
onde for encontrada.
de seu representante legal.
do seu domicílio eleitoral ou local em que votou a última vez.
em que tenha praticado atos da vida civil.
do último ponto do território brasileiro onde esteve
São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil
os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido.
os ébrios habituais.
os pródigos.
os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.
os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...