Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A Constituição da República Federativa do Brasil de 5/10/1988 estabeleceu como regra a não-intervenção nos entes federativos, todavia, excepcionalmente admite a intervenção. O estado poderá intervir no município:
São assegurados à categoria dos trabalhadores domésticos o direito, dentre outros,
à proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
à licença-paternidade, nos termos fixados em lei.
à remuneração do serviço extraordinário, superior, no mínimo a cinqüenta por cento à do normal.
ao salário-família, pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda, nos termos da lei.
ao reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.
Direito Constitucional - Organização Político Administrativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
De acordo com aConstituição Federal, a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende:
I - a União;
II - os Estados;
III - o Distrito Federal;
IV - os Municípios.
Estão corretos os itens:
Considerando a evolução na interpretação e concretização dos direitos e das garantias individuais no âmbito da jurisdição constitucional das liberdades, julgue os itens a seguir.
A matéria acerca dos efeitos da decisão no mandado de injunção não está solucionada em definitivo no âmbito do STF. Controverte-se a possibilidade de a prestação jurisdicional não se limitar à declaração da mora legislativa, mas de assegurar, no caso concreto, o exercício do direito pleiteado, bem assim de fixar prazo ao órgão do qual emana a omissão.
Direito Constitucional - Tribunais e Juízes Estaduais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da organização dos órgãos componentes da justiça federal, na forma em que é prevista pela CF, julgue os itens subseqüentes.
Cada estado, bem como o DF, constitui uma seção judiciária que tem por sede a respectiva capital e varas localizadas segundo o estabelecido em lei.
Direito Constitucional - TST, TRTs e Juízes do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, acerca dos Poderes Legislativo e Judiciário e da fiscalização contábil, financeira e orçamentária da União.
As ações de trabalhadores contra sindicatos são julgadas pela justiça comum, já que não haveria, nessa hipótese, relação de trabalho a atrair a competência da justiça trabalhista.
Ao se conceder o benefício assistencial da renda vitalícia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistência estará sendo aplicado, especificamente, o princípio da
eqüidade na forma de participação no custeio.
universalidade do atendimento.
universalidade da cobertura.
distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
diversidade da base de financiamento.
São órgãos da Justiça Federal:
os Juízes Federais;
o Superior Tribunal Militar e o Tribunal Superior do Trabalho;
as Juntas Eleitorais;
o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
Direito Constitucional - Administração Pública - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
São princípios constitucionais da Administração Pública direta e indireta, de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
Nas questões de 01 a 03, assinale a opção correta.
Sendo os direitos fundamentais cláusulas pétreas, é inadmissível toda emenda à Constituição que sobre eles disponha.
É constitucionalmente legítima a taxa judiciária calculada sem limite sobre o valor da causa.
É inconstitucional a lei distrital que vincule reajuste de vencimentos de servidores públicos do Distrito Federal a índices federais de correção monetária.
É inconstitucional a correção monetária no pagamento com atraso dos vencimentos dos servidores públicos distritais, estaduais ou municipais.
Em face do princípio constitucional da irretroatividade das leis, é inconstitucional o diploma legal que confere vantagem a servidor público, estabelecendo que a mesma é devida desde data anterior à edição da própria lei.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...