Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, acerca de direito constitucional.
Compete à Câmara Municipal do município de Vitória-ES exercer, mediante controle externo, a fiscalização contábil e orçamentária da administração direta desse município, bem como das autarquias e empresas públicas municipais.
É correto afirmar:
Ao Ministério Público é assegurado autonomia funcional, administrativa e financeira.
As decisões do Ministério Público fundadas em sua autonomia funcional , administrativa e financeira têm eficácia e executoriedade após aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
As propostas orçamentárias do Ministério Público são elaboradas dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias da União e encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado para aprovação
As propostas orçamentárias do Ministério Público são elaboradas pelo Poder Executivo, aprovadas pelo Ministério Público e submetidas ao Poder Legislativo.
As decisões do Ministério Público fundadas em sua autonomia funcional e administrativa somente têm validade, eficácia e executoriedade após aprovadas pelo Poder Legislativo.
Em conformidade com a Constituição Federal, a previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:
cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;
proteção ao trabalhador em qualquer situação de desemprego;
salário-família para os dependentes dos segurados, independentemente do nível de renda;
auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados, independentemente do nível de renda;
pensão por morte do segurado, ao cônjuge ou companheiro, excetuando-se demais dependentes.
Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com a regras constitucionais aplicáveis ao controle externo no âmbito federal, julgue os seguintes itens.
Segundo entendimento atual do Supremo Tribunal Federal (STF), o TCU não dispõe de competência para julgar as contas dos responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos das empresas públicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica.
Direito Constitucional - Finanças Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos dispositivos constitucionais relativos ao orçamento, à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e ao plano plurianual (PPA), julgue os itens que se seguem.
Uma empresa estatal deve ter o seu orçamento de capital presente no orçamento de investimento das estatais e o seu orçamento corrente, no orçamento fiscal.
Direito Constitucional - Garantias Fundamentais (Remédios Constitucionais) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
O habeas corpus contra ato de procurador da República com atuação em primeiro grau de jurisdição da Seção Judiciária do Distrito Federal é julgado pelo seguinte órgão jurisdicional:
Superior Tribunal de Justiça.
Tribunal Regional Federal com jurisdição sobre o Distrito Federal.
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Juiz de Direito da Justiça comum de primeira instância do Distrito Federal.
Juiz Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a estruturação do sistema tributário brasileiro, julgue os itens a seguir.
As taxas não poderão ter alíquota própria de impostos.
A elaboração da lista sêxtupla para a escolha do membro do Ministério Público para ocupar o quinto constitucional no Tribunal de Justiça do Estado é atribuição legal do(a):
Associação do Ministério Público do Estado do Pará.
Corregedor Geral do Ministério Público.
Colégio de Procuradores de Justiça.
Conselho Superior do Ministério Público.
Procurador Geral de Justiça.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Marque a resposta correta.
Cabe à União instituir imposto sobre grandes fortunas, nos termos de lei ordinária.
O imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários cabe ao Estado em que as operações ocorram; ao Distrito Federal, em relação às operações que ocorram em seu território.
Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir imposto sobre transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.
Compete aos Municípios instituir imposto sobre serviços de transporte municipal e intermunicipal cuja prestação ocorra em seu território ou nele se inicie.
A instituição de contribuições de intervenção no domínio econômico compete exclusivamente à União.
A imunidade tributária, prevista na ordem constitucional brasileira, não veda a cobrança de imposto sobre a seguinte modalidade de entes da federação e fato gerador:
patrimônio – Município – alienações de bens da Petrobras
serviços – Município – prestação de serviços dos partidos políticos
patrimônio – Estado – heranças jacentes recebidas pelo Município
rendas – União – rendas auferidas pelos templos do culto evangélico
rendas – União – rendas auferidas pelas entidades sindicais dos trabalhadores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...