Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atual Constituição assegura vários direitos objeto imediato é a liberdade. Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta. I - direito de locomoção e de pensamento.
II - direito de reunião e de associação.
III - vedação à violação do ato jurídico perfeito.
IV - direito de profissão e de liberdade sindical.
Enquadra-se no texto do enunciado da questão:
Apenas a alternativa III.
As alternativas I, II e III.
As alternativas I, II e IV.
Apenas a alternativa IV.
Ainda sobre o Estado Federal brasileiro, assinale a opção correta.
O federalismo brasileiro adere à teoria de que os Estados-membros são soberanos, dispondo do direito de secessão, ínsito ao princípio consagrado constitucionalmente da auto-determinação dos povos.
Ao se auto-organizarem, os Estados-membros são livres para escolher o sistema de governo, parlamentarista ou presidencialista, que melhor convenha às suas peculiaridades.
Mesmo que o Município situado num Estado da Federação desobedeça uma decisão de um tribunal federal, a União não pode promover a intervenção federal nele.
O Distrito Federal não está sujeito à intervenção federal.
A intervenção federal pode ser decretada pelo Presidente da República ou pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal
O artigo 199 da Constituição Federal, "a assistência à saúde é livre à iniciativa privada", é revelador de que:
As demandas dos movimentos organizados por um sistema público de saúde foram incorporados pela Constituição de 1988 sem qualquer resistência por parte de outros grupos.
Dificuldades e disputas estiveram presentes desde o processo de aprovação e inclusão da saúde como "direito do cidadão e dever do Estado", na Constituição de 1988.
Houve resistência apenas de natureza política de segmentos mais conservadores.
Houve resistência apenas de natureza econômica por parte de multinacionais fabricantes de insumos e medicamentos.
Assinale o Poder, entidade ou órgão que não encontra previsão no sistema maior instaurado pela Constituição de 1988:
Os Tribunais e Conselhos de Contas dos municípios, onde houver, sendo vedada a sua criação após a Constituição de 1988.
A Defensoria Pública estadual.
Os Territórios federais, sendo admitida a sua divisão em municípios.
O Poder Judiciário municipal.
A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e de suas entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida, mediante controle externo, pelo
Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
Senado Federal, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
Tribunal de Contas da União, com o auxílio do Senado Federal.
Tribunal de Contas da União, com o auxílio do Congresso Nacional.
Tribunal de Contas da União, com supervisão do Ministro da Fazenda.
Determinada autoridade administrativa, sem qualquer embasamento legal, recusa-se a fornecer certidão requerida por servidor público para fins de obter sua aposentadoria. De acordo com o que estabelece o preceito constitucional, é cabível, nesse caso:
mandado de injunção;
ação civil pública;
habeas data;
mandado de segurança.
A Constituição Federal garante o direito de propriedade, mas exige que a mesma atenda à sua função social. Sob esses pressupostos, assinale a alternativa que não corresponde ao regime constitucional da propriedade e da desapropriação.
À luz do disposto na CF, assinale a opção correta a respeito do servidor público.
Suponha que um indivíduo, suspeito de sonegar impostos, esteja sendo investigado pela Receita Federal. A esse respeito, assinale a opção correta, à vista do que dispõe a Constituição Federal.
A autoridade fazendária pode determinar a quebra do sigilo bancário e das comunicações telefônicas do investigado, se isso for necessário para a apuração do ilícito.
A pedido da autoridade fazendária, o Ministério Público pode determinar a interceptação das ligações telefônicas do suspeito, desde que haja indícios fortes da prática do delito.
Durante o processo administrativo, antes da imposição de punição ao indivíduo, este deverá ser ouvido e as razões que fornecer deverão ser ponderadas pela autoridade, mesmo que a Administração já disponha de fortes evidências do ilícito.
A autoridade fazendária pode determinar a realização de busca e apreensão de documentos no domicílio ou no local de trabalho do suspeito, com o propósito de colher provas do delito.
A autoridade fazendária pode-se valer de provas obtidas ilicitamente para impor sanções de ordem administrativas ao contribuinte, uma vez que a proibição constitucional de uso de provas ilícitas diz respeito apenas ao processo civil e ao penal, mas não ao processo administrativo.
AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
O Ministério Público compreende:
o Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados.
apenas o Ministério Público da União.
apenas os Ministérios Públicos dos Estados.
apenas os Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...