Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Suponha que uma lei que concede aumento a servidores públicos, depois de três meses de vigência, venha a ser declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal em ação direta de inconstitucionalidade. À vista disso, assinale a opção correta.
Embora a lei seja declarada inconstitucional, os servidores deverão continuar a receber o aumento que ela concedeu, a título de vantagem pessoal nominalmente identificada, à conta do princípio da irredutibilidade de vencimentos.
Porque a declaração de inconstitucionalidade é retro-operante, em princípio, poderá ser demandada dos servidores a devolução do que receberam em virtude da lei inconstitucional.
Por causa do princípio da irredutibilidade de vencimentos, os servidores não deverão repor o que receberam antes de a lei ser declarada inconstitucional.
Porque a declaração de inconstitucionalidade, em regra, produz efeitos a partir da decisão do STF, somente os servidores que ingressarem no serviço público depois do julgamento da ação direta de inconstitucionalidade estarão impedidos de receber a vantagem criada na lei criticada.
A declaração de inconstitucionalidade do STF em ação direta de inconstitucionalidade, porque é abstrata, não produz nenhuma influência sobre a situação dos servidores que vinham recebendo a vantagem.
Podem ser propostas emendas à Constituição por, no mínimo,
metade dos membros do Senado Federal.
metade dos membros do Congresso Nacional.
um terço dos membros da Câmara dos Deputados.
três quartos dos membros da Câmara dos Deputados.
três quartos dos membros do Senado Federal.
Como corolário do respeito aos Direitos Humanos o legislador brasileiro inscreveu entre os direitos e garantias fundamentais expressos na Constituição os seguintes princípios da legislação penal, EXCETO:
Leia a afirmativa a seguir.
De acordo com a Constituição, são estáveis após __________ de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
Marque a opção que preencha corretamente a lacuna.
Suponha que o Supremo Tribunal Federal tenha julgado, no mérito, definitivamente improcedente uma ação declaratória de constitucionalidade. A decisão já transitou em julgado. Com estas informações é seguro e certo afirmar que:
A ação declaratória de constitucionalidade não foi proposta pelo Presidente da República.
A lei é federal ou estadual, mas com certeza não é municipal.
A lei não mais poderá ser aplicada por nenhum órgão do Poder Executivo Federal.
Se a lei era estadual, a ação terá sido proposta pelo Governador do Estado.
O resultado da decisão não cria obstáculo a que a lei venha a ser apreciada por outros órgãos do Judiciário, no exercício do controle incidental de constitucionalidade, e que a lei venha a ser declarada quer constitucional quer inconstitucional pelo julgador.
Com base nas normas da Constituição Federal aplicáveis à Educação, é INCORRETO afirmar que as universidades:
têm autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.
estão impedidas de admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros.
estão sujeitas à observância do princípio de indissociabilidade entre ensi-no, pesquisa e extensão.
devem ministrar o ensino com base em princípios constitucionais, um dos quais é o da garantia de padrão de qualidade.
Aos presos deve ser assegurada a seguinte Garantia Fundamental:
Assinale a opção em que não consta ente ou autoridade legitimado para propor ação direta de inconstitucionalidade.
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Presidente da República
Qualquer partido político com representação no Congresso Nacional
Qualquer sindicato de classe
Procurador-Geral da República
A função social da propriedade é um dos direitos e deveres fundamentais consagrados na Constituição e nas leis brasileiras. Em caso de descumprimento da função social da propriedade rural poderá a União:
Assinale a opção correta.
Como regra, a declaração de inconstitucionalidade de uma lei pelo Supremo Tribunal Federal, em ação direta de inconstitucionalidade, somente produz efeitos a partir da data do julgamento da ação, sendo por isso válidos todos os atos praticados com base na lei até o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade.
O Tribunal de Justiça não tem competência para apreciar ação direta de inconstitucionalidade de lei estadual em face da Constituição Federal.
Mesmo que declarada pelo Supremo Tribunal Federal a validade de uma lei, numa ação declaratória de constitucionalidade, um juiz de primeira instância é livre para declarar a inconstitucionalidade da mesma lei, com base em argumentação não apreciada pelo STF.
Mesmo que declarada pelo Supremo Tribunal Federal a validade de uma lei, numa ação declaratória de constitucionalidade, um juiz de primeira instância é livre para declarar a inconstitucionalidade da mesma lei, com base em argumentação não apreciada pelo STF.
A decisão do Supremo Tribunal Federal, tomada em ação direta de inconstitucionalidade, no sentido da inconstitucionalidade de uma lei federal, somente produz efeitos jurídicos depois de o Senado suspender a vigência da lei.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...