Questões de Direito Constitucional do ano 0000

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Todas as afirmativas sobre a vigência da lei estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A obrigatoriedade da lei não se inicia no dia de sua publicação, salvo se ela assim o determinar.

  • B.

    À revogação parcial da lei dá-se o nome de derrogação.

  • C.

    No Direito Penal, a irretroatividade da lei é a regra, admitindo-se, todavia, hipóteses de retroatividade das normas novas, quando mais brandas.

  • D.

    Se, durante a "vacatio legis", se constatar que a lei contém erros materi-ais, as emendas ou correções terão de ser feitas mediante lei nova.

A respeito da hierarquia das normas, assinale a opção correta.

  • A.

    Emenda à Constituição Federal válida tem o mesmo nível hierárquico das normas constitucionais dispostas pelo Poder Constituinte originário.

  • B.

    Leis complementares federais estão num patamar hierárquico superior ao das leis ordinárias estaduais.

  • C.

    Norma da Constituição Estadual que conflita com lei ordinária federal prevalece sobre esta, no âmbito do Estado-membro, por ser de hierarquia mais elevada.

  • D.

    Pacificou-se a doutrina e a jurisprudência no sentido de que os tratados internacionais de que o Brasil faz parte, quando versam direitos individuais, têm força de normas constitucionais.

  • E.

    Normas de Constituição revogada continuam valendo como normas constitucionais, naquilo que não contrariarem a nova Lei Maior, em face do mecanismo conhecido como recepção.

Assinale a opção correta

  • A.

    Segundo a visão pacificada da doutrina e da jurisprudência, os tratados de que o Brasil faz parte, versando direitos individuais, têm a mesma estatura hierárquica das normas constitucionais.

  • B.

    No texto da Constituição Federal de 1988, há diferença hierárquica entre normas definidas como cláusulas pétreas e as demais normas do Estatuto Político.

  • C.

    No texto da Constituição Federal de 1988, há diferença hierárquica entre normas estatuídas pelo poder constituinte originário e normas acrescentadas ao texto original por meio de emenda constitucional.

  • D.

    Leis ordinárias, leis delegadas, decretos legislativos e medidas provisórias situam-se no mesmo patamar no que tange à hierarquia das normas jurídicas.

  • E.

    O legislador é livre para tratar por meio de lei complementar de qualquer assunto que entenda que, pela sua importância, mereça ser protegido contra mudanças decorrentes do processo legislativo mais simplificado, próprio das leis ordinárias.

Acerca da hierarquia das normas, assinale a opção correta.

  • A.

    As leis federais são, por definição, superiores hierarquicamente às leis estaduais.

  • B.

    Segundo o princípio da unidade da Constituição, as normas constitucionais protegidas como cláusulas pétreas são superiores hierarquicamente às demais normas constitucionais.

  • C.

    Não existe hierarquia entre as normas do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição de 1988 e as normas que compõem o corpo principal da mesma Constituição.

  • D.

    Substituída uma Constituição por outra, as normas da Constituição antiga que não forem, no seu conteúdo, incompatíveis com o novo Texto Magno, continuam em vigor, mas com hierarquia de lei ordinária.

  • E.

    As emendas à Constituição são hierarquicamente inferiores às normas da Constituição editadas pelo Poder Constituinte originário.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Não há diferença hierárquica entre lei complementar e lei ordinária.

  • B.

    Lei ordinária é superior hierarquicamente à medida provisória.

  • C.

    A Constituição permite a edição de lei delegada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, em matérias pertinentes à estrutura do Poder Judiciário.

  • D.

    Decretos legislativos são atos regulamentares, editados pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, para facilitar a execução das leis no âmbito da estrutura interna do Congresso Nacional.

  • E.

    Toda matéria de lei ordinária pode ser objeto de lei delegada.

A respeito das medidas provisórias, é correto afirmar:

  • A. Podem definir crimes e fixar penas.
  • B. Podem dispor sobre assunto de lei complementar.
  • C.

    Nada obsta a que sejam reeditadas logo em seguida à sua rejeição pelo Congresso Nacional.

  • D.

    Por não serem leis, não estão sujeitas ao controle de constitucionalidade abstrato no Supremo Tribunal Federal.

  • E. Podem dispor sobre aumento de tributos.

Sobre a sanção ou veto do Presidente da República no âmbito do processo legislativo, é correto dizer:

  • A.

    Vetado um dispositivo de lei pelo Presidente da República, a lei somente entrará em vigor, mesmo nas partes não vetadas, depois de analisado o veto pelo Congresso Nacional.

  • B.

    Os projetos de lei de iniciativa popular, aprovados pelo Congresso Nacional, não se submetem à sanção presidencial.

  • C.

    O silêncio do Presidente da República no prazo constitucional para a sanção ou veto importa veto tácito ao projeto de lei.

  • D.

    Diz-se que houve veto parcial quando um projeto de lei teve o texto integral de um dos seus artigos vetado pelo Presidente da República.

  • E.

    Se o veto não for apreciado pelo Congresso Nacional dentro de 30 dias da sua comunicação ao Presidente do Senado Federal, o veto torna-se, tacitamente, definitivo.

Nas questões 54 a 60, assinale a opção correta.

assinale a opção correta.

  • A.

    O Legislativo não pode dispor sobre matéria da iniciativa legislativa privativa do Chefe do Executivo sem a provocação deste, nem pode fixar prazo para que o Chefe do Executivo apresente projeto de lei sobre tema da iniciativa privativa deste.

  • B.

    O projeto de lei da iniciativa privativa do Presidente da República pode sofrer qualquer emenda no Congresso Nacional, desde que a inovação não aumente o total das despesas da União, previsto na lei orçamentária anual.

  • C.

    Pacificou-se o entendimento de que não sofre de inconstitucionalidade a lei resultante de projeto de lei apresentado por parlamentar, versando matéria da iniciativa privativa do Chefe do Executivo, desde que tenha sido sancionada pelo Presidente da República.

  • D.

    A medida provisória pode ser editada com relação a matéria que se inclui no âmbito da iniciativa legislativa reservada ao Poder Legislativo ou ao Poder Judiciário.

  • E.

    A Constituição Federal não pode ser emendada por proposta de membros do Congresso Nacional em matéria que, no plano legal, se situa no âmbito da iniciativa legislativa privativa do Chefe do Executivo.

Assinale a opção correta.

  • A.

    É típico de uma Constituição dirigente apresentar em seu corpo normas programáticas.

  • B.

    Uma lei ordinária que destoa de uma norma programática da Constituição não pode ser considerada inconstitucional.

  • C.

    Uma norma constitucional programática, por representar um programa de ação política, não possui eficácia jurídica.

  • D.

    Uma Constituição rígida não pode abrigar normas programáticas em seu texto.

  • E.

    Toda Constituição semi-rígida, por decorrência da sua própria natureza, será uma Constituição histórica.

Suponha que um decreto-lei de 1987 estabeleça uma determinada obrigação aos cidadãos. Suponha, ainda, que o decreto-lei é perfeitamente legítimo com relação à Constituição que se achava em vigor quando foi editado. O seu conteúdo tampouco entra em colisão com a Constituição de 1988. Diante dessas circunstâncias, assinale a opção correta.

  • A.

    O decreto-lei deve ser considerado inconstitucional apenas a partir da vigência da Constituição de 1988, porquanto não mais existe a figura do decreto-lei no atual sistema constitucional brasileiro.

  • B.

    O decreto-lei deve ser considerado revogado pela Constituição de 1988, que não mais prevê a figura do decreto-lei entre os instrumentos normativos que acolhe.

  • C.

    O decreto-lei deve ser considerado como recebido pela Constituição de 1988, permanecendo em vigor enquanto não for revogado.

  • D.

    O decreto-lei somente poderá produzir efeitos com relação a fatos ocorridos até a Constituição de 1988.

  • E.

    O decreto-lei é inconstitucional, mas somente deixará de produzir efeitos depois de o Supremo Tribunal Federal, em ação direta de inconstitucionalidade, proclamar a sua inconstitucionalidade.

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