Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe:
apenas o Ministério Público.
apenas membro do Poder Legislativo.
apenas o servidor público.
qualquer cidadão.
Segundo a Constituição Federal, podem impetrar mandado de segurança coletivo, SOMENTE:
partido político com representação no Congresso Nacional; organização sindical, entidade de classe de âmbito nacional ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos dois anos, em defesa dos interesses dos seus associados.
partido político legalmente constituído; organização sindical de primeiro grau, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros.
partido político; organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
partido político com representação em 3/4 das câmaras estaduais; organização sindical, entidade de classe de âmbito nacional ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos dois anos, em defesa dos interesses dos seus associados.
O instrumento jurídico apropriado para assegurar ao cidadão o conhecimento de informações relativas à sua pessoa, constantes de registro ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público, é:
o habeas corpus.
o mandado de injunção
o habeas data.
a ação civil pública
AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
A competência para autorizar referendo e convocar plebiscito é exclusiva:
do Presidente da República.
do Congresso Nacional.
da Câmara dos Deputados.
do Senado Federal.
As proposições abaixo referem-se ao Mandado de Segurança.
I. O direito líquido e certo, pressuposto específico do mandado de segurança, será comprovado na fase de instrução.
II. A causa de pedir é a ilegalidade ou abuso de poder e a lesão ou ameaça de lesão a direito líquido e certo.
III. Legitimado ativo é a pessoa física ou jurídica, pública ou privada, órgão público ou universalidade patrimonial, titular de direito líquido e certo, lesado ou ameaçado de lesão.
IV. Lei em tese não pode ser objeto do mandado de segurança, exceto se o ato normativo for de efeito concreto ou auto-executório.
Está correto SOMENTE o que se afirma em
I e II.
I e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Determinada autoridade administrativa, sem qualquer embasamento legal, recusa-se a fornecer certidão requerida por servidor público para fins de obter sua aposentadoria. De acordo com o que estabelece o preceito constitucional, é cabível, nesse caso:
mandado de injunção;
ação civil pública;
habeas data;
mandado de segurança.
A empresa Três Irmãos Ltda. requereu a expedição de certidão junto ao Tribunal Regional do Trabalho em que constassem informações relativas a processo em que figura como Ré. Entretanto, passado o prazo legal, a autoridade competente não a forneceu. Diante disso, para a defesa de seu direito à obtenção da certidão, a empresa referida poderá
ajuizar ação popular contra a omissão da autoridade pública competente.
impetrar mandado de segurança coletivo.
impetrar mandado de segurança.
impetrar habeas data.
ajuizar ação civil pública contra a omissão da autoridade pública competente.
A Constituição Federal isenta do pagamento de custas judiciais aquele que, independentemente de sua capacidade financeira, propuser
ação popular, salvo se comprovada a má-fé.
mandado de segurança individual, salvo se impetrado por pessoa jurídica.
mandado de injunção, salvo para suprir omissão relativa às liberdades constitucionais.
mandado de segurança coletivo.
habeas data, salvo se impetrado por pessoa jurídica.
A respeito da ação popular, é correto afirmar, EXCETO:
Conceder-se-á mandado de injunção:
sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofre violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder
para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas corpus" ou "habeas data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso do poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;
para anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade pública, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural;
sempre que a existência da norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
todas as alternativas estão erradas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...