Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Disposições Constitucionais Gerais - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
O ingresso na atividade notarial e de registro público depende:
de livre nomeação do Governador do Estado, a partir de lista tríplice apresentada pelo Tribunal de Justiça.
de promoção dos Juízes de Paz por antigüidade e merecimento alternadamente, pelo Tribunal de Justiça.
de concurso público de provas e de títulos, promovido pelo Tribunal de Justiça.
de concurso público de provas, promovido pelo Tribunal de Justiça.
Direito Constitucional - Disposições Constitucionais Gerais - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A fiscalização das serventias notariais e de registros é da responsabilidade:
do Poder Executivo
do Ministério Público Estadual
do Tribunal de Contas do Estado
do Poder Judiciário
Direito Constitucional - Disposições Constitucionais Gerais - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
As serventias extrajudiciais compreendem os serviços notariais e de registro e destinam-se a:
Garantir publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos.
Assegurar tão somente a publicidade e a autenticidade dos atos jurídicos.
Oferecer aos jurisdicionados uma alternativa ao foro judicial para a resolução de conflitos.
Conferir apenas segurança e eficácia aos atos jurídicos.
Direito Constitucional - Disposições Constitucionais Gerais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
Prevê-se, entre as Disposições Transitórias da Constituição da República Federativa do Brasil, que fica vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante desde a confirmação da gravidez até__________meses após o parto e que, até que lei venha discipliná-lo, o prazo da licença paternidade é de_________dias. Preenche corretamente as lacunas a opção:
três – quatro.
quatro – quatro.
quatro – cinco.
cinco – quatro.
cinco – cinco.
Direito Constitucional - Disposições Gerais - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa que completa correta e acertadamente a frase: "Comarcas, Termos Judiciários e Zonas Judiciárias são denominações para":
os diversos distritos eleitorais do Estado do Maranhão.
a Corregedoria Geral da Justiça organizar os seus serviços de fiscalização financeira e orçamentária.
a divisão do território do Estado do Maranhão para os efeitos da administração da Justiça comum.
indicar ao Governador do Estado o grau de importância para efeito de destinação de verba na lei sobre orçamento anual do Estado do Maranhão.
Na forma das Constituições Federal e Estadual, cabe a determinado tribunal propor ao Poder Legislativo a alteração da organização e da divisão judiciária, vedadas emendas estranhas ao objeto da proposta. O tribunal competente a que se refere o artigo do Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe é:
Superior Tribunal de Justiça;
Supremo Tribunal Federal;
Tribunal de Justiça;
Tribunal Regional Federal;
Tribunal Regional do Trabalho.
Quanto à constituição do Poder Judiciário no Brasil:
São órgãos da Justiça Federal o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Juízes Federais.
São órgãos da Justiça do Trabalho o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Juntas de Conciliação e Julgamento.
Os Tribunais e juízes dos Estados terão suas competências definidas nas Constituições de seus respectivos Estados.
O ingresso na carreira de juiz eleitoral, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, far-se-á através de concurso público de provas e títulos, com participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas etapas.
O Supremo Tribunal Federal será composto por onze ministros, escolhidos entre magistrados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Quanto às normas constitucionais sobre o Poder Judiciário no Brasil, é correto afirmar que:
é constituído apenas pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Superior Tribunal de Justiça, pelos Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais e pelos Tribunais e Juízes dos Estados, do Distrito Federal e Territórios.
o ato de remoção, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse público, fundar- se-á em decisão por voto de 3/5 do respectivo Tribunal, assegurada ampla defesa.
um quinto dos lugares do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público e advogados de notório saber jurídico.
os juízes gozam das seguintes garantias: vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após 3 anos de exercício; inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, e irredutibilidade de subsídio.
compete privativamente ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça propor ao Poder Legislativo respectivo a criação ou extinção de tribunais inferiores.
Descobriu-se hoje que Lamartine estava preso em cumprimento de pena criminal, cujo prazo já se expirara havia dez dias. Na mesma investigação, apurou-se que Braga tinha sido vítima de erro judiciário, visto que foi condenado por crime que não cometeu. Nesses casos,
Lamartine tem direito à indenização pela incúria administrativa do Estado, mas Braga não, porque sua condenação tem trânsito em julgado.
ambos, tanto Lamartine como Braga, têm direito à indenização do Estado.
Braga tem direito à indenização do Estado, em virtude da culpa dos órgãos judiciários no erro, mas Lamartine não, porque o excesso de prazo até quinze dias é irrelevante.
nenhum dos dois tem direito à indenização do Estado, que se portou sempre nos estritos limites da legalidade.
cada um deles tem direito à indenização, se provar que o Estado, por seus agentes, agiu com dolo ou culpa.
Quanto às garantias constitucionais da Magistratura, é correto afirmar que
a irredutibilidade do subsídio não é mais assegurada, pois foi cancelada por recente emenda constitucional.
todo magistrado, desde o início do exercício do cargo, só pode perdê-lo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
a inamovibilidade do magistrado pode ser afastada, por interesse público, por voto de três quintos do respectivo Tribunal.
a vitaliciedade, no primeiro grau, só é adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do Tribunal a que o magistrado estiver vinculado.
são permitidas a remoção, a disponibilidade e a aposentadoria do magistrado, por interesse público; mas, a ampla defesa só é assegurada nos dois primeiros casos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...