Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da organização do Estado, julgue os itens que se seguem.
O autogoverno é característica da autonomia estadual quando pode montar autonomamente seus poderes e eleger seus representantes.
NÃO é de competência da União a atribuição de
instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.
elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
organizar e manter a polícia civil, militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal.
promover, nas áreas municipais, o adequado ordenamento territorial, mediante controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
promover, nas áreas municipais, o adequado ordenamento territorial, mediante controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
Assinale a alternativa correta.
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos e soberanos, nos termos da Constituição Federal.
O Município reger-se-á por sua lei orgânica, votada em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias, e aprovada pela maioria de votos da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios da Constituição Federal e da Constituição do respectivo Estado.
Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes, para integrar a organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum.
O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por 2/3 da Câmara de Vereadores, que a promulgará, atendidos os princípios da Constituição Federal
Nos territórios federais com mais de cem mil habitantes, vedada sua divisão em Municípios, além do Governador nomeado na forma da Constituição Federal, haverá órgãos judiciários de primeira e segunda instâncias e membros do Ministério Público e defensores públicos federais.
Direito Constitucional - Diversos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa correta, respeitante ao tema "Organização do Estado", de acordo com a dicção emprestada pela Constituição da República Federativa do Brasil.
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos documentos públicos, ressalvadas as hipóteses estabelecidas em lei complementar.
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros e estrangeiros, ou preferências entre si, ressalvadas as hipóteses previstas em lei ou tratado internacional aprovado e ratificado pela República Federativa do Brasil.
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçarlhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios subvencionar, embaraçar o funcionamento ou manter relações de dependência ou aliança com empresas concessionárias de serviços públicos de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
As guardas municipais, instituídas pelos municípios, são destinadas
a apurar infrações cometidas contra interesses de servidores públicos do município.
a servir, em função secundária, como reserva da polícia militar.
à proteção de seus bens, serviços e instalações.
precipuamente ao auxílio das polícias civil, militar e federal, para garantia da segurança pública urbana.
às atividades para as quais forem criadas, mas a organização da defesa civil é incumbência exclusiva delas.
Nas questões 41 e 42, assinale a opção correta.
Nas matérias da competência privativas da União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios não podem legislar para suprir a falta de lei federal.
A criação de municípios depende apenas de consulta às populações interessadas e de lei estadual autorizadora.
Autoridades municipais não se sujeitam à Justiça Federal.
Pacificou-se o entendimento de que as leis federais são hierarquicamente superiores às leis estaduais.
Para pôr fim a situações de grave violação a direitos humanos, a União pode intervir nos Estadosmembros e nos Municípios brasileiros.
Decorre do sistema federativo estabelecido na Constituição Federal que
a União é hierarquicamente superior aos Estados e ao Distrito Federal; e que estes são hierarquicamente superiores aos Municípios, não se lhes aplicando os conceitos de soberania e autonomia.
somente a União é ente soberano, sendo os Estados, o Distrito Federal e os Municípios entes autônomos.
somente a União, os Estados e o Distrito Federal são entes autônomos, sendo os Municípios entes administrativos não dotados de autonomia federativa.
somente a União é ente autônomo, sendo os Estados, o Distrito Federal e os Municípios entes administrativos não dotados de autonomia federativa.
a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são entes autônomos.
Com relação ao Distrito Federal, assinale a alternativa incorreta:
Será regido por Lei Orgânica.
Poderá ser dividido em municípios.
Ao Distrito Federal é atribuída a competência legislativa reservada aos Estados Membros e aos Municípios.
O governador do Distrito Federal é equiparado, com relação ao mandato, ao Governador dos Estados Membros.
Nas questões 24 e 25, assinale a opção correta.
Nas questões 24 e 25, assinale a opção correta.
Somente brasileiros podem ocupar cargos públicos da Administração Pública direta.
A Constituição proíbe o direito de greve dos servidores públicos civis e militares.
A responsabilidade civil objetiva somente se aplica a atos praticados por agentes públicos, jamais a atos praticados por agente de pessoa jurídica de direito privado.
É inconstitucional a lei que estabeleça que todos os aumentos recebidos por membros de certa carreira do Executivo serão automaticamente estendidos a integrantes de outra carreira do mesmo Poder.
A lei pode transformar qualquer cargo público de provimento efetivo em cargo em comissão, sempre que a realização de concurso público seja onerosa e demorada.
Julgue os itens seguintes, relativos aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal.
Os poderes de Estado, apesar de independentes, devem atuar de maneira harmônica. O princípio da separação de poderes consagrado na Constituição Federal assegura que um poder controle os demais e por eles seja controlado. Esse princípio é denominado, pela doutrina do direito constitucional, teoria dos freios e contrapesos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...