Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considere que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) tenha declarado incidentalmente a inconstitucionalidade de uma lei eleitoral. A respeito dessa situação, assinale a opção correta.
A referida decisão somente poderia ter sido tomada mediante voto de dois terços dos membros do TRE/MT.
A referida declaração teria efeitos erga omnes.
O TRE/MT teria efetuado controle de constitucionalidade por via de ação.
O TRE/MT teria efetuado controle concentrado de constitucionalidade.
O TRE/MT teria efetuado controle concreto de constitucionalidade.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir do tema do texto acima, assinale a opção correta acerca dos sistemas difuso e concentrado de controle de constitucionalidade.
No Brasil, o processo de controle de constitucionalidade cumpre dupla função, pois funciona como instrumento de defesa da ordem objetiva e como defesa de posições subjetivas.
A sistemática adotada pela Constituição Federal para o controle de constitucionalidade de normas impede que questões individuais sejam submetidas ao STF mediante ação direta de inconstitucionalidade.
O sistema concentrado outorga aos juízes e tribunais o poder de afastar a aplicação da lei in concreto.
A ação civil pública não pode ser utilizada como mecanismo substitutivo da ação direta de inconstitucionalidade, sendo impossível a realização, por meio dela, de controle de constitucionalidade, ainda que incidental.
O modelo brasileiro de controle de constitucionalidade, como interpretado pelo STF, admite o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade contra direito preconstitucional em face da Constituição Federal.
Em conformidade com o direito constitucional brasileiro, o controle repressivo da constitucionalidade é
exercido sempre pelas comissões de constituição e justiça dos Legislativos, com o referendo do Judiciário.
exercido por via de ação (difuso) ou de exceção (concentrado), desde que perante o Supremo Tribunal Federal.
realizado pelo Poder Judiciário, especialmente, porque o Poder Eecutivo também exerce esse controle.
próprio do Poder Judiciário que o exerce, em regra, porque o Poder Legislativo também pode realizar esse controle.
feito integralmente pelo Poder Judiciário, excluindo os Poderes Legislativos e Executivo.
Analise as proposições abaixo.
I. A ação direta de inconstitucionalidade resta prejudicada se a lei impugnada for revogada antes do término do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.
II. Lei municipal que contrarie a Constituição Federal pode ser objeto da ação direta de inconstitucionalidade proposta perante o Supremo Tribunal Federal.
III. Em sede de controle concentrado, declarada a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, a decisão terá efeito ex tunc e erga omnes.
IV. A ação direta de inconstitucionalidade de lei editada anteriormente à atual Constituição Federal deve ser proposta perante o Supremo Tribunal Federal.
Está correto o que se afirma APENAS em
Ocorrendo sanção tácita e não sendo a lei promulgada dentro do prazo legal pelo Presidente da Republica, caberá ao
Presidente do Senado promulgá-la dentro de quarenta e oito horas.
Vice-Presidente da República promulgá-la em até quinze dias.
Presidente da Câmara dos Deputados promulgá-la em até quinze dias.
Presidente do Congresso Nacional promulgá-la em até trinta dias.
Presidente do Supremo Tribunal Federal promulgála em até dez dias.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No tocante a ação direta de constitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, é correto afirmar que:
quando o STF apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal, citará o Advogado-Geral da União para defender o texto impugnado;
nas ações de inconstitucionalidade, o Conselho Federal da OAB deverá ser previamente ouvido;
podem propor ação direta de inconstitucionalidade, confederação sindical ou entidade de classe de âmbito estadual;
nas ações diretas de inconstitucionalidade de lei estadual, as decisões definitivas de mérito, originariamente proferidas pelo STJ, produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário;
O Conselho Nacional de Justiça poderá propor ação direta de inconstitucionalidade.
Assinale a opção falsa.
Há três sistemas de controle de constitucionalidade: o político, o jurisdicional e o misto.
Os sistemas constitucionais conhecem dois critérios de controle da constitucionalidade: o difuso e o concentrado.
O controle de constitucionalidade pelo critério difuso é da exclusiva competência do Supremo Tribunal Federal.
Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é um dos legitimados para o ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A alternativa que NÃO contém titular da prerrogativa de propor ação de inconstitucionalidade é:
Partido político.
Confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
Mesa de Assembléia Legislativa.
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
NÃO tem legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal o
Presidente da República.
Procurador-Geral da República.
Advogado Geral da União.
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Governador de Estado.
Nos termos da Constituição Federal, as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de ação direta de inconstitucionalidade, produzirão
eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos órgãos da administração direta e indireta.
efeitos entre as partes e eficácia vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário.
efeitos a partir de sua publicação em veículo impresso oficial e eficácia entre as partes.
eficácia contra todos, a partir de edição de Resolução do Senado suspensiva dos efeitos da norma inconstitucional.
efeito vinculante em relação aos órgãos do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...