Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Presidente da República pode atuar no processo legislativo, previsto pela Constituição brasileira, dentre outras formas, pelo exercício
do veto e sanção das leis complementares e ordinárias, pela edição de medidas provisórias e pela iniciativa privativa de projetos que disponham sobre matéria relativa a servidores públicos da União.
do veto e sanção de emenda constitucional, pela elaboração de leis delegadas, e pela edição de medida provisória relativa à organização do Poder Judiciário.
da iniciativa privativa de todos os projetos de leis complementares e pela propositura de emenda constitucional sobre qualquer assunto.
do veto e da sanção de decreto legislativo, de lei ordinária, de lei complementar e de lei delegada.
da iniciativa privativa da propositura de emenda constitucional, pelo veto e sanção da medida provisória e da lei delegada.
Direito Constitucional - Poder Legislativo - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
Segundo o que dispõe a Constituição da República sobre o Poder Legislativo, é INCORRETO afirmar que
a disciplina sobre elaboração, redação, alteração e consolidação das leis deve constar de Lei Complementar.
a representação de cada Estado e do Distrito Federal no Senado é renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
cada Estado e, também, o Distrito Federal elegem três Senadores, com mandato de 8 anos.
o número total de Deputados Federais e a representação por Estado, por território e pelo Distrito Federal, são definidos em Lei Complementar.
Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República,
apreciar atos de concessão de emissoras de rádio e televisão.
fixar idêntico subsídio para Deputados Federais e Senadores
resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais.
sustar ato normativo do Poder Executivo que exorbite do poder regulamentar.
dispor sobre fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas.
Proposta de Emenda à Constituição de iniciativa popular é aprovada em dois turnos, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, pelo voto de três quintos dos respectivos membros. Promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação. No caso em tela, referida Emenda é inconstitucional, porque
não poderia entrar em vigor na data de sua publicação.
a votação da proposta deveria ocorrer em reunião conjunta do Congresso.
deveria ter sido promulgada pelo Presidente da República.
a Constituição não prevê iniciativa popular para proposta de Emenda.
o quórum para aprovação de Emenda à Constituição é o de dois terços dos membros das Casas.
Medida provisória editada pelo Presidente da República é submetida à apreciação das Casas do Congresso Nacional, as quais, após 90 dias, aprovam projeto de lei de conversão alterando o texto original da medida provisória. Nessa hipótese,
a medida provisória já teria perdido eficácia, desde a sua edição, por não ter sido convertida em lei no prazo de sessenta dias.
caberá ao Congresso Nacional, num prazo de sessenta dias, disciplinar por decreto legislativo as relações jurídicas decorrentes da medida provisória.
a medida provisória será mantida integralmente em vigor, até que seja sancionado ou vetado o projeto de lei de conversão.
o projeto de lei de conversão é submetido à promulgação pelas Mesas das Casas legislativas, independentemente de sanção presidencial.
o Presidente da República poderá, desde logo, editar nova medida provisória, com vistas a restabelecer o texto original da medida alterada pelo projeto de lei.
É vedada, pela ordem constitucional vigente, a edição de medidas provisórias sobre a seguinte área do direito:
Observando o texto em destaque, pode-se lembrar algumas das principais medidas provisórias editadas pelo Presidente da República. No tocante ao Processo Legislativo Brasileiro é correto afirmar que, atualmente, é vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;
relativa a direito civil e direito eleitoral;
que disponha sobre matéria tributária ou orçamentária;
de organização da Defensoria Pública da União;
reservada a leis delegadas.
Nos dias atuais as comissões parlamentares de inquérito (CPI) possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. A esse respeito é INCORRETO afirmar que:
as CPIs são criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente;
para a criação de uma CPI há que ser requerida por um terço dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado quando em conjunto;
visa apurar fato determinado e por prazo certo;
suas conclusões serão encaminhadas, se for o caso, ao Ministério Público;
poderão convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos de qualquer natureza.
Assinale a decisão que a Comissão Parlamentar de Inquérito não está legitimada para proferir
determinação de quebra de sigilo bancário.
determinação de quebra de sigilo fiscal.
convocação de Ministro de Estado para depor.
determinação de indisponibilidade de bens do investigado
determinação da prisão em flagrante de depoente.
Sobre processo legislativo, marque a única opção correta.
A lei destinada a estabelecer as normas gerais para organização do Ministério Público dos Estados é de iniciativa privativa do Presidente da República.
É vedado o aumento de despesa, prevista no projeto de lei de orçamento anual, por meio de emenda apresentada por Parlamentar durante o processo legislativo desse projeto de lei no Congresso Nacional.
Majoração do imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários, feita por meio de medida provisória, por força de disposição constitucional, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se a medida provisória houver sido convertida em lei até o último dia do exercício financeiro em que foi editada.
Se a proposta for aprovada pelo quorum qualificado estabelecido no texto constitucional, a emenda à Constituição será promulgada pela Mesa do Congresso Nacional, em sessão conjunta, com o respectivo número de ordem.
Nos termos da Constituição, é fase obrigatória do processo legislativo das leis delegadas a apreciação do projeto, elaborado pelo Presidente da República, pelo Congresso Nacional, que sobre ele deliberará em sessão única, vedada qualquer emenda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...