Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - STF - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
De acordo com a Constituição Federal é CORRETO afirmar que:
Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendolhe: I - processar e julgar, originariamente:O "habeas-corpus", o mandado de segurança, o "habeas-data" e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão.
A ação em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados.
Julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição.
Declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal.
O crime político.
Direito Constitucional - STF - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
De acordo com a Constituição Federal é CORRETO afirmar que compete ao Superior Tribunal de Justiça, processar e julgar, originariamente:
Os mandados de segurança decididos em única instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão.
As causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País.
As ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
A execução de sentença nas causas de sua competência originária, facultada a delegação de atribuições para a prática de atos processuais.
Os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União.
Ainda considerando a jurisprudência do STF, julgue os itens que se seguem, relativos ao direito constitucional.
Há, no sistema constitucional brasileiro, direitos e garantias que se revestem de caráter absoluto, e que não estão sujeitos a medidas restritivas por parte dos órgãos estatais, ainda que respeitados os termos estabelecidos pela própria Constituição.
Com relação a organização e separação dos poderes, julgue os itens seguintes.
O fiscal de tributos não pode emitir ato dissonante de entendimento editado em súmula vinculante pelo STF, sob pena de responder por crime de desobediência.
Analise as seguintes afirmativas sobre a competência do Superior Tribunal de Justiça.
I. Compete-lhe processar e julgar, originariamente, o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, o Estado, o Distrito Federal ou o Território.
II. Compete-lhe processar e julgar, originariamente, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte.
III. Julgar, em recurso ordinário, os mandados de segurança decididos em última instância pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando denegatória a decisão.
IV. Julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar tratado federal.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
apenas as afirmativas II e IV estão incorretas.
apenas as afirmativas I e III estão incorretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
A respeito da carreira da magistratura, é correto afirmar que
o tribunal, na promoção por antigüidade, somente poderá recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado da metade de seus membros.
o cargo inicial, provido mediante concurso público, será o de juiz de primeira instância.
a promoção de entrância, para entrância, será feita uma vez por antigüidade e duas por merecimento e assim sucessivamente.
é obrigatória a promoção de juiz que figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento.
a promoção por merecimento pressupõe, dentre outros requisitos, pelo menos três anos de exercício na respectiva entrância.
Dentre outras atribuições, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,
os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado.
a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal.
a homologação de sentenças estrangeiras.
a concessão de exequatur às cartas rogatórias.
os habeas corpus, quando o coator for Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
O julgamento, em recurso especial, das causas decididas em única ou última instância pelos Tribunais de Justiça dos Estados, quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, compete
às Câmaras Regionais dos Tribunais Regionais Federais.
ao Supremo Tribunal Federal.
aos Tribunais Regionais Federais.
aos juízes federais.
ao Superior Tribunal de Justiça.
No que concerne ao Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar:
É composto por onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e menos de sessenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Compete-lhe processar e julgar, originariamente, a homologação de sentenças estrangeiras.
Compete-lhe processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Os seus Ministros são nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
Compete-lhe processar e julgar, originariamente, os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União.
Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originalmente,
os membros do Tribunal de Contas da União nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade.
o Procurador-Geral da República nas infrações penais comuns.
os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais, nos crimes comuns e nos de responsabilidade.
as ações contra o Conselho Nacional de Justiça e contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
os chefes de missão diplomática de caráter permanente nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...