Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a disciplina dos municípios na Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
O Distrito Federal poderá ser dividido em Municípios.
É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.
Os Territórios poderão ser divididos em Municípios.
Ao Distrito Federal, são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios.
Compete aos Municípios criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual.
Conforme as disposições constitucionais sobre criação e organização dos municípios, assinale a alternativa correta.
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei federal.
A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios dependem de consulta prévia, mediante referendo.
O desmembramento de Municípios deve envolver tanto a população do território a ser desmembrado quanto a do território remanescente. Tal situação é exigida também para o desmembramento de Estados conforme recente entendimento do Supremo Tribunal Federal.
Diferentemente da criação, incorporação, fusão e do desmembramento dos Estados, os Municípios não precisam realizar Estudos de Viabilidade para realização desses mesmos procedimentos.
Para criação, incorporação, fusão e desmembramento dos Municípios, é necessária a aprovação do Congresso Nacional por lei complementar.
De acordo com a Constituição Federal, não pertencem aos municípios:
vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
cem por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem.
vinte por cento do produto da arrecadação de novos impostos criados pela União no exercício da competência tributária residual prevista no art. 154, I.
cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.
cem por cento do produto da arrecadação do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana cobrado em seu território.
O Município 1 possui 10.000 habitantes; o Município 2 possui 20.000 habitantes; o Município 3 possui 14.000 habitantes; e o Município 4 possui 25.000 habitantes. De acordo com a Constituição Federal brasileira, para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de 11 Vereadores APENAS para
os Municípios 2 e 4.
os Municípios 1 e 3.
os Municípios 1, 2 e 3.
o Município 4.
o Município 1.
Em torno das funções da União na organização políticoadministrativa do Estado brasileiro, é incorreto afirmar que
lei complementar federal pode autorizar Municípios a legislar sobre questões específi cas das matérias atinentes à competência legislativa privativa da União.
é vedado à União recusar fé aos documentos públicos.
compete à União planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações.
compete privativamente à União legislar sobre defesa civil e mobilização nacional.
o mar territorial é bem da União.
Direito Constitucional - Dos Municípios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a CF e com a interpretação doutrinária sobre a organização político-administrativa, julgue os itens a seguir.
Os municípios são regidos por lei orgânica e, no exercício de sua autonomia, podem fixar livremente a data de eleição para prefeito e vice-prefeito de seu território.
Direito Constitucional - Dos Municípios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens subsecutivos.
É vedado aos municípios criar ou suprimir distritos.
Direito Constitucional - Dos orçamentos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Analise as proposições a seguir no que diz respeito à despesa pública:
I. A legislação veda, sem ressalvas, a dispensa da emissão da nota de empenho.
II. É obrigatório o empenho estimativo de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, cujos montantes sejam determinados.
III. O Poder Legislativo exercerá o controle da execução orçamentária, cujo objetivo é, dentre outros, verificar o cumprimento da Lei de Orçamento.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas;
II, apenas;
III, apenas;
I e II, apenas;
I, II e III.
Em matéria constitucional de finanças públicas, deverão constar em lei complementar vários princípios orçamentários, dentre eles a proibição
I. da vinculação direta de verbas públicas.
II. da lei orçamentária conter outra determinação que não a previsão da receita e a fixação das despesas.
Esses princípios são denominados, doutrinária e respectivamente,
da exclusividade e do equilíbrio.
do equilíbrio e da programação.
da unidade e da universalidade.
da programação e da não afetação.
da não afetação e da exclusividade.
Examine as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias e ao orçamento anual serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, cabendo a uma comissão mista formada por deputados e senadores emitir parecer sobre os mesmos.
II. O banco central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.
III. O orçamento da seguridade social, que abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, está compreendido na lei orçamentária anual.
IV. Compete ao Poder Executivo publicar o relatório resumido da execução orçamentária no prazo de até sessenta dias após o encerramento de cada trimestre.
V. É lícito à União realizar despesas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais, mas não aos créditos extraordinários.
Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...