Lista completa de Questões sobre Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nos direitos e garantias fundamentais expressos na CF, julgue os itens seguintes. Embora a CF estabeleça como destinatários dos direitos e garantias fundamentais tanto os brasileiros quanto os estrangeiros residentes no país, a doutrina e o STF entendem que os estrangeiros não residentes (como os que estiverem em trânsito no país) também fazem jus a todos os direitos, garantias e ações constitucionais previstos no art. 5.o da Carta da República.
Sobre os direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
É obrigatória a filiação a sindicato representativo do segmento econômico em que o trabalhador atua.
Para o exercício da liberdade de reunião pacífica e sem armas, e em local aberto ao público, não é necessário pedir permissão ao poder público.
Qualquer trabalho ou profissão somente pode ser exercido depois de regulado por lei.
Todo brasileiro está legitimado a propor ação popular, para a defesa do patrimônio público, contra atos lesivos de autoridades e servidores públicos.
Em nenhuma hipótese o salário do trabalhador pode ser reduzido.
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere aos direitos e deveres individuais e coletivos.
O registro civil de nascimento é gratuito para os reconhecidamente pobres, na forma da lei.
Inexiste direito a indenização por dano moral decorrente de violação da imagem das pessoas
No que se refere aos direitos sociais, é INCORRETO afirmar que a Constituição Federal assegura aos trabalhadores urbanos e rurais:
seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
férias-prêmio, adquiridas a cada período de cinco anos de trabalho.
repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.
décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria
Assinale a opção correta.
É ilegítimo, por ferir a garantia constitucional da ampla defesa, todo indeferimento de prova pedida por acusado em processo administrativo.
O indivíduo que invoca motivo de crença religiosa para se eximir de obrigação legal a todos imposta e que se recusa a cumprir prestação alternativa fixada em lei pode ser privado de direitos.
Não se pode declarar inconstitucional uma lei pelo fato de ela ser manifestamente desarrazoada.
O membro do Ministério Público pode decretar a prisão de pessoa submetida à sua investigação criminal, sempre que isso for necessário para proteger testemunhas do caso.
Porque a vida privada é inviolável, repugna ao sistema constitucional brasileiro a quebra de sigilo bancário.
Suponha que a Constituição assegure um direito a certos indivíduos, mas subordine o exercício desse direito à regulação por lei federal. Imagine, ainda, que até hoje essa lei não tenha sido editada. Diante dessas circunstâncias, assinale a opção correta.
O interessado deve impetrar mandado de segurança para obter o direito que lhe vem sendo frustrado pela morosidade do legislador.
Uma vez que são várias as pessoas frustradas pela morosidade do legislador, o Congresso Nacional pode ser compelido a legislar por meio de mandado de segurança coletivo.
Se o interessado impetrar mandado de injunção, poderá conseguir que o Judiciário edite a lei que falta ser promulgada, para, então, usufruir do direito prometido pelo constituinte.
O Judiciário poderá editar a lei faltante, em substituição ao legislador moroso, desde que provocado por meio de habeas corpus, se o direito tiver conexão com a liberdade fundamental de ir e vir.
Nenhuma das ações previstas no rol dos direitos e garantias constitucionais pode ensejar que o Judiciário se substitua ao Legislativo na edição da lei aguardada pelos interessados.
A Constituição dispõe que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito". Assinale a opção que expressa como é conhecido o princípio que corresponde a esse preceito.
A respeito dos direitos fundamentais relacionados com a prisão, assinale a opção correta.
Somente se admite a prisão por dívida no direito brasileiro, em se tratando de inadimplemento de obrigação alimentícia.
Ao descobrir que um depoente cometeu crime no passado, uma Comissão Parlamentar de Inquérito pode decretar a sua prisão imediatamente.
É cabível o instrumento do habeas data para impugnar prisão tida como ilegal
Ninguém pode ser preso até ser considerado culpado em sentença transitada em julgado.
O preso não está obrigado a responder perguntas feitas pela autoridade policial e pela autoridade judiciária.
Dos itens abaixo, anote qual NÃO contém direitos e garantias fundamentais do cidadão.
Segundo o artigo 5º e seu inciso II da Constituição da República Federativa do Brasil, alguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude da lei:
Somente se estrangeiro residente no País.
Somente se estrangeiro residente fora do País.
Nem se for brasileiro, nem se for estrangeiro residente no País.
Tanto se for brasileiro quanto estrangeiro residente no País.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...