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Dentre as vedações orçamentárias previstas constitucionalmente NÃO se inclui a
vinculação de receitas de impostos para manutenção e desenvolvimento do ensino.
abertura de crédito suplementar, sem prévia autorização legislativa.
instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
transferência voluntária de recursos pelos Governos Estaduais para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista dos Estados.
concessão ou utilização de créditos ilimitados.
O Presidente da República edita medida provisória instituindo um novo Código de Defesa do Consumidor. Após 75 (setenta e cinco) dias de tramitação na Câmara dos Deputados, aprova-se o respectivo projeto de conversão, que, remetido ao Senado, é aprovado 25 (vinte e cinco) dias depois, com emendas, posteriormente ratificadas em 10 (dez) dias, pela Câmara. O projeto de conversão, assim emendado, vem a se converter em lei, após a sanção presidencial. Essa lei é
inconstitucional, pois o projeto de conversão deveria ter sido aprovado na Câmara em 60 (sessenta) dias, salvo pedido de prorrogação pelo Presidente, o que não ocorreu.
inconstitucional, já que as medidas provisórias não podem ser emendadas pelo Congresso Nacional.
constitucional, na medida em que as emendas congressuais acabaram sendo acolhidas pelo Presidente da República.
inconstitucional, porquanto não se pode editar medida provisória sobre matéria relativa ao Direito Civil.
inconstitucional, pois o procedimento célere de conversão em lei de medidas provisórias é incompatível com a apreciação de projetos de codificação.
Sobre a disciplina constitucional do controle dos orçamentos é correto afirmar:
O controle externo é realizado com exclusividade pelo Tribunal de Contas.
O controle interno é realizado por cada Poder e o controle externo é realizado pelo Congresso Nacional, no âmbito Federal.
A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União é competência exclusiva do Tribunal de Contas da União.
O Tribunal de Contas é órgão auxiliar do Poder Executivo, mas possui independência.
No controle externo do orçamento, o Tribunal de Contas julga as contas do Chefe do Executivo.
Supondo a inexistência de lei federal que trate da responsabilidade por dano a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, eventual lei estadual que dispusesse sobre a matéria
deveria restringir-se a cuidar de questões específicas, sendo vedado à legislação estadual dispor sobre normas gerais.
somente poderia ser editada se houvesse lei complementar federal que autorizasse os Estados a legislar sobre a matéria.
seria compatível com a Constituição da República, desde que se restringisse a veicular normas gerais, dado que a competência legislativa plena somente poderia ser exercida pela União.
teria sua eficácia suspensa naquilo que fosse contrária a lei federal sobre normas gerais superveniente.
seria incompatível com a Constituição da República, por se tratar de matéria de competência legislativa privativa da União.
Os princípios da Administração Pública que têm previsão expressa na Constituição Federal são:
Prevê o § 8º art. 165, da Constituição Federal que "a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação da despesa...". Este trecho do dispositivo expressa o princípio orçamentário da
anualidade.
não-afetação.
unidade.
exclusividade.
universalidade.
Direito Constitucional - Política Agrícola e Fundiária e Reforma Agrária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A usucapião constitucional rural
prescinde de boa-fé ou de justo título.
aplica-se a imóveis rurais com área não superior a 250m2 (duzentos e cinquenta metros quadrados).
consuma-se após o prazo de 10 (dez) anos ininterruptos.
prescinde da utilização produtiva da terra.
obriga ao pagamento de indenização ao proprietário.
Trata-se de matéria de competência legislativa concorrente da União, Estados e Distrito Federal:
direito tributário, processual penal e penal.
normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares.
transporte local, seguridade social e registros públicos.
procedimentos em matéria processual, assistência jurídica e Defensoria Pública, e direito penintenciário.
populações indígenas, desapropriação, propaganda comercial.
Dispõe o art. 100, da Constituição Federal, que "à exceção dos créditos de natureza alimentícia, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em virtude de sentença judicial, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos...". Sobre a disciplina constitucional dos precatórios, considere os itens a seguir:
I. Os créditos de natureza alimentar estão dispensados de pagamento por meio de precatórios.
II. Todos os créditos devidos pela Fazenda Pública serão pagos, independentemente do valor, pelo regime dos precatórios.
III. O sequestro de quantia necessária à satisfação do débito tem cabimento exclusivamente para o caso de preterimento do direito de precedência no pagamento do crédito.
IV. São vedados a expedição de precatório complementar ou suplementar de valor pago, bem como fracionamento, repartição ou quebra do valor da execução, a fim de que o pagamento se faça em parte com dispensa do precatório, nos termos autorizados pela Constituição.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e IV.
III e IV.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Sobre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que
foi acolhido, além de outros, o princípio da intervenção para os conscritos.
dentre seus objetivos está o de reduzir as desigualdades regionais.
um dos seus fundamentos é a vedação ao pluralismo político.
o Brasil rege-se nas suas relações internacionais, pela dependência nacional.
a política internacional brasileira veda a integração política que vise à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
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