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O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os
A distinção entre a norma jurídica e a sua mera expressão textual resta sobremodo evidenciada
no controle incidental de constitucionalidade, em relação ao controle abstrato-principal.
na interpretação de normas-princípio, em relação à interpretação de normas-regra.
mediante o uso do elemento sistêmico da interpretação, comparativamente à utilização dos demais elementos exegéticos.
nas decisões de controle de natureza interpretativa, comparativamente às decisões simples de inconsti ucionalidade.
no controle de inconstitucionalidade tendo como parâmetro a Constituição Federal, em relação ao controle de nível estadual.
Sobre o exercício de funções junto à Justiça Eleitoral por parte de membros do Ministério Público, é correto afirmar que
a filiação a partido político impede o exercício de funções eleitorais por membro do Ministério Público até quatro anos do seu cancelamento.
o membro do Ministério Público é remunerado exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, inclusive aquela que decorria da prestação de serviço à Justiça Eleitoral.
o Promotor Eleitoral é o membro do Ministério Público local que oficia junto ao Juízo incumbido do serviço eleitoral de cada Zona.
o Procurador-Geral Eleitoral é designado pelo Procurador-Geral da República.
o Procurador-Geral de Justiça é o Procurador Regional Eleitoral.
O espaço pertencente a União e designado como faixa de fronteira, considerado fundamental para a defesa do território nacional, constitui a faixa de até
Diante da grave insegurança jurídica gerada por decisões judiciais discrepantes, o Presidente da República edita medida provisória estabelecendo nova disciplina para a prescrição tributária. Esse ato legislativo é
inconstitucional, por dispor sobre matéria que dele não pode ser objeto.
constitucional, perdendo a eficácia, desde a edição, se não for convertida em lei no prazo de sessenta dias, prorrogável uma vez por igual período.
inconstitucional, por ofensa ao princípio da intangibilidade da coisa julgada.
constitucional, devendo sua votação ser iniciada no Senado Federal.
constitucional, produzindo efeitos no exercício financeiro seguinte, se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.
Direito Constitucional - Do Presidente e do Vice-Presidente da República - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Sobre o Presidente da República, é correto afirmar que
no caso de impedimento, será substituído pelo Procurador Geral da República.
exerce o Poder Executivo, auxiliado pelos Ministros de Estado.
o mandato é de cinco anos, vedada a reeleição para o período subsequente.
não poderá, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a dez dias, sob pena de perda do cargo.
lhe compete, privativamente, nomear e exonerar o Vice-Presidente da República.
O Supremo Tribunal Federal compõe-se de
onze Ministros escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
quinze Ministros escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e menos de sessenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
treze Ministros escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e menos de sessenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
quinze Ministros escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
dezessete Ministros escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e menos de sessenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
O servidor público será compulsoriamente aposentado, aos
Por proposta de 19 (dezenove) Assembleias Legislativas Estaduais e após regular aprovação do Congresso Nacional, é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado emenda constitucional extinguindo a ação declaratória de constitucionalidade, embora na mesma sessão legislativa projeto de lei, de idêntico conteúdo, tenha sido rejeitado pelo Senado Federal. A emenda em pauta deve ser considerada
constitucional, tanto sob o ângulo formal, quanto sob o ângulo material.
inconstitucional, pois a matéria constante de propositura rejeitada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
inconstitucional, por vício de iniciativa.
constitucional, sob o ângulo formal, mas inconstitucional sob o prisma material, por enfraquecer o princípio da supremacia da Constituição.
constitucional, sob o ângulo material, mas inconstitucional sob o prisma formal, por não haver sido submetida à sanção ou veto do Presidente da República.
Aos juízes é permitido, nos termos da Constituição Federal,
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