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Em relação aos direitos políticos, é INCORRETO afirmar que a sua
suspensão é também decorrente da condenação criminal transitado em julgado.
suspensão pode se dar também pela incapacidade civil absoluta.
cassação decorre da infidelidade partidária.
cassação é vedada pela Constituição da República Federativa do Brasil.
perda pode resultar do cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado.
A apreciação do ato de concessão de uma emissora de televisão é matéria da competência
do Presidente da República, que decidirá por decreto sobre o ato concessivo do Senado Federal.
exclusiva do Congresso Nacional, sem sanção do Presidente da República.
do Senado Federal, que baixará resolução a respeito, depois de aprovação pela Comissão de Comunicações.
privativa do Supremo Tribunal Federal, que julgará a regularidade do ato concessivo.
da Câmara dos Deputados, a Casa do Povo, que avaliará, por resolução, a regularidade do ato concessivo.
Direito Constitucional - Princípios Gerais da Atividade Econômica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Uma lei municipal, ao regulamentar o uso do solo e buscando evitar concentração de farmácias em determinado local, estabeleceu que nenhuma delas poderia se localizar a menos de 300 metros de outra. Essa lei é inconstitucional, porque ofende diretamente os princípios constitucionais da
propriedade privada e da função social da propriedade, visto que, ao impedir o comerciante de se localizar naquela zona, obriga-o a atuar em outra.
re concorrência e da defesa do consumidor, visto que representa uma reserva de mercado para quem já se localizou naquela zona.
função social da propriedade e da defesa do consumidor, visto que o comerciante fica impedido de se localizar naquela zona e trabalhar pelo bem de todos.
busca do pleno emprego e da livre concorrência, visto que impede que o comerciante promova a criação de novos empregos.
livre iniciativa e da propriedade privada, visto que impede o comerciante de concretizar seu empreendimento.
De acordo com a Constituição Federal, compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar
os recursos especiais.
os recursos extraordinários.
as apelações.
as ações diretas de inconstitucionalidade.
as argüições de descumprimento de preceito fundamental.
Os direitos políticos
I. passivos cuidam do eleitor e de sua atividade (direito de votar).
II. positivos dizem respeito às normas que asseguram a participação no processo político eleitoral, votando ou sendo votado.
III. ativos referem-se aos elegíveis e aos eleitos (direito de ser votado).
IV. negativos constituem-se de normas que impedem a participação no processo político eleitoral, tendo seu núcleo na inelegibilidade.
Diante disso, conclui-se que APENAS são corretas
I e II
I e III
I, III e IV
II, III e IV
II e IV
Em relação aos direitos políticos, é INCORRETO afirmar que a sua
suspensão é também decorrente da condenação criminal transitado em julgado.
suspensão pode se dar também pela incapacidade civil absoluta.
cassação decorre da infidelidade partidária.
cassação é vedada pela Constituição da República Federativa do Brasil.
perda pode resultar do cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado.
Direito Constitucional - Garantias Fundamentais (Remédios Constitucionais) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
O vocábulo "referendo", um dos meios de exercício da soberania popular, designa a
escolha feita pelo povo, direta ou indiretamente, de uma opção determinada que será proposta aos legisladores.
proposição de direito novo feita diretamente pelo povo ao Poder Legislativo competente.
votação popular direta para a decisão sobre uma opção determinada.
manifestação popular direta que decide, de modo final, sobre ato normativo geral.
votação popular direta do povo quando decide sobre direito novo a ser proposto ao Poder Legislativo competente.
O Presidente da República apresentou ao Senado Federal projeto de lei dispondo sobre servidores públicos da União, requerendo que fosse colocado em votação em regime de urgência. O projeto não tendo sido colocado em votação nos 45 dias seguintes, foram sobrestadas todas as demais deliberações em curso no Senado Federal, até que se ultimasse a votação, com exceção daquelas com prazo constitucional determinado.
Na situação narrada, verifica-se vício de inconstitucionalidade formal na tramitação do projeto, porque
somente após 30 dias da apresentação do projeto o Presidente da República poderia ter solicitado a urgência.
não é cabível solicitação de urgência nos projetos de lei sobre servidores públicos.
o Presidente da República não tem iniciativa legislativa para a matéria.
o sobrestamento das deliberações somente poderia ocorrer após decorridos 60 dias da apresentação do projeto à Casa legislativa competente.
a votação do projeto deveria iniciar-se na Câmara dos Deputados.
As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares. Um Senador da República apresentou projeto de lei modificativo dos efetivos das Forças Armadas. Nesse caso, o projeto de lei é
constitucional, porque no sistema constitucional brasileiro vige o princípio dos freios e contrapesos entre os Poderes e cabe ao Senado fiscalizar e equilibrar o poderio das Forças Armadas.
constitucional, porque os efetivos das Forças Armadas são definidos em lei de livre proposta, mas seu emprego é definido em lei complementar de iniciativa do Presidente da República.
constitucional, porque o Senador da República tem integral iniciativa de leis e não há nenhuma restrição na Constituição quanto a essa matéria.
inconstitucional, porque, com a instituição do Ministério da Defesa, os efetivos das Forças Armadas são fixados, por proposta dele, em decreto do Presidente da República.
inconstitucional, porque os efetivos das Forças Armadas só podem ser alterados por proposta de iniciativa do Presidente da República.
Em matéria de processo legislativo:
I. A aprovação da lei exige maioria absoluta.
II. É espécie normativa destinada a veicular as matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional tendo, assim, efeitos externos.
III. O quorum para a aprovação de lei é de maioria simples.
IV. É ato do Congresso Nacional, de procedimento diferente do previsto para a elaboração das leis, destinado a regular matéria de sua competência, mas, em regra, com efeitos internos.
As afirmações dizem respeito, respectivamente,
à lei delegada, à resolução, à medida provisória e ao decreto legislativo.
à lei complementar, ao decreto legislativo, à lei ordinária e à resolução.
à medida provisória, ao decreto legislativo, à lei complementar e à resolução.
à lei ordinária, à lei delegada, à lei complementar e à medida provisória.
ao decreto legislativo, à lei ordinária, à resolução e à lei delegada.
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