Questões de Direito Constitucional da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo, poderá ser requerida por intermédio de

  • A.

    mandado de injunção.

  • B.

    habeas corpus.

  • C.

    mandado de segurança.

  • D.

    habeas data.

  • E.

    ação civil pública.

As afirmações:

I. Um quinto dos lugares do Tribunal Superior Eleitoral será composto de membros do Ministério Público, com mais de 10 anos de carreira.

II. O Presidente e o Corregedor Eleitoral serão eleitos dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal.

III. O Tribunal Regional Eleitoral elegerá seu Presidente, devendo a escolha recair dentre seus membros desembargadores.

IV. Os membros do Tribunal Regional Eleitoral, de regra, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos.

V. São irrecorríveis às decisões do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, salvo, dentre outras, as denegatórias de habeas corpus ou de mandado de segurança.

Estão corretas APENAS

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

O inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo

  • A.

    na condição de órfão, a partir de quatorze anos.

  • B.

    na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

  • C.

    quando for arrimo de família, a partir de quinze anos.

  • D.

    quando tiver antecipada a maioridade, a partir de quinze anos.

  • E.

    quando for portador de necessidade especial, a partir de quinze anos.

O Governo do Estado de São Paulo deu assistência financeira a várias entidades filantrópicas, em 2001, que desenvolviam atividades de atendimento educacional, especializado e gratuito a educandos portadores de necessidades especiais, totalizando 6% (seis por cento) dos recursos orçamentários (receita de impostos e transferências) destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino público. Apresentou ao Tribunal de Contas balancete em que demonstrava ter, em função disso, aplicado 24% (vinte e quatro por cento) dos recursos vinculados, nas outras atividades de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Em função disso, o Tribunal de Contas

  • A.

    sugeriu à Assembléia Legislativa não aprovar as contas do Governo do Estado, pela não aplicação dos 30% na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

  • B.

    sugeriu a aprovação das contas do exercício de 2001, pois as exigências constitucionais haviam sido cum-pridas.

  • C.

    vetou as contas do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2001, porque a aplicação mínima constitucional de 25% (vinte e cinco por cento) não havia sido cumprida.

  • D.

    elaborou Parecer Técnico elogiando o Governador, pois além de gastar o mínimo legal previsto, havia sido o primeiro Governo a investir, financeiramente e em percentual significativo, na educação de crianças e jovens portadores de deficiência.

  • E.

    não se pronunciou, pois não é função prevista para este Tribunal a apreciação dos gastos dos recursos vinculados da Educação, uma vez que se trata de função privativa do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Vencimento é

  • A.

    o valor do padrão fixado em lei, acrescido de indenizações e outras vantagens pessoais.

  • B.

    a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

  • C.

    o valor total dos ganhos do servidor público em um determinado mês, incluindo as gratificações habituais.

  • D.

    a soma de todos os valores pagos ao servidor pelo exercício de cargo público.

  • E.

    o valor do padrão fixado em lei, acrescido dos adicionais por tempo de serviço.

Considere as seguintes afirmações:

I. A União tem competência para emitir moeda, o Tesouro Nacional exerce essa competência e o Banco Central é seu órgão de distribuição.

II. É vedado ao Banco Central conceder diretamente empréstimos a órgão ou entidade que não seja instituição financeira.

III. Com o objetivo de regular a oferta de moeda, o Banco Central pode comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional.

IV. As disponibilidades de caixa da União devem ser depositadas em instituições financeiras oficiais.

São corretas APENAS

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

No que tange aos sigilos fiscal e bancário, observa-se que

  • A.

    o Habeas Corpus é ação constitucional adequada para resguardar direito líquido e certo, portanto, idôneo para o judiciário reconhecer o direito e não quebrar os sigilos bancário e fiscal, salvo em hipóteses excepcionais.

  • B.

    são relativos e apresentam limites, podendo ser devassados pela Justiça Penal ou Civil e pelas Comissões Parlamentares de Inquérito, entretanto, não podem ser quebrados por requisição fiscal em procedimento administrativo.

  • C.

    o Tribunal Regional Eleitoral, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal, pode decretar a quebra do sigilo bancário de parlamentar em investigação criminal.

  • D.

    é facultativa a manutenção do sigilo, quando fiscal, pelos órgãos competentes em relação às pessoas estranhas à causa, assim como a individualização do objeto da investigação.

  • E.

    são absolutos porque não apresentam limites nas leis tributárias e no âmbito da legislação bancária nacional e internacional, prevalecendo, ainda, o princípio do contraditório na fase inquisitorial.

Em relação aos tipos de controle da administração financeira e orçamentária, em face do Direito Constitucional brasileiro, encontram-se, entre outros,

I. aquele que vem expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços.

II. o cabível aos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização das despesas, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações.

III. o referente aos agentes da administração responsáveis por bens e valores públicos.

Tais situações dizem respeito, respectivamente, ao controle de

  • A.

    resultados e cumprimento de programas de trabalho de metas; legalidade; fidelidade funcional.

  • B.

    economicidade; legitimidade; resultados e cumprimento de programas de trabalho de metas.

  • C.

    legalidade; economicidade; resultados e cumprimento de programas de metas.

  • D.

    legitimidade; resultado e cumprimento de programas de metas; fidelidade funcional.

  • E.

    fidelidade funcional; economicidade; legalidade.

Determinada associação civil sem fins lucrativos requereu a expedição de certidão negativa de tributos municipais para defesa de direito da própria entidade. A certidão lhe foi negada por ato abusivo da autoridade municipal, o que motivou o desejo da associação de ingressar em juízo para obter o referido documento. Diante disso, a associação poderá propor, para a defesa de seu direito,

  • A.

    mandado de segurança coletivo.

  • B.

    habeas data.

  • C.

    mandado de segurança individual.

  • D.

    ação popular.

  • E.

    ação civil pública.

Quanto à ação constitucional de mandado de segurança,

  • A.

    não se há de reconhecer o prazo decadencial de 120 dias quando o mandado de segurança for preventivo.

  • B.

    o primeiro ato praticado marca o termo inicial do prazo decadencial contra todos os atos administrativos da série de trato sucessivo.

  • C.

    o prazo decadencial para impetração contra omissão do Poder Público começa a correr do dia em que o ato deveria ter sido praticado.

  • D.

    o pedido de reconsideração na via administrativa interrompe o prazo para ajuizamento desse remédio extremo.

  • E.

    a Constituição Federal não estabeleceu prazo para impetrar o mandado de segurança e a jurisprudência tende a aceitar que ela não o recepcionou.

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