Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relativamente às matérias que estão no âmbito das competências legislativas privativas da União,
a competência da União restringe-se ao estabelecimento de normas gerais, assegurado o exercício de competência suplementar pelos Estados.
lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas que lhes sejam pertinentes.
a inexistência de lei federal autoriza os Estados a exercer competência legislativa plena para atender a suas peculiaridades.
lei complementar fixará normas para a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
a superveniência de lei estadual sobre normas gerais suspende a eficácia da lei federal, no que lhe for contrária.
José Carlos da Silva, filho de pai brasileiro e mãe estrangeira, nasceu em território estrangeiro, onde residiu por 25 anos, vindo, após, a residir no Brasil. Decorridos 2 anos de residência no País, José Carlos ingressou com pedido junto à Justiça competente para manifestar sua opção pela nacionalidade brasileira e adquiri-la em definitivo, nos termos da Constituição Federal. Nesse caso, José Carlos
não poderá optar pela nacionalidade brasileira, já que é filho de mãe estrangeira.
não poderá optar pela nacionalidade brasileira, já que residiu no estrangeiro até adquirir a maioridade.
não poderá optar pela nacionalidade brasileira, já que a opção deveria ter sido feita quando do seu ingresso em território nacional.
não poderá optar pela nacionalidade brasileira antes de completar 15 anos de residência no Brasil.
poderá optar pela nacionalidade brasileira.
Relativamente à garantia de vitaliciedade assegurada aos magistrados de primeira instância pela Constituição,
será adquirida após três anos de exercício efetivo da função, podendo a perda do cargo dar-se mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.
o magistrado não poderá ser removido ou promovido, senão com o seu assentimento, manifestado na forma da lei.
será adquirida após três anos de exercício efetivo da função, podendo a perda do cargo dar-se mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.
não poderão os magistrados ser postos em disponibilidade, nem aposentados compulsoriamente.
será adquirida quando de seu provimento no cargo, em que ingressam mediante concurso público de provas e títulos.
Uma das hipóteses de intervenção dos Estados nos Municípios é "deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada". Nessa regra, "dívida fundada" compreende
os compromissos financeiros contraídos para pagamento anual, programada pelo tempo mínimo de 10 anos, e cuja origem esteja vinculada às desapropriações por utilidade pública.
o estoque integral da dívida acumulada e não paga, cuja exclusiva origem seja de débitos por desapropriação de imóveis.
as dívidas e os compromissos que deveriam ter sido pagos em um ano fiscal e, não tendo sido pagos, ficaram fundados para pagamento oportuno.
o total dos compromissos de qualquer natureza com previsão vinculada no orçamento plurianual para pagamentos parcelados e sucessivos.
os compromissos de exigibilidade superior a 12 meses, contraídos para atender ao desequilíbrio orçamentário ou financeiro de obras e serviços públicos.
A naturalização pode também ser conferida mediante requerimento de nacionalidade brasileira, aos estrangeiros de qualquer nacionalidade, residente na República Federativa do Brasil há mais de
15 (quinze) anos ininterruptos e sem condenação penal.
12 (doze) anos ininterruptos, ou não, e sem qualquer condenação.
10 (dez) anos ininterruptos, sem condenação cível ou tributária.
8 (oito) anos ininterruptos, ou não, e sem condenação por crime ou contravenção.
5 (cinco) anos ininterruptos, sem condenação administrativa.
O Presidente da República decretou intervenção federal em determinado Estado-Membro. Tendo atendido aos requisitos constitucionais nomeou um interventor. Nesse caso, esse interventor
adquire a qualidade de servidor público estadual, porque exercerá suas funções no Estado-Membro, devendo dar continuidade total e efetiva à administração do referido Estado.
tem a natureza de agente político, tendo autonomia completa para exercer suas funções, até que o Estado-Membro retorne à normalidade.
será considerado, para todos os efeitos, como servidor público federal e a amplitude de suas funções dependerá dos limites estabelecidos no decreto interventivo.
responde sempre civil e solidariamente com a União e com o Estado-Membro, pelos atos e decisões que prejudiquem terceiros.
será nomeado definitivamente para exercer suas funções até o final do mandato do Governador do Estado afastado, se obtiver aprovação pelo voto de dois terços da Assembléia Legislativa.
O Congresso Nacional rejeitou projeto de emenda constitucional modificando a idade para aposentadoria compulsória. Nesse caso,
nova proposta sobre essa matéria ficará sujeita, se aprovada a emenda, à apreciação obrigatória em referendo popular.
requerimento de dois terços dos membros do Congresso Nacional permitirá a apreciação dessa matéria na mesma sessão legislativa.
fica impedida, por dez anos, a apreciação de nova proposta sobre a mesma matéria.
só a autorização prévia em plebiscito permitirá a apreciação de nova proposta sobre a mesma matéria.
essa matéria não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
Em tema de classificação das constituições, pode-se afirmar que, quanto ao modo de elaboração, elas se classificam em
dogmáticas e históricas.
rígidas, semi-rígidas e flexíveis.
escritas e não escritas.
materiais e formais.
democráticas e outorgadas.
Considerando os princípios constitucionais da organização partidária, é INCORRETO afirmar que a
infidelidade partidária pode manifestar-se de dois modos: oposição, por atitude ou pelo voto, a diretrizes legitimamente estabelecidas pelos partidos, e apoio ostensivo ou disfarçado a candidatos de outra agremiação.
disciplina e a fidelidade partidárias são, pela Constituição Federal, não uma determinante da lei, mas uma determinante estatutária, não sendo, porém, mera faculdade dos estatutos.
Constituição Federal permite que os partidos cominem sanções para os atos de indisciplina e infidelidade partidárias que podem ir de simples advertência até a perda do mandato.
disciplina não há de se entender como obediência cega aos ditames dos órgãos partidários, mas entre outros, a aceitação das decisões discutidas e tomadas pela maioria de seus filiados-militantes.
Constituição Federal não impôs um controle quantitativo aos partidos, embora haja a possibilidade de que venha a existir por via de lei, mas sim um controle qualitativo, em função do regime democrático.
Supondo-se que o Presidente da República pretenda destituir o Procurador-Geral da República, essa destituição deverá ser
autorizada pelo Congresso Nacional, em votação nominal e secreta.
feita por decreto, ouvido previamente o Conselho da República.
precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.
concretizada livremente, visto que o ocupante do cargo é demissível ad nutum.
aprovada previamente pela Câmara dos Deputados, Casa que representa o povo brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...