Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - TST, TRTs e Juízes do Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinale a alternativa correta, conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho TST.
É imprescritível o direito de reclamar contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS.
Extinto o contrato de trabalho, é de cinco anos o prazo prescricional para reclamar em Juízo o não-recolhimento da contribuição para o FGTS.
É trintenária a prescrição do direito de reclamar contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS, observado o prazo de 2 (dois) anos após o término do contrato de trabalho para ajuizar a competente ação trabalhista.
É trintenária a prescrição do direito de reclamar contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS, observado o prazo de 5 (cinco) anos após o término do contrato de trabalho para ajuizar a competente ação trabalhista.
É qüinqüenal a prescrição do direito de reclamar contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS, observado o prazo de 2 (dois) anos após o término do contrato de trabalho para ajuizar a competente ação trabalhista.
Direito Constitucional - TST, TRTs e Juízes do Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Sobre Direito Processual do Trabalho, assinale a alternativa incorreta.
Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar causas que versam sobre direitos estatutários de servidores públicos civis.
O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso. A interposição antecipada deste não prejudica a dilação legal.
Na Justiça do Trabalho, a condenação ao pagamento de honorários advocatícios, nunca superiores a 15% (quinze por cento), não decorre pura e simplesmente da sucumbência.
É dispensável o trânsito em julgado da sentença normativa para a propositura da ação de cumprimento.
Da decisão de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurança cabe recurso ordinário, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilação para o recorrido e interessados apresentarem razões de contrariedade.
Direito Constitucional - TST, TRTs e Juízes do Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Em relação ao procedimento sumaríssimo na Justiça do Trabalho, assinale a alternativa correta.
A citação por edital deve ser realizada no prazo máximo de 30 (trinta) dias.
As testemunhas, até o máximo de duas para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação.
A Administração Pública direta, autárquica e fundacional são partes legítimas para figurarem como rés, opoentes, intervenientes e litisconsortes.
Todas as provas deverão ser requeridas na petição inicial e na contestação, sob pena de preclusão.
Os incidentes e as exceções que possam interferir no prosseguimento da audiência e do processo serão decididos em 48 (quarenta e oito) horas.
Direito Constitucional - Processo legislativo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Sobre o processo legislativo é correto afi rmar que decorrido o prazo de , o silêncio do Presidente da República importará a sanção do projeto de lei. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa acima:
07 (sete) dias
10 (dez) dias
13 (treze) dias
15 (quinze) dias
20 (vinte) dias
Direito Constitucional - Processo legislativo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Sobre o direito constitucional, assinale a alternativa correta.
Não será objeto de delegação a matéria reservada à lei complementar.
O processo legislativo compreende, dentre outros, a elaboração de leis complementares, medidas provisórias, leis delegadas e decretos-lei.
A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de dois terços, no mínimo, dos membros do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados.
Medida provisória que implique instituição ou majoração de tributos, via de regra, somente produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.
As medidas provisórias terão sua votação iniciada no Senado Federal.
Direito Constitucional - Princípios Gerais da Atividade Econômica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
A Constituição Federal de 1988 consagrou a autonomia do Direito Financeiro e do Direito Econômico. Em se tratando de legislar sobre matéria de Direito Financeiro e Direito Econômico, é correto afi rmar que:
I. No Direito Financeiro, a competência é concorrente entre a União, Estados e Distrito Federal.
II. No Direito Econômico, a competência é privativa da União.
III. No Direito Financeiro, a competência da União é de estabelecer normas gerais.
IV. No Direito Econômico, não se exclui a competência suplementar dos Estados.
Pode se afirmar que estão corretos os itens:
I e II, apenas.
I, III, e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Direito Constitucional - Princípios Gerais da Atividade Econômica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
No art. 170 da Constituição Federal estão expressamente relacionados os seguintes Princípios Gerais da Atividade Econômica:
I. Livre concorrência.
II. Defesa do consumidor.
III. Defesa do meio ambiente.
IV. Propriedade privada.
Pode-se afirmar que estão corretos os itens:
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
II, e IV, apenas.
Direito Constitucional - Princípios Gerais da Atividade Econômica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa incorreta.
Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses.
São princípios orientadores da ordem econômica a soberania nacional e a livre concorrência.
Incumbe ao Poder Público, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.
A exploração direta de atividade econômica pelo Estado, em regra, somente será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.
As empresas públicas, as autarquias e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.
Direito Constitucional - Nacionalidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
De acordo com a Constituição Federal, é privativo de brasileiro nato o cargo de:
senador federal.
carreira consular.
presidente do Banco Central do Brasil.
ministro do Superior Tribunal de Justiça.
presidente da mesa do Congresso Nacional.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
É correto afi rmar que pode propor ação declaratória de constitucionalidade:
o Conselho da República.
o Conselho Nacional de Justiça.
qualquer membro do Congresso Nacional.
o Governador de Estado ou do Distrito Federal.
os Conselhos Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...