Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às emendas parlamentares aos projetos de lei de iniciativa exclusiva do Governador do Estado, que aumentem a despesa prevista, é correto afirmar:
Mesmo ressalvadas as emendas ao projeto de lei do orçamento anual, quando compatíveis com a lei de diretrizes orçamentárias e com o plano plurianual, não é possível a admissão de emendas parlamentares.
Os projetos de lei que tratam sobre organização dos serviços administrativos da Assembléia Legislativa, dos Tribunais Estaduais e do Ministério Público podem ser emendados pelos parlamentares.
Os projetos de lei que tratam da organização dos serviços administrativos da Assembléia Legislativa admitem emenda parlamentar mesmo que aumentem a despesa prevista.
São admitidas emendas parlamentares mesmo que aumentem a despesa prevista nos projetos de lei que tratam dos servidores públicos do Poder Executivo, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria, reforma e transferência de policiais para a reserva.
Não é admitido aumento de despesa prevista nos projetos de lei de iniciativa exclusiva do Governador do Estado.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas de prioridades da Administração Pública, além de prever outras disposições. Acerca dessas últimas disposições, considere os seguintes itens:
1. Orientação para elaborar a lei orçamentária anual.
2. Inclusão das despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente.
3. Estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
4. Alterações na legislação tributária.
São previsões da Lei de Diretrizes Orçamentárias:
1 e 2 somente.
2 e 3 somente.
3 e 4 somente.
2, 3 e 4 somente.
1, 2, 3 e 4.
No Capítulo VI do Título VIII, Art. 225 da Constituição Federal de 1988, lê-se: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Considerado o artigo citado, na linguagem jurídica, podemos afirmar que:
Assinale a alternativa corretaSomente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
No que concerne à repartição de competências, assinale a alternativa correta.
Em face do princípio federativo, se houver o conflito entre a previsão de uma lei ordinária estadual e a previsão de uma lei ordinária federal, prevalecerá a primeira.
Em face do princípio federativo, não há óbice para que, sendo a matéria de competência legislativa da União, a lei federal ordinária prevaleça sobre as leis complementares dos Estados que tratem da mesma matéria.
Levando-se em consideração a competência legislativa concorrente, caberá aos Estados-membros e aos Municípios suplementar a legislação federal, onde for possível.
É competência dos Estados-membros criar a Lei Orgânica dos Municípios compreendidos no seu território.
Se a matéria for de competência legislativa comum da União e dos Estados-membros, o legislador estadual somente poderá criar leis se a União não as produzir.
Direito Constitucional - Controle de Constitucionalidade - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
O controle difuso da constitucionalidade é caracterizado pelo(a):
recurso extraordinário
ação declaratória de constitucionalidade
argüição de descumprimento de preceito fundamental
ação direta de inconstitucionalidade.
recurso especial.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2005
José da Silva, brasileiro nato, passa a residir em país estrangeiro, cuja lei o obriga a adquirir a nacionalidade local, como condição de permanência no território. Em face do que dispõe a Constituição Federal Brasileira, assinale a alternativa correta.
José da Silva deve renunciar à nacionalidade brasileira se adquirir a nacionalidade do país em que reside
Sendo brasileiro, José da Silva está impedido de adquirir nacionalidade de outro país.
José da Silva adquire outra nacionalidade e conserva a nacionalidade brasileira.
José da Silva será considerado apátrida se adquirir nacionalidade de outro país
José da Silva passa a ser considerado necessariamente estrangeiro quando estiver no Brasil.
Assinale a alternativa INCORRETA:
São órgãos do Poder Judiciário os Tribunais e Juízes do Trabalho
Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de 20 (vinte) anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de 20 (vinte) anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes
É obrigatória a promoção do juiz que figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento
O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contém uma das condições para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal:
Ser bacharel em direito.
Possuir menos de setenta anos de idade.
Ser magistrado com notório saber, com mais de trinta anos de idade.
Ser cidadão com notório saber jurídico e reputação ilibada.
Assinale a alternativa correta.
O acesso ao Tribunal de Justiça dar-se-á por antigüidade e merecimento, alternadamente, apurados na última entrância, observados os critérios do inciso II do artigo 93 da Constituição Federal
O Presidente, Vice-Presidente e Corregedor poderão participar de Tribunal Eleitoral
O oficial maior e o escrevente juramentado serão remunerados pelo Estado e sua nomeação dar-se-á mediante proposta de respectivo serventuário, que lhes será garante, respondendo solidariamente, com seu preposto, pelas multas, perdas e danos, no exercício de suas funções
Haverá em cada comarca ou vara dois oficiais de justiça e, nas comarcas ou varas onde se fizer necessário, a lei poderá criar maior número de cargos de oficial de justiça, mediante proposta do Diretor do Foro ao tribunal
Assinale a alternativa INCORRETA. São auxiliares da Justiça:
Os Escrivães
A Polícia Judiciária
Os Tabeliães
Os Oficiais de Registro Público
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...