Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - STF - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, na seguinte hipótese:
quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal ou negar-lhes vigência.
quando a decisão recorrida julgar válida lei local contestada em face de lei federal.
o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão.
quando houver conflitos de competência entre quaisquer tribunais.
as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País.
Direito Constitucional - Disposições Gerais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Segundo a Constituição Federal, é(são) órgão(s) do Poder Judiciário:
o Tribunal de Contas da União.
o Ministério da Justiça.
o Superior Tribunal Federal.
o Conselho Superior de Justiça.
os Tribunais e os Juízes do Trabalho.
Direito Constitucional - STF - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre a súmula vinculante é correto afirmar:
terá por objetivo a interpretação de normas, acerca das quais haja controvérsia entre órgãos da administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.
exige, para a sua aprovação, decisão por maioria absoluta dos membros do Supremo Tribunal Federal.
podem ser aprovadas, revistas ou canceladas por provocação do Presidente da República.
a sua aprovação poderá ser provocada, entre outros legitimados, por qualquer partido político.
do ato administrativo que contrariar a súmula aplicável caberá recurso ordinário ao Supremo Tribunal Federal.
Direito Constitucional - Processo legislativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considerando o processo legislativo pátrio, assinale a alternativa correta a respeito das leis complementares.
É vedada a delegação legislativa de matéria reservada à lei complementar, mas não há impedimento que essa mesma matéria seja objeto de medida provisória.
Exigem quorum de maioria absoluta de ambas as Casas Legislativas para sua aprovação, mas dispensam a sanção do Chefe do Executivo, uma vez que são promulgadas pelo Poder Legislativo.
A Constituição autoriza, com base no princípio do Estado democrático de Direito, que qualquer matéria seja objeto de iniciativa popular de lei complementar.
Sua função precípua é de complementariedade, não tendo por escopo interpretar a Constituição ou qualquer de suas normas.
Projeto de lei complementar da iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores deve ser apresentado, primeiramente, perante o Senado Federal.
Direito Constitucional - Administração Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre os cargos e funções públicas, é possível afirmar que a Constituição Federal
impõe à administração pública indireta as mesmas regras proibitivas sobre a acumulação remunerada de cargos públicos voltadas à administração pública direta.
veda a definição de critérios de admissão de pessoas portadoras de deficiência a cargos e empregos públicos.
condiciona a nomeação em cargos em comissão à aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
restringe o exercício das funções de confiança exclusivamente aos servidores ocupantes de cargo efetivo com atribuições de natureza gerencial, orçamentária e financeira.
permite a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, ainda que a profissão não esteja regulamentada.
Direito Constitucional - Política Urbana - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
São privativos de brasileiro nato, entre outros, os cargos
de Deputado Federal e de Vice-Presidente da República.
de Presidente da República e de Senador.
da carreira diplomática e de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
de Deputado Estadual e de Ministro de Estado da Defesa.
da carreira diplomática e de Procurador-Geral da República.
Direito Constitucional - Administração Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
São princípios constitucionais expressos voltados à administração pública direta e indireta:
celeridade e transparência.
isonomia e pessoalidade.
legalidade e imparcialidade.
moralidade e proporcionalidade.
legalidade e eficiência.
Direito Constitucional - Política Urbana - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No tocante às disposições constitucionais relativas à política urbana, é correto afirmar que
os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião, exceto quando a possuidora for outra entidade federativa.
são isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma urbana por interesse social.
os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão de uso, inegociáveis pelo prazo de trinta anos.
as desapropriações de imóveis urbanos serão feitas mediante o pagamento de títulos da dívida pública, resgatáveis em até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
são insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e média propriedade rural, assim definida em lei, desde que seu proprietário não possua outra e a propriedade produtiva.
Direito Constitucional - Administração Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e de cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições, conforme estabelecido na Constituição Federal:
setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem.
sessenta e cinco anos de idade, se homem, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se mulher.
sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere as seguintes pessoas, suas respectivas condições e pretensões políticas:
I. João da Silva, brasileiro nato, 20 anos de idade, quer candidatar-se ao cargo de Vereador. II. Maria Patriota, brasileira naturalizada, 29 anos de idade, pretende candidatar-se ao cargo de Deputado Federal. III. Pedro da Mata, 17 anos de idade, brasileiro naturalizado, residente e domiciliado no Brasil, conscrito, quer alistar- -se como eleitor. Com base nessas informações, considerando que nenhum outro impedimento existe para os casos descritos, e considerando, ainda, o disposto na Constituição Federal sobre direitos políticos, é correto afirmar queJoão da Silva poderá candidatar-se ao cargo de Vereador, enquanto Maria Patriota não, por ser naturalizada, e Pedro da Mata apresenta dois impedimentos constitucionais à sua pretensão: o fato de ser naturalizado e de ser conscrito.
Todos eles estão aptos a suas pretensões políticas, visto que nenhum deles apresenta qualquer impedimento constitucional.
João da Silva está apto a candidatar-se ao cargo pretendido, mas Maria Patriota não possui a idade mínima exigida para o cargo, e Pedro da Mata está impedido de alistar-se como eleitor por ser conscrito.
João da Silva não pode se candidatar a Vereador, em razão de não possuir a idade mínima como condição de elegibilidade, e o mesmo ocorre com Maria Patriota, que também não possui a idade mínima para candidatar- se a Deputada Federal, enquanto nada impede que Pedro da Mata possa alistar-se como eleitor.
João da Silva e Maria Patriota poderão regularmente candidatar-se aos respectivos cargos políticos, mas Pedro da Mata não poderá alistar-se como eleitor por ser conscrito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...