Lista completa de Questões de Direito do Consumidor do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito do Consumidor - Das Sanções Administrativas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No que se refere às sanções administrativas no sistema jurídico de proteção ao consumidor, é correto afirmar que
a proibição de fabricação do produto, a imposição de publicidade e a apreensão do produto são suas espécies.
serão aplicadas pela autoridade administrativa, no âmbito de sua atribuição, desde que não sejam aplicadas cumulativamente.
podem ser determinadas por medida cautelar, somente de forma incidental ao procedimento administrativo.
a pena de multa será graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor.
a multa deverá ser fixada em montante não inferior a 300 (trezentas) e não superior a 3.000.000 (três milhões) de vezes o valor da Unidade Fiscal de Referência (Ufir), ou índice equivalente que venha a substituí-lo.
Direito do Consumidor - Das Sanções Administrativas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No que diz respeito a banco de dados e cadastro de consumidores, no âmbito do direito do consumidor, é possível afirmar que
o consumidor terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes, desde que notifique previamente o fornecedor a fornecê-los.
os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e redigidos em linguagem de fácil compreensão, podendo conter informações negativas sobre o consumidor referentes a período superior a cinco anos, desde que reservadas.
a abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando solicitada por ele.
o consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de 10 (dez) dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas.
os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-los pública e anualmente, inclusive com indicação se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O Código de Defesa do Consumidor originou grandes avanços para o usuário dos sistemas privados de saúde. Com relação aos dispositivos desse código, julgue os itens que se seguem.
A Política Nacional das Relações de Consumo visa à melhoria da qualidade de vida dos consumidores e ao respeito à dignidade, saúde e segurança.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre os órgãos superiores da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), assinale a alternativa correta.
A Diretoria, órgão deliberativo da Fundação, tem, entre suas atribuições, aprovar a celebração de convênios.
A Diretoria é integrada pelo Diretor-Executivo e por 6 (seis) Diretorias Adjuntas.
O Conselho Curador tem, dentre seus membros, 6 (seis) representantes de associações civis de defesa do consumidor.
O Conselho Curador tem como membro nato e Presidente o Secretário do Desenvolvimento Econômico.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Sobre o Serviço de Atendimento ao Cliente SAC , é correto afirmar que
as ligações telefônicas para o SAC serão gratuitas, desde que não realizadas de número de aparelho celular.
o SAC garantirá ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços, dispensando-se a opção de contatar o atendimento pessoal nas demais subdivisões do menu.
é vedado solicitar a repetição da demanda do consumidor após seu registro pelo primeiro atendente.
o acesso inicial ao atendente será condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.
o SAC deve estar disponível, ininterruptamente, durante o horário das oito horas da manhã à meia noite, todos os dias da semana.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Política Nacional das Relações de Consumo deverá seguir os seguintes princípios:
incentivo à criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo.
reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, restrita à comercialização de produtos no mercado.
prevalência do interesse do consumidor e compatibilização de sua proteção com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica.
educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo, quando isso for economicamente viável.
coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos que possam causar prejuízos aos consumidores, quando for possível, dadas as peculiaridades do mercado de consumo.
Direito do Consumidor - Do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
São órgãos superiores da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON):
o Conselho Curador, como órgão deliberativo, e a Diretoria, como órgão executivo.
o Conselho Curador, como órgão opinativo, e a Diretoria, como órgão de planejamento.
o Conselho Superior, como órgão consultivo, e a Diretoria-Geral, como órgão deliberativo.
o Conselho Superior, como órgão deliberativo, e a Secretaria-Geral, como órgão executivo.
o Conselho Gestor, como órgão de planejamento, e a Diretoria, como órgão diretivo.
Sobre as relações de consumo, considere as seguintes afirmações:
I. É considerado contrato de adesão aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou que sejam estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.
II Não pode haver garantia contratual complementar, quando houver garantia legal.
III. As cláusulas contratuais abusivas são anuláveis quando transferirem responsabilidades a terceiros.
IV. É válida a cláusula que determina a utilização compulsória de arbitragem, exceto nos contratos que envolvam alienação fiduciária em garantia de bem imóvel.
V. Nos contratos de fornecimento de produtos ou serviços, que envolvem a concessão de crédito ou financiamento, o fornecedor deverá informar ao consumidor o montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros.
Está correto o que se afirma APENAS em
III e V.
II e IV.
I e V.
I e II.
II e V.
Direito do Consumidor - Dos contratos de adesão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No que concerne aos contratos de adesão, é possível afirmar que
as cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão.
a inserção de cláusula no formulário desfigura a natureza de adesão do contrato.
é inadmissível a cláusula resolutória.
deverão ser redigidos em termos claros, desde que o objeto contratual permita.
a redação das cláusulas contratuais deve ser realizada em caracteres legíveis, não inferior ao corpo 11(onze), de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
Direito do Consumidor - Dos Direitos Básicos do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de direitos do consumidor, julgue os itens subsequentes.
O consumidor que adquire um produto pela Internet poderá exercer o direito de arrependimento no prazo máximo de sete dias, contado do recebimento do produto, tendo, nesse caso, direito de ser ressarcido dos valores eventualmente pagos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...