Lista completa de Questões de Direito Eleitoral do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos lugares de votação,
da decisão do Juiz Eleitoral sobre a reclamação quanto à designação dos lugares de votação não cabe nenhum recurso.
dar-se-á preferência aos edifícios particulares, recorrendo- se aos edifícios públicos se faltarem aqueles em número e condições adequadas.
da designação do lugar de votação poderá qualquer partido reclamar ao Juiz Eleitoral dentro de 10 dias contados da publicação.
a propriedade particular será obrigatória e gratuitamente cedida para funcionar como lugar de votação.
é permitida a instalação de Mesas Receptoras em propriedade pertencente a candidato, se não houver reclamação no prazo de 10 dias.
Um eleitor entra na cabina de votação acompanhado de outra pessoa que irá auxiliá-lo a digitar os números dos candidatos. Esse procedimento
não é permitido, porque implicaria em quebra do sigilo do voto.
é permitido se o eleitor for cego.
é permitido se o eleitor estiver gravemente enfermo.
só é permitido se a pessoa que o acompanhar for mesário.
só é permitido se for analfabeto.
NÃO deverão ser instaladas Seções onde haja pelo menos 50 eleitores, se se tratar de
institutos para cegos.
estabelecimentos de internação coletiva.
prédio público localizado em propriedade rural privada.
leprosários.
vilas e povoados.
Paulo foi eleito Senador; Pedro foi eleito Deputado Federal; e Plínio ficou na condição de Suplente de Deputado Estadual. Nesse caso,
os diplomas de Paulo e Pedro serão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado e Plínio não receberá diploma.
os diplomas de Paulo, Pedro e Plínio serão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado.
os diplomas de Paulo, Pedro e Plínio serão expedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral.
o diploma de Paulo será expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral e os de Pedro e Plínio pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado.
o diploma de Paulo será expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o de Pedro pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado e Plínio não receberá diploma.
É do Juiz Eleitoral a competência para designação dos membros das mesas receptoras de votos. Dentre outros, poderão ser nomeados Mesários
parentes por afinidade de candidatos, até o segundo grau, inclusive.
advogados e jornalistas pertencentes à própria Seção Eleitoral.
membros de Diretórios de partido com função executiva.
autoridades e agentes policiais.
funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo.
A respeito do ato de votar, é correto afirmar que
poderão votar fora das respectivas seções os candidatos a Prefeitos, em qualquer seção do Município, desde que dele sejam eleitores.
poderá votar fora da respectiva seção o Presidente da República, que, nas eleições presidenciais, poderá votar em qualquer Seção Eleitoral do País.
poderão votar fora das respectivas seções os Governadores, em qualquer seção do Estado, nas eleições de âmbito nacional e estadual.
nas seções em que for adotada a urna eletrônica, somente poderão votar eleitores cujos nomes estiverem nas respectivas folhas de votação.
poderão votar fora das respectivas seções os candidatos a Vereador, em qualquer seção do Município, desde que dele sejam eleitores.
É certo que a diplomação
tem natureza declaratória.
tem natureza constitutiva.
é ato administrativo.
é ato de Corregedoria Eleitoral.
tem natureza executiva.
A respeito da fiscalização perante as Mesas Receptoras, é certo que podem permanecer na cabina de votação
os candidatos e um fiscal de cada partido.
os candidatos, um fiscal e um delegado de cada partido.
o eleitor, durante o tempo necessário à votação.
os candidatos e um delegado de cada partido.
um fiscal e um delegado de cada partido.
A respeito da Votação e do Sistema Eletrônico de Votação:
A fiscalização da votação eletrônica pode ser exercida somente pelos Partidos Políticos e Coligações.
A urna eletrônica exibirá para o eleitor primeiramente os painéis referentes às eleições majoritárias e, em seguida, os referentes às eleições proporcionais.
O sistema convencional de cédulas impressas não poderá, em nenhuma hipótese, ser adotado após o início da votação pelo sistema eletrônico.
A urna eletrônica disporá de recursos que, mediante assinatura digital, permitam o registro digital de cada voto e a identificação da urna em que foi registrado, resguardado o anonimato do eleitor.
Nas Seções em que for adotada a urna eletrônica poderão votar o Presidente e os mesários da Mesa Receptora, ainda que seus nomes não constem da respectiva folha de votação.
A respeito das eleições em geral, é correto afirmar que:
Poderá participar das eleições o partido que, até 6 meses antes do pleito, tiver registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral.
Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, computados os em branco, mas não os nulos.
Nas eleições proporcionais contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias.
Poderá participar das eleições o partido com estatuto regularmente registrado no Tribunal Superior Eleitoral, ainda que, na data da convenção, não tenha órgão de direção constituído na circunscrição de acordo com o respectivo estatuto.
Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, computados os nulos, mas não os em branco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...