Lista completa de Questões de Direito Eleitoral da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na votação para as eleições proporcionais, um eleitos digitou corretamento o número identidicador do partido, mas não o fez em relação ao candidato, cuja identificação eletrônica não foi possível. Nesse caso, o voto será
computado para a legenda partidária.
considerado nulo.
considerado em branco.
atribuído ao candidato de numeração posterior mais próxima.
atribuído ao candidato de numeração anterior mais próxima.
Quanto à prestação de contas das campanhas eleitorais, é correto afirmar que
as contribuições, doações e receitas recebidas pelos partidos e candidatos na forma da lei serão corrigidas monetariamente a partir do dia das eleições.
as sobras de recursos financeiros de campanhas serão utilizadas pelos partidos políticos para financiar a propaganda partidária paga, no rádio e na televisão.
a inobservância do prazo legal para encaminhamento das prestações de contas à Justiça Eleitoral impede a diplomação dos eleitos, enquanto perdurar.
as prestações de contas de candidatos a Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador só poderão ser feitas pelo comitê financeiro do partido a que pertencerem.
erros formais e materiais, ainda que corrigidos, autorizam a rejeição das contas e a cominação de sanção a candidato ou partido.
Cinco candidatos concorrem à eleição para Prefeito Municipal de Município com trezentos mil eleitores. Nesse caso, será considerado eleito, na primeira votação, o candidato
que obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco e os nulos.
que obtiver a maioria absoluta de votos, computados os em branco.
que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
que obtiver a maioria absoluta de votos, computados os nulos.
mais votado, porque nos municípios com até trezentos mil eleitores não há segundo turno.
Télio, no dia das eleições, levou seus 11 filhos e 6 netos, todos residentes na zona rural a mais de 3 km das mesas receptoras, para os locais em que deveriam exercer o direito de voto, na Kombi de sua propriedade, que normalmente utiliza em seu trabalho. Esse transporte
é lícito e regular, posto que feito em veículo de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros de sua família.
é proibido, porque a lei não permite o transporte gratuito de eleitores residentes na zona rural a mais de 2 km das mesas receptoras.
é proibido porque a lei não permite, no dia das eleições, o transporte de mais de 6 eleitores por veículo da zona rural até as mesas receptoras.
é proibido, porque, no dia das eleições, só pode ser feito o transporte de eleitores da zona rural para a zona urbana sem finalidade eleitoral.
só é permitido se, 15 dias antes do pleito, tiver obtido autorização da Justica Eleitoral para realizar o transporte.
Se, antes da realização do segundo turno das eleições para Governador de Estado, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de um dos dois candidatos que a disputam,
considerar-se-á eleito o outro.
convocar-se-á, dentre os remanescentes, o mais idoso.
convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.
far-se-á nova eleição com reabertura do prazo para registro de candidatos.
far-se-á nova eleição entre os que participaram do primeiro turno.
A competência para processar e julgar originalmente os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais é
do Corregedor Regional da Justiça Eleitoral.
do Superior Tribunal Eleitoral.
das Juntas Eleitorais.
do Corregedor Geral da Justiça Eleitoral.
do Tribunal Regional Eleitoral.
Direito Eleitoral - Alistamento eleitoral, domicílio eleitoral, retificação do titulo, segunda via, transferência, perda e extravio do título - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Considere as proposições abaixo, relativas ao alistamento eleitoral.
I. No momento da formalização do pedido de alistamento eleitoral, o requerente manifestará sua preferência sobre local de votação, dentre os estabelecidos para a zona eleitoral.
II. No ano em que se realizarem as eleições, o menor que completar 16 anos entre o encerramento do prazo fixado para requerimento de inscrição eleitoral ou transferência e a data do pleito não poderá alistar-se.
III. O analfabeto, que deixar de sê-lo, deverá requerer sua inscrição eleitoral, para não incorrer em multa.
IV. A certidão de casamento, extraída do Registro Civil, é documento hábil para o alistamento.
Está correto o que contém APENAS em
I,III e IV
II,III e IV
II e IV
III
IV
Direito Eleitoral - Alistamento eleitoral, domicílio eleitoral, retificação do titulo, segunda via, transferência, perda e extravio do título - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A transferência do eleitor só será admitida se satisfeita, dentre outras exigências, a de residência mínima de três meses, no novo domicílio,
declarada, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor.
comprovada por atestado de residência expedido pela autoridade policial.
atestada por declaração firmada por duas testemunhas.
demonstrada por três contas de água, luz ou telefone fixo.
constatada no local por funcionário da Justiça Eleitoral.
O canditado Alvius, na propaganda eleitoral, chamou o candidato Betus de "ladrão", sem descrever ou mencionar o fato em que se baseou para formular tal ofensa. Assim procedendo, Alvius
cometeu o crime eleitoral de injúria.
cometeu o crime eleitoral de calúnia.
cometeu o crime eleitoral de difamação.
não cometeu nenhum delito, em razão da liberdade de expressão.
só terá cometido crime eleitoral se o ofendido for funcionário público.
As transgressões pertinentes à origem de valores patrimoniais, abusos do poder econômico ou político, em detrimento da liberdade de voto, nas eleições estaduais, serão apuradas
mediante procedimento sumaríssimo de investigação judicial realizada pelos Corregedores Regionais Eleitorais.
através de ação penal privada, ajuizada por qualquer candidato, partido político ou coligação.
através de inquérito policial instaurado pelo Delegado de Polícia da sede do diretório do partido político a que pertencer o candidato.
mediante inquérito civil, instaurado pelo Ministério Público, em face da representação de candidato, partido político ou coligação.
através de ação penal pública, instaurada no foro da sede do partido a que pertencer o candidato, mediante denúncia do Ministério Público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...