Questões de Direito Financeiro da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Além de outras atribuições constitucionais, compete ao Tribunal de Contas da União

  • A. fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União a Estado, mediante convênio.
  • B. apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.
  • C. julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República.
  • D. estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados.
  • E. autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União.

Dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal que dívida pública consolidada ou fundada é o montante

  • A. total, apurado com duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a vinte e quatro meses, bem assim as operações de crédito de prazo inferior a dezoito meses cujas receitas tenham constado do orçamento.
  • B. total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses, bem assim as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.
  • C. total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo inferior a doze meses, bem assim as operações de crédito de prazo superior a doze meses cujas despesas tenham constado do orçamento.
  • D. apurado dos créditos financeiros do ente da Federação, decorrentes da realização de operações de crédito a longo prazo, para amortização em prazo superior a doze meses, bem assim as operações de crédito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do orçamento.
  • E. parcial, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras e tributárias do ente da Federação, assumidas em virtude de tratados internacionais e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo inferior a doze meses, bem assim as operações de crédito de prazo superior a doze meses cujas receitas não tenham constado do orçamento.

A Constituição Federal dispõe que há uma espécie de orçamento que “compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento”. A Constituição está se referindo

  • A. ao orçamento fiscal.
  • B. ao plano plurianual.
  • C. ao orçamento da seguridade social.
  • D. à lei de diretrizes orçamentárias.
  • E. ao orçamento de investimento das empresas estatais.

A respeito da receita pública, analise as afirmações:

I. A taxa é receita originária e compulsória, enquanto o preço público é receita derivada e voluntária.

II. A contribuição de melhoria é uma relação jurídica de direito privado, enquanto o preço público é uma relação jurídica de direito público.

III. O imposto é receita derivada e compulsória, enquanto o preço público é receita originária e não compulsória.

IV. A taxa e o preço público se confundem, porque ambos têm natureza jurídica tributária.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. IV.
  • E. III e IV.

A Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

  • A. 40% para a União, 50% para os Estados e 60% para os Municípios.
  • B. 50% para os Municípios e Estados e 60% para a União.
  • C. 50% para todos os entes da Federação.
  • D. 60% para todos os entes da Federação.
  • E. 50% para a União e 60% para os Estados e Municípios.

A liquidação da despesa

  • A.

    tem por fim apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar.

  • B.

    cria para o Estado obrigação de pagamento.

  • C.

    visa indicar o nome do credor, a representação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.

  • D.

    é o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

  • E.

    equivale ao pagamento propriamente dito, precedido de empenho.

NÃO pode ser considerado como recurso financeiro disponível, em tese, para abertura de crédito suplementar e especial:

  • A.

    a receita proveniente de empréstimo compulsório mediante emissão de títulos da dívida pública especialmente para este fim.

  • B.

    o superávit financeiro apurado em balanço financeiro do exercício anterior.

  • C.

    o recurso proveniente de excesso de arrecadação.

  • D.

    o recurso resultante de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias.

  • E.

    o produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las.

A receita tributária se classifica, de acordo com a Lei nº 4.320/64, como

  • A.

    transferência de capital.

  • B.

    transferência corrente.

  • C.

    receita de capital.

  • D.

    receita corrente.

  • E.

    receita patrimonial.

A doutrina classifica as receitas públicas em originárias e derivadas. São exemplos de receita derivada e receita originária, respectivamente,

  • A.

    empréstimo compulsório e contribuição de intervenção no domínio econômico.

  • B.

    taxa de lixo urbano e imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.

  • C.

    imposto sobre a renda e contribuição de intervenção no domínio econômico.

  • D.

    contribuição de melhoria e contribuição social.

  • E.

    taxa de lixo domiciliar e pagamento pelo consumo de energia elétrica.

Conforme classificação doutrinária, quanto à periodicidade, as receitas públicas se classificam em

  • A.

    originárias e derivadas.

  • B.

    originárias e transferidas.

  • C.

    ordinárias e transferidas.

  • D.

    entradas e ingressos.

  • E.

    de capital e correntes.

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