Questões de Direito Financeiro da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A Lei nº 4.320/64 corporificou o orçamento-programa ao estabelecer no seu art. 2o que “A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade”. Sobre o orçamento-programa é correto afirmar que

  • A.

    este formato de orçamento não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988.

  • B.

    a Lei do Orçamento mencionada no art. 2º da Lei nº 4.320/64 se refere ao Plano Plurianual, única lei orçamentária que admite a previsão de programas.

  • C.

    somente tem validade para a União, não se aplicando para os orçamentos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • D.

    somente tem aplicabilidade sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias a partir da Constituição Federal de 1988.

  • E.

    as ações são identificadas em termos de funções, subfunções, programas, projetos, atividades e operações especiais.

Sobre dívida pública, a Constituição Federal estabelece que

  • A.

    lei complementar disporá sobre dívida pública interna e externa, incluída a das autarquias, fundações e demais entidades controladas pelo Poder Público.

  • B.

    a dívida pública se classifica em fundada e flutuante, traz as respectivas definições e engloba as operações de crédito e concessão de garantia.

  • C.

    compete ao Congresso Nacional dispor sobre os limites globais e condições para operações de crédito externo e interno dos Estados e do Distrito Federal.

  • D.

    compete ao Congresso Nacional, por proposta do Presidente da República, fixar os limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • E.

    compete ao Congresso Nacional estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Os restos a pagar

  • A.

    constituem prática proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • B.

    podem ser realizados apenas dentro do mandato do Chefe do Executivo, estando proibidos, portanto, no último ano.

  • C.

    serão admitidos quando não houver disponibilidade de caixa para pagamento dentro do exercício em que estava prevista a despesa

  • D.

    devem constar no exercício seguinte com dotação de crédito adicional.

  • E.

    podem ser definidos como despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro.

Para fins dos limites da dívida pública, os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos integram a

  • A.

    dívida pública mobiliária.

  • B.

    despesa com pessoal.

  • C.

    dívida pública flutuante.

  • D.

    dívida pública consolidada.

  • E.

    despesa de custeio.

NÃO é parte integrante do orçamento anual

  • A.

    a reserva de contingência.

  • B.

    o anexo de riscos fiscais.

  • C.

    o orçamento de investimento.

  • D.

    o orçamento da seguridade social.

  • E.

    o orçamento fiscal.

Sobre o calendário para elaboração das leis orçamentárias, é correto afirmar que

  • A.

    a Lei Complementar nº 101/2000 dispõe que o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.

  • B.

    a Constituição Federal dispõe que compete à lei ordinária disciplinar o calendário para elaboração das leis orçamentárias, sendo esta a Lei nº 4.320/64 recepcionada pela Constituição de 1988.

  • C.

    o projeto de lei orçamentária anual será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa, conforme disposto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

  • D.

    a sessão legislativa não será encerrada enquanto não votado o projeto de lei orçamentária anual, segundo a Constituição Federal.

  • E.

    o plano plurianual tem seu prazo disciplinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com vigência até o final do último exercício financeiro do mandato do Chefe do Executivo, sendo encaminhado o projeto até seis meses antes do encerramento do último exercício financeiro do mandato do Chefe do Executivo anterior.

Sobre as operações de crédito, é correto afirmar:

  • A.

    Podem ser celebradas apenas entre entes da Federação.

  • B.

    São vedadas entre entes da Federação para financiamento de despesas correntes.

  • C.

    Não se admite a compra por Estados e Municípios de títulos da dívida pública da União como aplicação de suas disponibilidades.

  • D.

    Os contratos de operação de crédito externo deverão conter cláusula que importe na compensação automática de débitos e créditos.

  • E.

    É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo.

A operação de crédito por antecipação de receita

I. destina-se a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro.

II. realizar-se-á apenas a partir do décimo dia do início do exercício.

III. deverá ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, até o último dia do exercício em que foi realizada.

IV. está proibida enquanto existir operação anterior da mesma natureza não integralmente resgatada.

V. pode ser realizada durante todo o mandato do Chefe do Executivo, só não se permitindo que seja contratada para pagamento em exercício posterior, em mandato de novo Chefe do Executivo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Os créditos adicionais, nas modalidades especial e extraordinário, poderão ter vigência no exercício financeiro seguinte ao de sua abertura na hipótese do ato de autorização ter sido promulgado

  • A.

    no último exercício financeiro do mandato do Chefe do Executivo.

  • B.

    nos últimos quatro meses do exercício em que foi autorizado.

  • C.

    a partir de agosto do exercício em que foi autorizado.

  • D.

    apenas a partir de dezembro do exercício em que foi autorizado.

  • E.

    a qualquer época do exercício em que foram abertos, quando não forem totalmente empregados.

São condições jurídicas para o Estado federado contrair empréstimo junto a agência multilateral de crédito, a exemplo do Banco Mundial:

  • A.

    observância do limite máximo de endividamento fixado por resolução do Senado Federal, atendimento às condições previstas em acordo de refinanciamento celebrado com a União, e lei autorizativa estadual.

  • B.

    inexistência de atraso no pagamento de precatórios, lei autorizativa estadual, e manifestação favorável do Tribunal de Contas.

  • C.

    inclusão do projeto a ser financiado no plano plurianual, vinculação da receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em favor do credor como garantia do pagamento do empréstimo, e ratificação posterior pelo Senado Federal.

  • D.

    necessidade de financiar despesas correntes inadiáveis, previsão na lei orçamentária anual, e autorização do Presidente da República.

  • E.

    reconhecimento da relevância do projeto a ser financiado por ato do Governador do Estado, estrutura sindicalizada com participação conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, e aprovação pelo Banco Central do Brasil.

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