Lista completa de Questões de Direito Previdenciário da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Assinale a opção incorreta entre as assertivas abaixo relacionadas aos objetivos da ação do Estado na previdência complementar.
Formular a política de previdência complementar.
Determinar padrões mínimos de segurança econômico-financeira e atuarial, com fins específicos de preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos de benefícios.
Fiscalizar as entidades de previdência complementar e suas operações e aplicar penalidades.
Assegurar aos participantes e assistidos o pleno acesso às informações relativas à gestão de seus respectivos planos de benefícios.
Prover recursos, regularmente, para o pagamento dos benefícios estabelecidos.
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
A respeito das entidades fechadas de previdência complementar, assinale a opção incorreta.
As entidades fechadas organizar-se-ão sob a forma de fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos.
As entidades fechadas são aquelas acessíveis, na forma regulamentada pelo órgão regulador e fiscalizador, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores; e aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominados instituidores.
As entidades fechadas deverão manter estrutura mínima composta por conselho deliberativo, conselho fiscal e diretoria-executiva.
Os membros da diretoria-executiva deverão ter formação de nível superior ou médio.
Os membros do conselho deliberativo ou do conselho fiscal não poderão ter sofrido condenação criminal transitada em julgado.
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
A respeito da qualificação das entidades de previdência privada, assinale a assertiva incorreta.
Qualificam-se de acordo com os planos que administram: de plano comum e com multiplano.
Qualificam-se de acordo com seus patrocinadores ou instituidores: singulares e multipatrocinadas.
A qualificação de plano comum dá-se quando administram plano ou conjunto de planos de benefícios para diversos grupos de participantes, com independência patrimonial.
A qualificação de multipatrocinadas dá-se quando congregarem mais de um patrocinador ou instituidor.
A qualificação de singulares dá-se quando estiverem vinculadas a apenas um patrocinador ou instituidor
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Indique o órgão ou entidade que adequadamente completa a frase abaixo.
"A política de investimentos dos recursos da entidade fechada de previdência privada (atualmente, complementar) deve ser definida e aprovada anualmente pelo(a)
Bacen – Banco Central do Brasil".
CVM – Comissão de Valores Mobiliários".
SPC – Secretaria de Previdência Complementar".
Conselho de Curadores ou de Administração da Entidade".
"Patrocinadora".
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Nos Planos estruturados sob a forma de CD - contribuição definida, a aplicação dos recursos garantidores das reservas técnicas relativas aos investimentos classificados como de renda fixa, com médio e alto risco de credito, poderão atingir o limite de até:
10%
15%
20%
25%
30%
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Relativamente ao conjunto dos investimentos, os recursos da entidade fechada de previdência privada (atualmente, complementar), que compõem o segmento de renda variável, subordinam-se aos limites de:
até 60% para os planos estruturados no regime de contribuição definida e até 45% para os planos estruturados nos outros regimes.
até 60% para os planos estruturados no regime de benefício definido e até 45% para os planos estruturados nos outros regimes.
até 45% para os planos estruturados no regime de contribuição definida e até 60% para os planos estruturados nos outros regimes.
até 45% para os planos estruturados no regime de benefício definido e até 60% para os planos estruturados nos outros regimes.
até 60% para os planos estruturados no regime de benefício definido e até 40% para os planos estruturados nos outros regimes.
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Nos casos de investimento dos recursos para garantidores das reservas técnicas, relativos ao segmento de imóveis – carteira de aluguéis e renda – é correta a seguinte afirmativa:
a rentabilidade líquida proveniente de locação de imóveis não poderá ser superior a 70% da taxa média de retorno dos investimentos da entidade fechada de previdência privada (atualmente, complementar).
a rentabilidade líquida proveniente de locação de imóveis não poderá ser inferior a 70% da taxa média de retorno dos investimentos da entidade fechada de previdência privada (atualmente, complementar).
a rentabilidade líquida proveniente de locação de imóveis não poderá ser inferior a 30% da taxa média de retorno dos investimentos da entidade fechada de previdência privada (atualmente, complementar).
a rentabilidade líquida proveniente de locação de imóveis não poderá ser superior a 30% da taxa média de retorno dos investimentos da entidade fechada de previdência privada (atualmente, complementar).
a rentabilidade líquida proveniente de locação de imóveis não poderá ser inferior a 50% da taxa média de retorno dos investimentos da entidade fechada de previdência privada (atualmente, complementar).
Direito Previdenciário - Organização da Seguridade Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Analisando os textos abaixo, relativos à avaliação das aplicações dos recursos garantidores das reservas técnicas, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.
( ) As aquisições e as alienações respectivas devem ser precedidas de, pelo menos, uma avaliação efetuada de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social.
( ) Devem os mesmos ser reavaliados pelo menos uma vez a cada 5 (cinco) anos contados da data da ultima avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social.
( ) A diferença entre o valor de reavaliação e o valor contabilizado dos imóveis não será computada para efeito de enquadramento nos limites estabelecidos nos artigos 34 e 35 da Resolução CMN 2.829, de 30/3/2001, pelo prazo de 60 (sessenta) meses contados da data de reavaliação, devendo a mesma ser objeto de referência expressa nas notas explicativas do balanço patrimonial da entidade fechada de previdência privada, no exercício em que ocorrer a referida reavaliação.
V, V, F
V, F, V
V, F, F
F, V, V
F, F, V
Direito Previdenciário - Previdência Complementar - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Com relação ao patrocínio estatal das entidades de previdência complementar fechada e à sua diretoria- executiva, assinale a opção correta.
Os membros da diretoria-executiva deverão comprovar experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria.
Aos membros da diretoria-executiva é permitido integrar concomitantemente o conselho deliberativo.
Aos membros da diretoria-executiva é permitido exercer simultaneamente atividade no patrocinador.
Os membros da diretoria-executiva podem ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social.
A diretoria-executiva é o órgão responsável pela fiscalização da entidade.
Com relação ao auxílio-doença e suas características, assinale a opção incorreta.
Benefício continuado.
Devido ao segurado.
Extinção do benefício pela recuperação da capacidade para o trabalho.
Possui prazo de carência, em regra.
Incapacitação permanente para o trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...