Lista completa de Questões de Direito Processual Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O prazo processual
estabelecido pelo juiz ou pela lei é contínuo, interrompendo-se somente nos domingos e feriados.
para a prática de ato a cargo da parte será de dez dias quando não houver preceito legal, nem assinação pelo juiz.
não pode ser renunciado pela parte quando estabelecido exclusivamente em seu favor.
prorroga-se até o primeiro dia útil se no dia do vencimento o expediente forense for encerrado antes da hora normal.
para recorrer é computado em quádruplo quando a parte for o Ministério Público.
Direito Processual Civil - Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de jurisdição, competência, processo e ação, assinale a opção correta.
O princípio da indelegabilidade estabelece que a autoridade dos órgãos jurisdicionais, considerados emanação do próprio poder estatal soberano, impõe-se por si mesma, independentemente da vontade das partes ou de eventual pacto para aceitarem os resultados do processo.
A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, não pode ser declarada de ofício pelo juiz, o qual, somente quando provocado, pode declinar de competência para o juízo de domicílio do réu.
O direito brasileiro adota, quanto à causa de pedir, a chamada doutrina da substanciação.
O princípio da inércia, um dos princípios basilares da jurisdição, não admite exceção.
A competência é determinada no momento em que a ação é proposta; portanto, segundo o princípio da perpetuação da jurisdição (perpetuatio jurisdictionis), não há alteração da competência quando ocorrem modificações irrelevantes do estado de fato ou de direito efetuadas posteriormente à propositura da ação.
Numa ação ordinária de cobrança, o juiz acolheu preliminar arguida pelo réu na contestação e reconheceu a prescrição do crédito reclamado pelo autor. Nesse caso, deverá
julgar procedente a ação, mas suspender-lhe a execução.
julgar improcedente a ação.
julgar extinto o processo sem resolução de mérito.
indeferir a petição inicial.
julgar extinto o processo com resolução de mérito.
Direito Processual Civil - Competência - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2010
Fulano "A", residente em Belo Horizonte (MG), pretendendo adquirir imóvel para veraneio, interessou-se por uma casa localizada em Escarpas do Lago, Município de Capitólio (MG) (Comarca de Piumhi), pertencente à Construtora "B", sediada no Município de Divinópolis (MG). Acertado o preço para pagamento parcelado, os contratantes celebraram compromisso de compra e venda, contendo cláusula de eleição de foro, Comarca de Divinópolis (MG). Depois de quitado o preço, o promitente vendedor recusou-se a outorgar o domínio e, por isso, o comprador ajuizou ação de adjudicação compulsória no Juízo da Comarca de Belo Horizonte.
De acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a resposta CORRETA.
O foro do domicílio do promitente comprador é o absolutamente competente, visto que a controvérsia envolve relação de consumo.
Não há relação de consumo e, por isso, prevalece o foro do domicílio do réu.
Mesmo havendo cláusula de eleição de foro, o promitente comprador não fica inibido de propor a ação em local diverso e, nesse caso, por se tratar de competência relativa, a modificação somente poderá ocorrer se o réu, por meio de exceção, arguir a incompetência.
Trata-se de ação real imobiliária e, consequentemente, o foro competente é o da situação do imóvel, devendo o juiz, de ofício, reconhecer a sua incompetência.
Fulano A, residente em Belo Horizonte (MG), pretendendo adquirir imóvel para veraneio, interessou-se por uma casa localizada em Escarpas do Lago, Município de Capitólio (MG) (Comarca de Piumhi), pertencente à Construtora B, sediada no Município de Divinópolis (MG). Acertado o preço para pagamento parcelado, os contratantes celebraram compromisso de compra e venda, contendo cláusula de eleição de foro, Comarca de Divinópolis (MG). Depois de quitado o preço, o promitente vendedor recusou-se a outorgar o domínio e, por isso, o comprador ajuizou ação de adjudicação compulsória no Juízo da Comarca de Belo Horizonte. De acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores, marque a resposta CORRETA.
O foro do domicílio do promitente comprador é o absolutamente competente, visto que a controvérsia envolve relação de consumo
Não há relação de consumo e, por isso, prevalece o foro do domicílio do réu.
Mesmo havendo cláusula de eleição de foro, o promitente comprador não fica inibido de propor a ação em local diverso e, nesse caso, por se tratar de competência relativa, a modificação somente poderá ocorrer se o réu, por meio de exceção, arguir a incompetência.
Trata-se de ação real imobiliária e, consequentemente, o foro competente é o da situação do imóvel, devendo o juiz, de ofício, reconhecer a sua incompetência.
Em uma ação ordinária de cobrança, o juiz verificou que a ré, pessoa jurídica de direito privado, apresentou contestação desacompanhada dos respectivos estatutos, impossibilitando a verificação de quem tinha legitimidade para representá-la. Em vista disso, o juiz marcou o prazo de dez dias para ser sanado o defeito. Caso o despacho não seja cumprido dentro do prazo estabelecido, o juiz
extinguirá o processo sem julgamento do mérito.
nomeará curador à lide.
decretará a revelia da ré.
destituirá o advogado da ré.
reconhecerá a nulidade do processo.
Sabe-se que competência é o poder que tem o juiz para exercer a jurisdição nos limites estabelecidos pela lei. Acerca desse instituo, julgue os itens subseqüentes, para concluir quais estão corretos.
I - Toca ao Superior Tribunal de Justiça decidir conflitos de competência entre juizado especial e juízo federal, salvo quando da mesma seção judiciária.
II - A intervenção da União em processo no qual a sociedade de economia mista figure na condição de parte não tem o condão de modificar a competência para a Justiça Federal.
III - A declaração de incompetência sempre implica remessa dos autos ao juízo competente.
IV - A existência de vara privativa, instituída por lei estadual, não altera a competência territorial resultante das leis de processo.
V - Em se tratando de ação acidentária trabalhista, a competência para julgá-la é da Justiça Estadual, ao passo que, se a ação acidentária não decorrer do vínculo laboral, a competência para o trâmite da demanda é da Justiça Federal.
Estão corretas as assertivas:
I, II, III e V.
II, III e IV.
III e IV.
III e V.
IV e V.
Direito Processual Civil - Formação, suspensão e extinção do processo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
O processo civil:
suspende-se quando o autor desistir da ação.
extingue-se com resolução do mérito quando as partes transigirem.
começa por iniciativa do juiz.
extingue-se sem resolução do mérito quando o juiz pronunciar a decadência.
suspende-se quando ocorrer confusão entre autor e réu.
Direito Processual Civil - Órgãos judiciários e auxiliares da Justiça - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Dentre outros, está impedido de depor como testemunha, o
que, por seus costumes, não for digno de fé.
advogado que assistiu as partes.
inimigo capital da parte.
que tiver interesse no litígio.
amigo íntimo da parte.
As chamadas astreintes
são determinadas pelo juiz sempre em caráter liminar, como decisão interlocutória.
são cabíveis em sentenças de qualquer natureza, inclusive as de condenação em pecúnia.
têm natureza de compensação à parte contrária.
possuem natureza inibitória, de desestímulo, mas não podem ser consideradas como pena a quem deva cumprir a ordem judicial.
devem ser fixadas contratualmente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...