Lista completa de Questões de Direito Processual Civil do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual Civil - Processo nos Tribunais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos recursos e da ação rescisória, julgue os itens seguintes.
Se for julgada improcedente uma ação de responsabilidade civil fundada em culpa extracontratual, tendo a sentença transitado em julgado em 10/12/2003, e, posteriormente, o causador do dano for condenado no processo criminal pelo mesmo fato, nessa situação, o autor da ação de indenização civil poderá propor ação rescisória com fundamento em documento novo sentença penal condenatória.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a mandado de segurança, embargos do devedor, embargos de terceiro, ação civil pública e ação popular, julgue os itens a seguir.
O mandado de segurança é cabível contra lei em tese. Além disso, a necessidade de produção de prova em juízo em relação aos fatos alegados na inicial não impede o acesso à via mandamental.
João, tendo emprestado certa importância a seu primo José, não cuidou de obter sua assinatura em documento que tornasse hábil a futura cobrança, diante do constrangimento decorrente da relação de parentesco, sendo certo que tais tratativas verbais ocorreram na presença de Manoel e Joaquim. Diante desta hipótese:
João nada poderá fazer, pois dívida não se comprova com testemunha.
João poderá se valer de prova testemunhal, independentemente do valor contratado, ante o impedimento moral existente.
João só poderá se valer de testemunhas se estas forem em número de quatro ou mais.
João deverá utilizar-se do procedimento monitório, uma vez que, na hipótese, a ação de execução mostra-se impossível.
não existe previsão legal para esta hipótese.
Não vale como confissão a admissão de fatos relativos a direitos caracterizados como:
reais
do Estado
patrimoniais
obrigacionais
indisponíveis
Encerrada a instrução de ação ordinária, está o Juiz em dúvida que impossibilita a formação de seu conhecimento. Essa dúvida talvez possa ser sanada com a inquirição de testemunha referida pelo autor na audiência de instrução e julgamento. Nesse caso, o Juiz
pode converter o julgamento em diligência, se houver concordância do réu.
não pode converter o julgamento em diligência, porque no processo civil não tem poderes para produzir prova de ofício.
pode converter o julgamento em diligência e determinar, de ofício, a inquirição da testemunha referida.
não pode converter o julgamento em diligência, pois, tratando-se de prova oral, cabe exclusivamente às partes a indicação de suas testemunhas.
só pode converter o julgamento em diligência para coleta de prova testemunhal, se não houver oposição das partes.
Com relação à prova documental, é certo que
o telegrama, o radiograma ou qualquer outro meio de transmissão tem a mesma força probatória do documento público, se o original constante da estação expedidora foi assinado pelo remetente.
o documento público faz prova só da sua formação e não dos fatos que o escrivão, o tabelião, ou o funcionário declarar que ocorreram em sua presença.
não fazem a mesma prova que os originais os traslados e as certidões extraídas por oficial público, de instrumentos ou documentos lançados em suas notas.
o documento, feito por oficial público incompetente, ou sem a observância das formalidades legais, sendo subscrito pelas partes, tem a mesma eficácia probatória do documento particular.
a nota escrita pelo credor, em qualquer parte de documento representativo de obrigação, somente faz prova em benefício do devedor se estiver assinada.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - 2004
Assinale a alternativa incorreta.
A preclusão de requerer prova pericial ocorre: para o réu, com a apresentação da contestação; para o autor, com a apresentação da impugnação à contestação.
A perícia pode consistir em exame, vistoria e avaliação.
A atividade do perito não fica restrita a uma das espécies de perícia.
Em audiência só se produzem provas orais.
A prova pericial deve ser requerida pela parte até o momento do despacho em que o juiz designa audiência de instrução e julgamento.
No que se refere às provas,é correto afirmar que:
quando emanar de erro, dolo ou coação,a confissão somente poderá ser revogada no próprio processo em que foifeita;
é suspeito de depor como testemunha o que é parte na causa;
a confissão judicial não faz prova contra o confitente;
nas ações que versarem sobre bens imóveis ou direitos sobre imóveis alheios,a confissão de um cônjuge não valerá sem a do outro;
a parte e o terceiro não podem se escusar de exibirem juízo documento ou coisa,quando solicitados.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Considerando as recentes inovações do Código de Processo Civil, assinale a opção correta.
A audiência preliminar deve ser designada em todos os processos cíveis, para que as partes tenham a possibilidade de entrarem em um acordo judicial.
A tutela antecipatória implica julgamento antecipado e extinção do processo e é aplicada quando se verificar a revelia.
O juiz pode aplicar penalidades à parte que não cumprir um comando judicial; porém não poderá apenar terceiros que não participam do processo.
Para uma mesma perícia judicial, o juiz pode nomear mais de um perito e as partes podem indicar mais de um assistente técnico.
As ações para cobrança de honorários de profissional liberal cujo valor ultrapasse 60 salários mínimos não serão processadas sob procedimento sumário.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Em relação à disciplina da prova no processo civil brasileiro, assinale a opção correta.
Cada parte deve requerer as provas dos fatos que alegou; o juiz não pode determinar a produção de provas sem que a parte as tenha requerido, sob pena de estar sendo parcial.
A produção de prova documental deve ser apresentada no início da demanda, junto com a petição inicial e a contestação; não se admite a produção de prova documental em momento posterior.
A parte que alega a falsidade de um documento, tem o ônus de prová-la, salvo a alegação de falsidade de assinatura, cuja prova compete a quem produziu o documento.
O juiz não pode determinar a exibição, total ou parcial, de livros comerciais da empresa se não houver requerimento da parte.
O juiz não poderá julgar em contrário às conclusões técnicas do laudo pericial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...