Lista completa de Questões de Direito Processual Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A revelia
acarreta a presunção de veracidade das alegações de direito do autor.
impede o juiz de determinar a produção de provas, quando julgar necessário.
não acarreta para o revel a presunção de veracidade dos fatos afirmados pelo autor se algum litisconsorte necessário contestar a ação.
não impede o réu de intervir no processo, mas não lhe dá o direito de recorrer da sentença.
plica necessariamente na procedência do pedido do autor.
Direito Processual Civil - Formação, suspensão e extinção do processo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Examinadas a formação, a suspensão e a extinção do processo,
considera-se proposta a ação, tanto que a petição inicial seja despachada pelo juiz, ou simplesmente distribuída, onde houver mais de uma vara.
o processo civil começa por impulso oficial do juiz, mas se desenvolve por iniciativa das partes.
até o saneamento do processo é possível modificar o pedido ou a causa de pedir, independente de anuência do réu.
durante a suspensão do processo, em nenhuma hipótese, poderá ser realizado ato processual.
extingue-se o processo quando a sentença de mérito tiver por pressuposto o julgamento de questão de estado, requerido como declaração incidente.
Paulo mora em São Paulo e emprestou dinheiro a Pedro, residente em Curitiba/PR. No contrato, as partes elegeram o foro da Comarca de Registro/SP como foro contratual. Nesse caso, o foro de eleição estabelecido no contrato é
nulo, por terem as partes escolhido local diverso daquele em que residem.
válido, por tratar-se de competência territorial.
nulo, por tratar-se de competência em razão da matéria.
válido somente se o juiz de Registro/SP aceitar a modificação de competência feita por partes.
nulo, por tratar-se de competência em razão da hierarquia.
A citação inicial no processo
será realizada normalmente aos doentes, mesmo que grave o seu estado, bastando que esteja presente durante o ato citatório um parente em linha reta ou na colateral em segundo grau.
não será realizada, salvo para evitar o perecimento do direito, ao cônjuge ou a qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos sete dias seguintes.
efetuar-se-á sempre no domicílio ou na residência do réu.
não pode ser efetivada em face de réu ausente.
não será efetuada aos noivos, no primeiro mês das bodas.
Sobre a intimação é correto afirmar:
a intimação do representante do Ministério Público é feita pela imprensa oficial.
as intimações necessitam de provocação da parte para serem realizadas.
cumpre ao cartório judicial atualizar o endereço dos advogados para fins de realização de comunicações e intimações processuais, contatando a Ordem dos Advogados do Brasil para esse fim.
se tiverem ocorrido em dia em que não tenha havido expediente forense, as intimações consideram-se realizadas no primeiro dia útil anterior.
far-se-á a intimação por meio de oficial de justiça quando frustrada a realização pelo correio.
Quando a lei prescrever determinada forma para o ato processual,
em nenhuma hipótese poderá ser aproveitado, se a forma determinada tiver sido preterida.
mesmo que sob cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
desde que sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
somente a requerimento da parte prejudicada o juiz lhe negará eficácia, se a forma determinada não for atendida.
somente a requerimento de ambas as partes o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
Ribamar, advogado recém-formado, interpôs pela primeira vez um Agravo de Instrumento de competência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Sua petição do agravo foi protocolada no oitavo dia corrido após a intimação da decisão agravada, estando instruída somente com a certidão de intimação da decisão agravada, com as procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado e com os comprovantes de recolhimento das custas e despesas processuais, tanto do ajuizamento da ação como da interposição do recurso. Ribamar, após dois dias do protocolo da distribuição do agravo, peticionou requerendo a juntada aos autos do processo de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso. Neste caso, Ribamar
não instruiu a petição de agravo de instrumento com todos os documentos que o Código de Processo Civil brasileiro considera obrigatórios, mas a protocolou dentro do prazo legal.
não instruiu a petição de agravo de instrumento com todos os documentos que o Código de Processo Civil brasileiro considera obrigatórios, e não a protocolou dentro do prazo legal.
instruiu a petição de agravo de instrumento com todos os documentos que o Código de Processo Civil brasileiro considera obrigatórios e a protocolou dentro do prazo legal.
instruiu a petição de agravo de instrumento com todos os documentos que o Código de Processo Civil brasileiro considera obrigatórios, mas não a protocolou dentro do prazo legal.
não requereu a juntada, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como, a relação dos documentos que instruíram o recurso, dentro do prazo legal.
Numa ação ordinária, o réu não foi citado regularmente mas, mesmo assim, apresentou contestação e atuou em todas as fases do processo, até o trânsito em julgado da decisão final. Nesse caso, na fase do cumprimento da sentença,
poderá apresentar impugnação fundada na invalidade de citação.
poderá apresentar impugnação fundada na inexistência de citação, por tratar-se de ato processual indispensável à regularidade do processo.
só poderá apresentar impugnação fundada na inexistência de citação se demonstrar que se encontrava em local conhecido e poderia ter sido citado, mas não o foi.
não poderá apresentar impugnação fundada na inexistência de citação.
só poderá apresentar impugnação fundada na inexistência ou invalidade da citação se demonstrar que não foram esgotados os meios para a sua localização.
Numa ação ordinária, após a citação, o juiz julgou extinto o processo sem resolução do mérito, porque, apesar de pessoalmente intimado, o autor deu causa à paralisação do processo por mais de um ano. Nesse caso,
o autor não poderá intentar de novo a ação.
persistirá o efeito da citação que constituiu o réu em mora.
desaparecerá o efeito interruptivo da prescrição decorrente da citação.
o autor só poderá intentar de novo a ação após seis meses contados do trânsito em julgado da decisão.
o autor só poderá intentar de novo a ação mediante o pagamento do décuplo das custas.
O juiz responderá por perdas e danos quando
recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício, ou a requerimento da parte.
sua sentença for alterada pelos tribunais.
exceder o prazo de noventa dias para término de qualquer processo.
determinar provas que os tribunais entendam desnecessárias.
retardar, em qualquer situação, providência inerente ao exercício de suas funções.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...