Lista completa de Questões de Direito Processual Penal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O juiz poderá exercer a jurisdição no processo em que seu cônjuge tiver funcionado como
perito.
advogado.
autoridade policial.
auxiliar da justiça.
testemunha.
A respeito do processo de execução, assinale a opção correta.
Devedor que aliena bem quando réu em processo de execução pratica fraude à execução.
A competência para o processo de execução fundado em título judicial é absoluta.
O herdeiro não pode ser parte passiva na execução contra o de cujus, que deverá ser movida em face do espólio, enquanto não for concluído o inventário.
A desistência da execução depende da concordância do embargante.
Os bens futuros do devedor não responderão pelo cumprimento de suas obrigações.
No que concerne ao acusado e seu defensor,
o acusado que não for pobre será obrigado a pagar os honorários do defensor dativo, arbitrados pelo juiz.
a audiência não poderá ser adiada, mesmo se o defensor constituído pelo acusado não puder comparecer por motivo justificado provado até a abertura desta, devendo ser nomeado defensor dativo.
a constituição de defensor só poderá ser feita através de instrumento de mandato outorgado pelo acusado.
o acusado só poderá substituir o defensor dativo nomeado pelo juiz por outro advogado de sua confiança após a sentença de primeira instância.
a impossibilidade de identificação do acusado, com seu verdadeiro nome ou outros qualificativos, impedirá, mesmo quando certa a identidade física, o ajuizamento da ação penal.
O MP ofereceu denúncia contra Maurílio pelo crime de tentativa de homicídio contra Alina. Considerando essa situação hipotética, bem como as disposições do Código de Processo Penal, assinale a opção correta.
Alina poderá habilitar-se como assistente de acusação, a fim de atuar como auxiliar de delegado, na fase de inquérito policial; como apoio ao MP, durante a ação penal; e como fiscal da execução penal, após o trânsito em julgado da condenação.
O titular da referida ação penal é o MP, por tratar-se de crime de ação penal pública incondicionada. Contudo, se o MP não tivesse oferecido denúncia no prazo legal, Alina poderia mover ação penal privada, subsidiária da pública, por meio da propositura de queixa, no prazo de seis meses.
Caso Maurílio, após ter sido citado por edital, em virtude de não ter sido encontrado pelo oficial de justiça, não compareça em juízo, o processo correrá à sua revelia, devendo o juiz nomear defensor dativo para acompanhar o andamento processual.
Se o juiz rejeitar a denúncia oferecida pelo MP, o inquérito policial deverá ser remetido ao procurador-geral para oferecimento de denúncia substitutiva.
Caso Maurílio seja considerado revel, o juiz deverá nomear defensor dativo para patrocinar a defesa do acusado, tendo o advogado particular indicado pelo juiz o direito a receber honorários arbitrados judicialmente, que serão pagos pelo fundo judiciário, ainda que Maurílio não seja considerado hipossuficiente.
No que se refere aos juizados especiais criminais, assinale a opção correta.
A composição dos danos civis homologada por juiz criminal mediante sentença irrecorrível tem eficácia de título a ser executado no juízo civil competente, acarretando renúncia ao direito de queixa.
A transação penal consiste em benefício legal que possibilita ao autor do fato parar de responder à ação penal que está em curso no juizado, mediante o cumprimento de algumas condições.
A intimação é pessoal, devendo ser feita no próprio juizado. Caso o acusado não seja encontrado, contudo, deverá ser feito comunicado por edital, a fim de que o acusado compareça em juízo.
Define-se infração penal de menor potencial ofensivo como o crime ou a contravenção penal cuja pena máxima não é superior a 1 ano, cumulada ou não com multa.
Após ser comunicado da ocorrência de um crime de menor potencial ofensivo, o delegado deverá instaurar o inquérito policial e, concluída a investigação, deverá remeter o relatório ao juizado competente.
Com base no Código de Processo Penal, assinale a opção correta acerca de sentença criminal.
Tratando-se de crimes de ação pública, o juiz não poderá reconhecer, na sentença, agravantes que o MP não tenha alegado.
O juiz não poderá atribuir definição jurídica diferente da contida na denúncia, em virtude de o titular da ação pública ser o MP.
Caso a parte julgue que houve injustiça na condenação ou na dosimetria da pena, ela pedirá ao juiz que declare a sentença.
O juiz, ao proferir a sentença condenatória, deverá fixar o valor máximo para a reparação dos danos causados pela infração.
Ao proferir sentença absolutória, o juiz poderá aplicar, se cabível, medida de segurança.
Em relação ao jurado, é correto afirmar que
o serviço do júri é facultativo.
poderão ser jurados apenas cidadãos maiores de 25 anos de notória idoneidade.
estão isentos do serviço do júri aqueles que o requererem, independentemente de demonstração de justo impedimento.
o exercício efetivo da função de jurado estabelece presunção de idoneidade moral.
os jurados convocados serão intimados pessoalmente para comparecer no dia e hora designado para a reunião.
Direito Processual Penal - Ação Civil - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aação civil pública:
é espécie de ação coletiva passiva.
não pode ser ajuizada pela Defensoria Pública.
pode ser ajuizada por empresa pública.
permite habilitação do Poder Público como litisconsorte do autor, jamais do réu.
não admite efeito suspensivo aos recursos contra decisões proferidasemseu procedimento.
É cabível transação penal quando a pena máxima cominada ao delito
não for superior a três anos.
for superior a dois anos.
não for superior a quatro anos.
for superior a um ano.
não for superior a dois anos.
Marque a alternativa correta, de acordo com o Código de Processo Penal:
A lei processual penal aplicar-se-á, desde o primeiro dia do ano subsequente ao da promulgação, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.
A lei processual penal admitirá interpretação extensiva, salvo nos casos de aplicação teleológica dos princípios gerais de direito.
Qualquer pessoa, sendo cidadã brasileira, poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, nos casos em que caiba a ação pública, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção.
Nos crimes de ação privada, o juiz, a requerimento da parte que comprovar a sua pobreza, nomeará advogado para promover a ação penal.
Será prova suficiente de pobreza o atestado de miserabilidade obtido junto à instituição de caridade constituída no Município.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...