Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diariamente e durante o horário de expediente, uma empregada expõe e vende produtos de higiene e beleza para seus colegas de trabalho, sem a permissão do seu empregador. Tal situação configura motivo para rescisão contratual por justa causa?
Não, porque seria apenas motivo para advertência ou suspensão do empregado.
Não, porque não há previsão legal para tal situação de rescisão por justa causa.
Sim, porque o fato é grave, embora não esteja previsto em lei.
Sim, porque o fato está tipificado em lei como justa causa para rescisão do contrato pelo empregador.
Não, porque o fato não é tão grave e poderia apenas ensejar a rescisão sem justa causa.
A Consolidação das Leis do Trabalho estipula que o contrato de trabalho poderá ser ajustado por prazo determinado ou indeterminado. Conforme previsão legal, em relação à duração é INCORRETO afirmar:
Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada.
O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; de atividades empresariais de caráter transitório; de contrato de experiência.
O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias e poderá ser prorrogado por até três vezes, de 30 (trinta) dias cada uma, sem que passe a vigorar sem determinação de prazo, por respeitar-se o limite máximo previsto anteriormente.
Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.
O contrato por prazo determinado nas modalidades de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo e de atividades empresariais de caráter transitório não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos.
Conforme previsão legal e jurisprudência sumulada do TST, em relação aos períodos de repousos e suas consequências, é INCORRETO afirmar que
poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa que poderão ser gozadas em dois períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a dez dias corridos.
não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo, deixar o emprego e não for readmitido dentro de sessenta dias subsequentes à sua saída ou se afastar do serviço, com percepção de auxílio-doença por mais de seis meses, embora descontínuos.
é ilegal o fracionamento de férias do empregado menor de 18 anos ou maior de 50 anos.
o limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministério do Trabalho, ainda que os empregados estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.
entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso.
Considere as assertivas seguintes sobre o contrato individual de trabalho:
I. O contrato individual de trabalho somente poderá ser acordado de forma expressa e por escrito.
II. A lei prevê como regra a indeterminação do prazo e como exceção a prefixação de prazo para os contratos individuais de trabalho.
III. O contrato por prazo determinado de experiência não poderá ser feito por prazo superior a 90 dias.
IV. O contrato de trabalho por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
V. Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 meses, a outro contrato por prazo determinado, em qualquer situação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
II, III e IV.
No caso da não concessão das férias ao empregado no período concessivo, como deverá ser paga a respectiva remuneração?
Deverá ser paga de forma simples.
Deverá ser paga de forma simples, porém com acréscimo de dois terços.
Deverá ser paga de forma simples, porém com acréscimo do terço constitucional.
Deverá ser paga em dobro.
Deverá ser paga em dobro, com acréscimo do terço constitucional.
De acordo com o disposto na legislação (CLT), acerca dos adicionais pagos aos empregados que trabalham em atividades insalubres ou periculosas, sabe-se que o(a)
adicional de insalubridade e o de periculosidade podem ser cumulados, caso o empregado trabalhe em ambiente exposto a agentes insalubres e periculosos simultaneamente.
direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessa com a eliminação do risco à saúde ou à integridade física do empregado.
percentual de 30% do adicional de periculosidade incide sobre o salário com os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
simples fornecimento de equipamentos de proteção pelo empregador o exime do pagamento do adicional de insalubridade.
fixação do adicional de periculosidade em percentual inferior ao legal e proporcional ao tempo de exposição ao risco é vedada, ainda que pactuada em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado. Sua finalidade é verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.
Esse tipo de contrato deverá ser de60 dias e só poderá ter até duas prorrogações.
60 dias, tendo quantas prorrogações forem necessárias.
90 dias e só poderá ter uma única prorrogação.
90 dias, tendo quantas prorrogações forem necessárias.
180 dias e só poderá ter até duas prorrogações.
Com base nos dispositivos da CLT que tratam da duração do trabalho e no entendimento consolidado do TST sobre o tema, verifica-se que o(a)
Assinale a alternativa ERRADA:
São elementos do contrato de trabalho: pessoalidade; não eventualidade; remuneração e subordinação.
São características do contrato de trabalho: bilateralidade; onerosidade; consensualidade, pessoalidade, subordinação, dentre outros.
O contrato de trabalho pode ser por tempo determinado ou indeterminado.
As férias são um exemplo de suspensão do contrato de trabalho.
O intervalo de 15 minutos quando o trabalho é prestado por mais de 4 horas e menos de 6 horas é chamado de Intervalo intrajornadas.
São características da relação de emprego, exceto:
habitualidade.
pessoalidade.
onerosidade.
exclusividade.
subordinação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...